Grupo de células especializadas em desempenhar uma mesma função

Ouça este artigo:

A diferenciação celular consiste em um conjunto de processos que transformam e especializam as células embrionárias. Após estas transformações, sua morfologia e fisiologia são definidas, o que as tornam capazes de realizar determinada função.

Grupo de células especializadas em desempenhar uma mesma função

Fecundação. Ilustração: Tatiana Shepeleva / Shutterstock.com

Após a fecundação, a vida do organismo inicia-se com apenas uma única célula. Nesse sentido, todas as demais células que dela se originarem pela divisão celular (mitose) terão as mesmas informações genéticas, no entanto, exercerão funções diferentes por conta da expressão gênica. Em outras palavras, cada diferente tipo de célula possui a inibição ou a ativação de determinados grupos de genes, responsáveis por definir a função de cada uma delas.

A expressão gênica controla quatro processos para que a célula inicial origine perfeitamente o embrião. São eles:

  • Proliferação celular, garantindo que muitas células sejam produzidas;
  • Especialização celular, permitindo que as células se expressem de forma diferenciada para exercerem suas funções;
  • Interação entre as células, promovendo a coordenação e comportamento das células em relação às células vizinhas;
  • Movimentação celular, possibilitando que as células se organizem próximas às células com características em comum para a formação dos tecidos e órgãos.

Após a fecundação, o zigoto, já com aproximadamente 100 células, atinge o estágio de blástula. Nesta fase ocorrerão as primeiras diferenciações: as células que compõem a massa externa da blástula darão origem aos anexos embrionários, enquanto as células da massa interna darão origem a todos os tecidos e órgãos do embrião. Às células da massa interna é dado o nome de células-tronco embrionárias e são classificadas como pluripotentes.

À medida que a especialização celular vai avançando, vão surgindo as primeiras células envolvidas com a formação de tecidos específicos: são as células-tronco multipotentes. Um tecido corresponde a um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, que realizam determinada função em um organismo.

Num organismo já formado, ocorrerão apenas dois tipos de células: as células tronco multipotentes e as células unipotentes. Estas últimas correspondem a células que já sofreram diferenciação completa, mas que não possuem a capacidade de originar outras células se não as delas. Algumas destas células possuem uma capacidade muito pequena de se dividir, como as células nervosas e os neurônios.

Leia também:

  • Desdiferenciação celular

Referências:

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Células 1. 4ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2015.

Fundação Cecierj. Expressão gênica e diferenciação celular. Disponível em: < http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade05_Bio.pdf>.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/diferenciacao-celular/

O assunto “Histologia Animal” tem grande abrangência na maioria dos vestibulares do Brasil. A grande maioria das questões cobra vários tecidos simultaneamente; assim, questões específicas sobre um tecido não são muito comuns. Os itens mais cobrados sobre tecido epitelial são: características gerais do tecido; funções; origem embriológica; classificação. O estudante não pode se esquecer de que as glândulas são de origem epitelial.

Questões sobre pele e camada de ozônio também têm ocorrido com bastante frequência. Em nosso material, disponibilizamos questões específicas sobre tecido epitelial, envolvendo os itens supracitados. Bons estudos e sucesso nos vestibulares e Enem.

01) (UEPG – PSS/2019) Os tecidos epiteliais desempenham diversas funções no organismo, dependendo do órgão em que se localizam. Assinale o que for correto sobre os epitélios e suas características.
01) As microvilosidades são projeções móveis da membrana celular do epitélio do sistema respiratório. Possuem função de lubrificar os tecidos e aumentar a capacidade de absorção de nutrientes do epitélio.
02) As glândulas sebáceas são pequenas bolsas constituídas por células epiteliais glandulares. Sua função é lubrificar a pele e os pelos, evitando seu ressecamento.
04) Visto a ausência de glândulas, terminações nervosas, vasos sanguíneos e receptores, o tecido epitelial possui como característica exclusiva a proteção, funcionando como uma barreira protetora contra agentes externos.
08) Nos tecidos epiteliais, não há vasos sanguíneos. Os epitélios estão sempre associados a tecidos conjuntivos, nos quais há vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células epiteliais próximas.

