Exercícios sobre o café no Brasil

1(ENEM- BR - 2016)Número Original: 9Código: 6624628

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Divisão internacional do trabalho no mundo no contexto da Primeira República brasileira.g Questões com imagens (Hist.)

Informar Erro na Classificacao das Questões

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Exercícios sobre o café no Brasil

Exercícios sobre o café no Brasil

Exibir texto da questão

Uma scena franco-brazileira: “franco” — pelo local e os personagens, o local que é Paris e os personagens que são pessõas do povo da grande capital; “brazileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi desenhada especialmente para A Ilustração Brazileira pelo Sr. Tofani, desenhista do Je Sais Tout) Alustração Brazileira,n. 2, 15 jun. 1900 (adaptado) A página do periódico do início do século XX documenta um importante elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial, indicado no seguinte aspecto: Prestador de serviços gerais. Exportador de bens industriais. Importador de padrões estéticos. Fomecedor de produtos agrícolas. Formador de padrões de consumo. 0000


2(ENEM - 2014)Número Original: 34Código: 4288403

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Aspectos da expansão ferroviária brasileira a partir da primeira década do século XX.g

Informar Erro na Classificacao das Questões

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Exercícios sobre o café no Brasil

Exercícios sobre o café no Brasil

Exibir texto da questão

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira. CARVALHO. DF Cal, ferrovias o crescimento populacional o recent a região ‘orcs pau, Saporvt ene www soa arara so gov br cd eme 2 ao eta Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a O articulação de polos produtores para exportação. O criação de infraestrutura para atividade industrial. O integração de pequenas propriedades policultoras. O valorização de regiões de baixa densidade demográfica. o promoção de fluxos migratórios do campo para a cidado.


3(ENEM - 2017)Número Original: 49Código: 6888888

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Impactos ambientais do modo de produção do café no Brasil do final do século XIX.g

Informar Erro na Classificacao das Questões

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Exercícios sobre o café no Brasil

Exercícios sobre o café no Brasil

Exibir texto da questão

A conclusão tardia e perversa para o meio ambiente é o verdadeiro desastre ecológico e econômico ocasionado pelo plantio de café em terrenos declivosos. E o mais grave é que tal lavoura continua a ser praticada em moldes não muito diferentes daqueles que arrasaram florestas, solos e águas no século XIX. SOFIATTI, A. Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história. História, Ciências, Saúde, n. 2, jul.-out. 1997. A atividade agrícola mencionada no texto provocou impactos ambientais ao longo do século XIX porque (3 reforçava a ocupação extensiva. O utilizava o solo do tipo terra roxa. @ necessitava de recursos hídricos. O estimulava investimentos estrangeiros. @ empregava mão de obra desqualificada.


Qual é a importância do café no Brasil?

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País, proporcionado assim renda, acesso a saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias.

Como surgiram o café no Brasil?

A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas de café foram plantadas ainda pelos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa.

Qual foi a importância do ciclo do café no Brasil?

Todo o ciclo do café, assim como as plantações e a maneira como a cafeicultura exerceram a importante atividade na economia nacional, transformaram a região Sudeste na principal produtora de café e fez com que a região atingisse a categoria de principal centro econômico e político do Brasil.

Quais as principais mudanças que o café trouxe para o Brasil?

São Paulo foi à cidade que mais passou por mudanças com a riqueza trazida pelo café. O comércio e a população cresceram, mansões luxuosas foram construídas, indústrias foram instaladas e a eletricidade passou a ser utilizada para iluminar as ruas e fazer funcionar os bondes e as máquinas das indústrias.