Feriado do dia 9 de julho

Saiba o que vai funcionar nesta sexta-feira, dia que comemora-se a Revolução Constitucionalista


Com o adiantamento dos feriados no começo do ano, muita gente ficou em dúvida se o dia 9 de julho é feriado. A resposta é que sim. No Estado de São Paulo, onde a data na qual comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932, foi mantido o feriado.

No começo do ano, a cidade de São Paulo antecipou cinco feriados para conter o avanço do coronavírus. Os feriados antecipados foram os de Corpus Christi, Consciência Negra, Aniversário da cidade de 2022, Corpus Christi de 2022 e Consciência Negra de 2022.

O que abre e o que fecha, então?

  • Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado da Revolução Constitucionalista, comemorado em 9 de Julho no Estado de São Paulo.

"Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking", informou a federação em nota.

  • Bolsa

A bolsa de valores brasileira, a B3, também não irá funcionar nesta sexta-feira. A sede da bolsa fica na cidade de São Paulo e, portanto, seguirá o calendário mantendo o feriado.

  • Transporte coletivo

O funcionamento dos transportes coletivos também pode passar por alterações, com menos veículos disponíveis nas ruas e horários mais espaçados.

9 de julho é feriado? — Foto: Getty Images

Durante o próximo sábado (9), no feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, alguns serviços públicos municipais e estaduais terão um funcionamento diferenciado na cidade de São Paulo (confira abaixo).

Por ser um feriado estadual, quem for trabalhar no estado nesta data pode ter direito a receber hora extra, com adicional de 100% -- a depender do acordo coletivo da categoria.

O feriado não entrou na lista dos feriados que foram antecipados pelo governo, tanto no estado quanto na capital, como estratégia para frear a contaminação pelo coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

O tempo deverá ficar firme, com manhã fria e tarde quente e ensolarada. As temperaturas máximas devem girar em torno de 26ºC, segundo a Climatempo.

"A cidade inteira está sob influência do bloqueio atmosférico, uma massa de ar seco muito forte que se forma a 5 km de alta e acaba impedindo o avanço de frentes frias de qualquer sistema que traga mudança para a região", explicou o meteorologista César Soares.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, durante a tarde, a umidade relativa do ar pode marcar índices próximos dos 30%. O índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 60%. Apesar do aumento de nuvens no fim da tarde, não há previsão de chuvas.

Confira abaixo o funcionamento dos serviços em SP, no feriado:

Mulher segura comprovante de vacinação contra a Covid-19 enquanto recebe dose da vacina em São Paulo. — Foto: Divulgação/Governo de SP

Serviços de saúde - vacinação, pronto-atendimento e outros serviços

No sábado (9), as AMAs/UBSs Integradas da capital paulista estarão abertas, das 7h às 19h, para pronto-atendimento e vacinação contra Influenza, Covid, sarampo e outras doenças.

Também durante o feriado, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos-socorros e hospitais municipais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão ininterruptamente.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), o LabZoo, o Centro de Controle de Intoxicações e a Central de Regulação funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.

Toda a rede volta a funcionar normalmente na segunda-feira (11).

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado.

Trens (incluindo CPTM e ViaMobilidade)

Neste sábado (9), a programação de todas as linhas controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será equivalente à de domingo.

Os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, funcionarão normalmente ao longo do feriado.

Metrô (incluindo ViaQuatro e ViaMobilidade)

No sábado (9), as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão funcionar com trens reserva para atender a demanda de passageiros, se necessário.

Na linha privatizada 4-Amarela a operação será com oferta de trens e intervalos equivalentes a domingo. Já na linha 5-Lilás, a circulação será normal para um sábado.

EMTU

Neste feriado de 9 de julho, a programação das linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo seguirá os horários de domingos.

SPTrans

A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que os serviços não sofrerão alteração neste feriado. Segundo a pasta, no sábado (9), tanto a operação dos ônibus quanto os postos de venda e atendimento deverão manter o funcionamento normal para um sábado.

Correios

Neste sábado (9), as agências dos Correios não funcionarão na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas haverá atendimento ao público nas seguintes unidades:

  • Mutinga - São Paulo
  • Sacomã - São Paulo
  • Brigadeiro Faria Lima - São Bernardo do Campo
  • Agu - Osasco

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados durante o feriado de 9 de julho em todo o estado de São Paulo. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (11), no horário habitual de cada local, com agendamento prévio via site ou aplicativo de celular.

Os serviços digitais seguem disponíveis nos canais eletrônicos do programa.

VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e a região metropolitana

Quais estados são feriado dia 9 de julho?

Dia 9 de julho é feriado nacional? Não. O feriado de 9 de julho é comemorado apenas no estado de São Paulo.

É feriado em São Paulo dia 09 de julho?

Desde 1997, o dia 9 de julho é feriado no estado de São Paulo. A Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, determina que as datas fixadas em lei estadual se tornam feriados civis.

Porque o feriado do dia 9 de julho?

O dia 9 de julho marcou o início da Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), apoiado pelo Partido Democrático (PD) contra o presidente Getúlio Vargas.

O que aconteceu no dia 09 de julho de 1932?

Considerado o último levante armado do Brasil, a Revolução Constitucionalista de 1932 é um evento histórico celebrado no dia 09 de julho na capital paulista, palco central do conflito entre a insatisfação da elite paulista e as pressões do governo de Getúlio Vargas.