02) (UFMT) A ozonosfera é uma das principais barreiras de proteção contra a excessiva radiação ultravioleta que traz sérios prejuízos aos seres vivos. Em relação à pele humana, é correto afirmar que a incidência excessiva dos raios UV agride as células podendo provocar alterações genéticas com danos profundos na
A) Endoderme, camada mais interna da pele.
B) Hipoderme, camada localizada após a epiderme.
C) Epiderme, camada superficial da pele.
D) Ectoderme, camada mais externa da pele.
E) Mesoderme, camada abaixo da endoderme.

03) (UFES) Com relação ao tecido epitelial, considere as afirmativas abaixo:
I. O epitélio de revestimento do tipo prismático com microvilosidades é comum aos órgãos relacionados com a absorção, como o intestino delgado.
II. As glândulas merócrinas, formadas pelo epitélio glandular, são aquelas que apresentam um ciclo secretor completo, ou seja, elaboram, armazenam e eliminam apenas a secreção.
III. O epitélio pavimentoso estratificado queratinizado apresenta uma única camada de células e recobre a superfície corporal dos mamíferos.
IV. As células epiteliais recebem a sua nutrição a partir do tecido conjuntivo subjacente, uma vez que o tecido epitelial é avascular.
V. Denominamos glândulas endócrinas aquelas que lançam parte de seus produtos de secreção na corrente sanguínea e parte em cavidades ou na superfície do corpo.

Assinale:
A) se todas forem corretas.
B) se todas forem incorretas.
C) se I, II e III forem corretas.
D) se I, IV e V forem corretas.
E) se I, II e IV forem corretas.

04) (UEL) Analise a figura a seguir.

Grupo de células especializadas em desempenhar uma mesma função

Fonte: JUNQUEIRA, L. C.& CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 295.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) A pele negra, representada pela figura de número III, não tem necessidade de produzir melanócitos quando em contato com os raios ultravioleta.
B) Os indivíduos de pele albina estão representados pela figura II, pois, em contato com os raios ultravioleta produzem uma quantidade intermediária de melanócitos como consequência de problemas enzimáticos.
C) Os indivíduos de pele clara estão representados pela figura I, o que justifica o fato da pele destas pessoas, quando em contato com os raios ultravioleta, ficarem vermelhas.
D) As células epiteliais da epiderme contêm quantidade variável do pigmento melanina, colocado como um capuz sobre o lado do núcleo celular que está voltado para o exterior, de onde vêm os raios ultravioleta.
E) Tumores malignos originados de células epiteliais de revestimento podem ser causados pela falta de exposição ao sol.

05) (ETEC – CPS/2019)A pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo toda a superfície corporal. Funciona como uma barreira protetora contra as radiações solares, particularmente os raios ultravioleta, lembrando que a exposição excessiva ao sol aumenta drasticamente o risco de câncer de pele.
A pele atua também na proteção contra agentes mecânicos (atrito e pressões), químicos (substâncias prejudiciais) e biológicos (microrganismos patogênicos). Além disso, evita a excessiva perda de água, desempenha importante papel na manutenção de nossa temperatura corporal e na elaboração de metabólitos.

Considerando as principais funções desse órgão, é correto afirmar que

A) a presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está diretamente relacionada à reserva nutritiva.
B) as glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, ajudando a elevar a temperatura do corpo, ao ser eliminado.
C) a transpiração diminui em dias frios e os vasos sanguíneos da pele se dilatam, o que aumenta a perda de calor e mantém o corpo aquecido.
D) a transpiração aumenta em dias quentes e os vasos sanguíneos da pele se contraem, o que diminui a irradiação de calor para o meio, esfriando o corpo.
E) a exposição da pele aos raios ultravioleta pode causar vermelhidão, queimaduras e também estimula a produção de melanina, que a protege dos efeitos negativos da radiação.

