Fazem parte dos Estados Unidos e o Canadá foi colonizada por ingleses e franceses?

Com estes exercícios sobre América Latina, você pode verificar seus conhecimentos sobre essa importante porção do continente americano. Publicado por: Amarolina Ribeiro

A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:

I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.

II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.

III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.

IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e III.

b) II e IV.

c) Apenas a IV.

d) Todas as alternativas.

e) Nenhuma das alternativas.

A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).

b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.

c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.

d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.

A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:

a) Desertos

b) Floresta Amazônica

c) Cerrado

d) Tundra

e) Pampa ou Estepes

(UFSC-1999 - Adaptada)

Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxônica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a América Latina.

a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a

excessiva concentração de terras.

b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.

c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas

também atuem na formação econômico-social.

d) Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.

e) O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e francês.

respostas

Letra A

A característica que mais diferencia a América Latina da América Anglo-saxônica é o passado colonial. A América Latina, diferentemente da Anglo-saxônica, foi colônia de exploração.

Voltar a questão

Letra B

A regionalização da América Latina, assim como a da América Anglo-saxônica, obedece a critérios históricos (tipo de colonização, passado escravocrata) e culturais (origem e costumes semelhantes).

Voltar a questão

Letra D

Tundra é uma vegetação rasteira e extremamente resistente ao frio. É comum nas regiões polares.

Voltar a questão

Letra B

A colonização na América Latina obedeceu essencialmente à lógica da exploração dos recursos. O colonizador europeu, na maior parte dos países, não se fixou nesses territórios e, durante séculos, teve como foco a utilização e exploração das riquezas desses países. O mercado interno das colônias não sofreu evolução, haja vista que o objetivo da produção era abastecer a metrópole.

Voltar a questão

Fazem parte dos Estados Unidos e o Canadá foi colonizada por ingleses e franceses?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Ouça este artigo:

História do Canadá

Os primeiros habitantes do que hoje conhecemos como Canadá eram os aborígenes (algonquinos, esquimós, iroqueses sioux, entre outros) que, provavelmente, eram originários da Ásia. Teriam atravessado de um continente a outro por uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alaska, a cerca de trinta mil anos. Os primeiros europeus a pisar em solo canadense foram os vikings, eles iniciaram uma colonização que produziu uma série de enfrentamentos contra os nativos. Foram obrigados a se retirar em 1010 d.C. por não conter a resistência dos nativos.

O primeiro europeu a reivindicar o território canadense foi o navegador italiano Giovani Caboto (conhecido em inglês como John Cabot), em 1497, a serviço da Coroa Britânica. A colonização da região só foi iniciada de fato em 1554, pelos franceses, quando Jacques Cartier desembarcou no golfo de São Lourenço. A região ficou conhecida como Nova França.

Durante o século XVIII, houve vários enfrentamentos armados pelo domínio das terras entre Inglaterra e França, conflitos que originaram uma guerra entre estas duas potências. Esta guerra ocorreu em 1754, no vale de Ohio. Até que, em 1763, os franceses assinam o Tratado de Paris e cederam seus territórios aos ingleses. Em 1791, mediante a Ata Constitucional, a Inglaterra divide o território canadense em Quebec e Ontário, cuja população é francesa e inglesa, respectivamente.

No século XIX, os Estados Unidos pareciam ameaçar a hegemonia britânica no Canadá, por isso foi criada a Confederação Canadense em 1867 com a Ata da América do Norte Britânica, que uniu a Nova Escócia, New Brunswick, Quebec e Ontário.

Durante a I Guerra Mundial, o Canadá apoiou ativamente os aliados, enviando mais de 600.000 homens e 556 navios da marinha mercante. Em 1939, O Canadá declara guerra à Alemanha em apoio à Grã Bretanha.

Em 1931, o parlamento britânico decide, ante um pedido constante das autoridades canadenses, por meio do Estatuto de Westminster, ceder ao Canadá sua autonomia legislativa. Foi somente em 1982, graças à nova Lei Constitucional (instrumento que permitiu a transferência da autoridade legal da Inglaterra para o Canadá), que o Canadá obteve sua total independência da coroa britânica.

Depois da II Guerra Mundial, aumentou a diversidade cultural canadense devido à chegada de imigrantes asiáticos, sulamericanos, europeus e das ilhas do Caribe.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/historia-do-canada/

Fazem parte dos Estados Unidos e o Canadá foi colonizada por ingleses e franceses?

Diferentemente da América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os Estados Unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra, que desenvolveu um modelo de colonização diferente das que ocorreram nos demais países da América.

Quais povos colonizaram os Estados Unidos?

Enquanto o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhóis, os Estados Unidos foram colonizados pela Inglaterra.

Quem colonizou o território canadense?

A região é descoberta e revindicada em 1497 por John Cabot, um navegador veneziano, que navegava a serviço da Coroa britânica. A colonização, no entanto, tem início com os franceses, em 1554, a partir do desembarque de Jacques Cartier no golfo de São Lourenço.

Quem povoou os Estados Unidos?

A colonização dos Estados Unidos foi realizada pela Inglaterra, no que ficou conhecido como as Treze Colônias. Os Estados Unidos conquistaram sua independência em 1776 e se tornaram a maior potência econômica e militar do mundo.