06) (UFCG) Um agrupamento de células diferenciadas e especializadas na execução de uma função biológica denomina-se tecido, que são classificados em tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. São os tecidos que constituem os órgãos e estes constituem os sistemas. Os sistemas por sua vez, comandam as atividades vitais nos seres vivos.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que o tecido epitelial
A) constitui-se de dois tipos básicos: o primeiro, de revestimento ou protetor e o segundo, glandular ou secretor.
B) é formado por células justapostas, geralmente poliédricas, e apresenta escassez de substâncias intercelulares, tendo como principal função revestir e proteger as superfícies do organismo.
C) apresenta elevada quantidade de substância intercelular e suas células possuem formas e funções bastante variadas com diversas especializações.
D) pode ser classificado quanto ao número de camadas e ao formato das células, tais como: pavimentoso simples e estratificado, cúbico simples e estratificado e prismático simples.
E) é identificado no revestimento da traqueia e dos brônquios como pseudo-estratificado e no revestimento interno da bexiga como estratificado de transição.

07) (VESTIBULANDOWEB) A análise de determinado material ao microscópio revelou a seguinte imagem.

Grupo de células especializadas em desempenhar uma mesma função

Podemos afirmar que o referido corte histológico pertence ao seguinte órgão:
A) Traqueia
B) Túbulos renais
C) Vagina
D) Esôfago
E) Intestino

08) (Pism – UFJF)  O tecido epitelial glandular é formado por células especializadas na secreção de determinadas substâncias. Em relação a esse tecido, analise as afirmativas abaixo:
I  . Uma única glândula endócrina pode produzir mais de um tipo de hormônio.
II . O pâncreas é um exemplo de glândula mista, que apresenta regiões endócrinas e exócrinas.
III. As secreções de glândulas exócrinas são denominadas hormônios.
IV . Os testículos são glândulas exócrinas, enquanto os ovários são glândulas endócrinas.

Assinale a alternativa correta:
A) somente I e II são verdadeiras.
B) somente I e III são verdadeiras.
C) somente I, II e IV são verdadeiras.
D) somente II e III são verdadeiras.
E) somente II, III e IV são verdadeiras.

09) (CEFET-MG) Referindo-se ao tecido epitelial, podemos afirmar:
I- Os órgãos são revestidos internamente através das mucosas.
II- Na epiderme, encontram-se, numerosamente, fibras colágenas, elásticas e reticulares.
II- Na superfície de contato de um epitélio com o tecido conjuntivo subjacente, encontra-se uma película proteica acelular denominada lâmina basal.

É correto afirmar que apenas:
A) o item I é verdadeiro
B) o item II é verdadeiro
C) o item III é verdadeiro
D) os itens I e II são verdadeiros
E) os itens I e III são verdadeiros

10) (UFPI) Para amenizar rugas e vincos na pele sem intervenção do bisturi, os médicos contam com algumas substâncias como o colágeno, o silicone e os ácidos (Restylane e afins), que apresentam atividade fraca quando aplicadas na pele por uso externo, mas mostram bons resultados quando injetadas na derme. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta.
A) A derme é a camada mais externa da pele, e sua localização facilita a atuação das substâncias, que vão atuar no tecido epitelial.
B) A derme, composta de tecido conjuntivo, é quem confere elasticidade e resistência à pele, e a aplicação interna dessas substâncias atua no preenchimento dos locais falhos.
C) A perfeita união entre as células epiteliais faz com que o epitélio seja totalmente impermeável à água e a essas substâncias.
D) As substâncias, quando aplicadas pelo uso externo, estimulam a duplicação das camadas do tecido epitelial da derme, mas a camada de queratina não permite que atuem na derme.
E) As glândulas exócrinas presentes no tecido epitelial atuam como barreiras físicas e químicas, impedindo a passagem das substâncias até a derme, evitando sua atividade.

11) (Unifeso/2019) Durante o desenvolvimento embrionário, os três folhetos básicos do embrião, ectoderma, mesoderma e endoderma, dão origem a diferentes tecidos. Em particular, os tecidos epiteliais são originados a partir
A) do ectoderma, apenas.
B) do ectoderma e do mesoderma, apenas.
C) do ectoderma e do endoderma, apenas.
D) do mesoderma e do endoderma, apenas.
E) do ectoderma, do mesoderma e do endoderma.

12)(FCMMG/2019) Analise as imagens que mostram o corte histológico do tecido epitelial de três órgãos humanos.

Grupo de células especializadas em desempenhar uma mesma função

Com base nas características dos tecidos epiteliais, foi(ram) retirada(s) de órgão(ãos) com função de absorção a(s) imagem(ns)
A) 1
B) 2
C) 1 e 2
D) 2 e 3

Resolução das questões sobre Tecido Epitelial

01) Estão incorretos os itens 01 e 04.
01) As microvilosidades são projeções da membrana plasmática de células envolvidas com a absorção, como o epitélio do intestino, pois, aumentam a área de contato dos nutrientes com as células absortivas.
04) Além da função de proteção, há os epitélios secretores (glandulares) e os neuroepitélios (sensoriais).
Resp.: 02 + 08 = 10

02) A radiação ultravioleta A, emitida pelo sol, afeta as células da epiderme. Cabe ressaltar, que as camadas mais profundas da epiderme são constituídas por células vivas em constantes mitoses (é o chamado estrato basal). Alterações genéticas nestas células podem desencadear a formação de tumores.
Resp.: C

03)
Estão incorretos os itens III e V.
III: O epitélio estratificado é aquele formado por várias camadas de células (estrato (com s) = camada).
V: As glândulas endócrinas são aquelas que lançam sua secreção (chamada de hormônio) exclusivamente na corrente sanguínea.
Resp.: E

04) A questão envolve basicamente uma interpretação da figura. A melanina produzida pelos melanócitos acumula-se no polo celular voltado para a superfície corporal, onde incide a radiação ultravioleta. Também, pelo esquema, é possível perceber que a quantidade de melanina é variável (uma pessoa negra, indicada por I na figura apresenta muito mais melanina que uma pessoa de pele clara).
Resp.: D

05)
A) Incorreta. A camada queratinizada, formada por células mortas (camada córnea da epiderme) tem função de proteção contra atrito.
B) Incorreta. O suor contribui para reduzir a temperatura corporal.
C) Incorreta. Em dias frios, os vasos sanguíneos periféricos se contraem, reduzindo a perda de calor para o meio.
D) Incorreta. Em dias quentes, os vasos sanguíneos periféricos se dilatam, aumentando a perda de calor para o meio.
E) Verdadeira.
Resp.: E

06) Uma característica do tecido epitelial é a escassez de substância intercelular.
Resp.: C

07) O epitélio da traqueia é pseudoestratificado ciliado; o dos túbulos renais é cúbico simples; o epitélio da vagina e do esôfago é do tipo pavimentoso estratificado e o epitélio do intestino é do tipo cilíndrico (colunar; prismático) simples.
Resp.: E

08) Estão erradas as afirmativas III e IV.
III. Os hormônios são as secreções das glândulas endócrinas (e lançados na corrente sanguínea).
IV. Testículos e ovários são exemplos de glândulas endócrinas.
Resp.: A

09) Apenas o item II está incorreto.
As fibras colágenas, elásticas e reticulares são abundantes nos tecidos conjuntivos.
Resp.: E

10) As fibras colágenas são muito resistentes à tração e são constituintes do tecido conjuntivo; dessa forma, integram a derme (camada localizada abaixo da epiderme). A injeção de colágeno na derme preenche espaços tissulares, contribuindo para redução das rugas.
Resp.: B

11) O tecido epitelial é o único tecido que pode ter origem nos 3 folhetos embrionários. Por exemplo, a epiderme tem origem ectodérmica; o endotélio tem origem mesodérmica; o epitélio de revestimento do trato digestório (exceto boca e ânus) é de origem endodérmica.
Resp.: E

12) O tecido epitelial com função absortiva é caracterizado pela presença de apenas uma camada de células (epitélio simples), como mostrado na figura 1. Nas figuras 2 e 3 tem-se um epitélio estratificado (formado por várias camadas de células), o que caracteriza uma função protetora.
Resp.: A

Que nome se dá a um conjunto de células da mesma função?

Quando várias células semelhantes estão unidas e desempenham uma mesma função, dizemos que elas constituem um tecido. O ser humano é composto por vários tecidos diferentes que apresentam funções importantes para a nossa sobrevivência.

É constituído por um conjunto de células especializadas é que desempenham uma função específica?

Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função.

É formado por vários tecidos?

Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes.