Mae que faz diferença entre filhos

Mae que faz diferença entre filhos
"A decisão de ter ou não um filho deveria ser do indivíduo, sem cobranças, porque exercer a maternidade não é fácil", diz Bebel Soares

Desde a infância, as meninas são incentivadas a brincar de bonecas e de casinha como se cuidar de casa e de filhos fosse o destino de toda mulher. “Case-se e tenha filhos”, de preferência sendo independente, tendo seu trabalho e seu dinheiro. Mas entendem que é necessário o pacote completo, ser mãe é quase uma imposição da sociedade. A mulher que não se casa, que não tem filhos é vista como incompleta, como se não tivesse seguido o caminho natural da vida. Como se essa construção social fosse o único caminho.

Nem toda mulher nasce para ser mãe, assim como nem todo homem nasce para ser pai. Ser mãe é um enorme peso social. Quando temos filhos, perdemos oportunidades de carreira, temos menos chances de conseguir um emprego, temos que abdicar de muita coisa.

A decisão de ter ou não um filho deveria ser do indivíduo, sem cobranças, porque exercer a maternidade ou a paternidade não é fácil. Nem todo mundo está preparado.

Minha cunhada, Carol, disse uma vez:

“Toda mãe precisa saber que não basta ser mãe biológica de uma criança. Depois que ela nasce, a gente vai aprendendo a amá-la até que ela tome conta do nosso coração. Nesse momento você adotou seu filho. É uma adoção psicológica. A partir daí, você fará tudo por ela. Crianças adotadas são crianças felizes porque sabem que as mães as amam. Amar não é colocar na escola, comprar Ipad e levar ao psicólogo. Amar é dedicar tempo de qualidade, paciência, finais de semana, férias.”

Mulher não foi feita para ser mãe, a gente aprende a duras penas, na prática. Nem toda mulher consegue adotar seus filhos. O instinto materno não te incorpora do dia para a noite. A gente precisa ir construindo a mãe que existe em nós. Mesmo quando, no meio do caminho a gente entende que maternidade não é essa plenitude toda. É preciso abrir seu coração. Quem ama cuida, protege, dá limite, escuta. A mãe que adota seu filho nunca vai ser perfeita, a mãe perfeita nunca teve filhos, é mãe de teoria. Mas mesmo com todos os erros e imperfeições, a mãe que adota seu filho é a melhor mãe do mundo.


Leia também: Você realmente escuta o que seu filho diz?


Porque mãe faz diferença entre filhos?

Muitas vezes, essa forma diferente de tratamento pode gerar alguns conflitos e ser motivo de sentimento de culpa por parte dos pais. Mas segundo especialistas em comportamento, a diferenciação entre os filhos, de mesmo sexo ou não, e até mesmo gêmeos, faz parte da natureza humana.

Quando a mãe tem um filho preferido?

Já o filho preterido poderá vir a sofrer de problemas de autoestima e, se perceber que os pais estão constantemente a desvalorizá-lo, "pode adotar comportamentos desajustados (regressão, infantilização, dificuldades na aprendizagem, apatia, desinteresse, revolta, entre outros)".

É normal uma mãe não gostar de um filho?

Grande parte das mães realmente sente esse tipo de afeto, mas infelizmente existem mães que não gostam de seus filhos, até mesmo odeiam… Um comportamento difícil de entender, já que vinculamos sempre o amor materno como algo instintivo. A pessoa com esse transtorno é muito egoica e autocentrada.

Porque as mães gostam mais dos filhos homens?

Em alguns países, os pais tendem a preferir os filhos homens e tratá-los melhor do que as filhas. Os meninos, às vezes, recebem mais para comer e mais cuidados médicos, enquanto as meninas são passadas para trás em termos de educação e empregos. Em alguns casos, são negligenciadas, maltratadas e até mesmo assassinadas.

Qual é o filho preferido dos pais?

Segundo Ellen, há muitos casos em que o primeiro filho acaba sendo o predileto, pois é ele quem transforma o casal em pais pela primeira vez. “Mas a preferência pode mudar ao longo do tempo, dependendo das circunstâncias em cada fase da vida”, diz a psicóloga.

O que leva uma mãe a rejeitar um filho?

Porque Acontece a Rejeição do Bebê Diferentes fatores levam a esta condição, são eles o reflexo das circunstâncias de vida da mãe, das condições em que nasceu o filho, da relação que ela tem ou não com o pai da criança, dos seus projetos para o futuro e as possibilidades reais para realizá-los.

O que fazer quando a mãe não gosta do filho?

A seguir estão algumas estratégias para você lidar melhor com isso:

  1. Pare com a negação: Não se culpe pelas ações da sua mãe. ...
  2. Não se critique: Talvez você tenha passado todos esses anos se culpando por não ter sido bom o suficiente e seguido um longo caminho de autocrítica feroz. ...
  3. Tente desenvolver a Empatia: ...
  4. Desabafe:

27 de jun. de 2016

Quem tem mais filhos homens ou mulheres?

Em todo o mundo, nascem cerca de 109 meninos para cada 100 meninas. Há uma explicação para isso: os homens têm sistemas imunológicos mais frágeis, colesterol mais alto, mais problemas cardíacos, maior predisposição ao diabetes, mais casos de câncer e menos chances de sobreviver a tudo isso.

Porque os pais odeiam os filhos?

O pai ou mãe narcisista vê seu filho apenas como uma posse que pode ser usada para promover seus próprios interesses. Eles costumam ter problemas com limites, tanto física quanto emocionalmente, e descarregam muita bagagem emocional em seus filhos.

Quando um pai gosta mais de um filho?

De acordo com a psicóloga Ana Pozza é verdade que um pai pode ter mais 'afinidade' com um filho do que com outro. "Às vezes um filho pode ter um temperamento semelhante ou completamente diferente ao do pai/mãe, o que faz com que a convivência entre ambos sofra esta influência, positivamente ou nem tanto".

Quando um pai prefere um filho?

Esse favoritismo ocorre quando, temporariamente, os pais exercem preferência por um dos filhos. ... Nesse caso, quando cessa o motivo, a preferência se desfaz, podendo se manifestar em outro filho, se este carecer, ou ficar neutra, até que surja outro fato que volte a instigar o instinto de proteção.

O que leva um filho rejeitar a mãe?

os filhos sentem esta carência como sufocante e não aceitam, brigam com os pais. ... isto não se deve ao seu filho. É uma carência sua que deve ver com um psicoterapeuta o porquê disso. Seu filho pode estar já em processo de construção de si mesmo onde você pode ser uma ótima amiga.

Quando uma mãe faz diferença entre filhos?

Esse favoritismo ocorre quando, temporariamente, os pais exercem preferência por um dos filhos. Por exemplo, quando um deles está doente, ou quando presta um concurso, e não é aprovado, ou quando termina um namoro e está sofrendo etc.

O que significa filho preterido?

Significado de Preterido adjetivo Que foi objeto de preterição; que foi rejeitado; desprezado.

Como saber se os pais têm preferência por um filho?

Entre as variáveis que podem explicar essa predileção estão as qualidades ou características de personalidade partilhadas entre pais e filhos, "os sistemas de educação a que os pais foram sujeitos, o facto de terem irmãos ou de serem filhos únicos, as expectativas em relação à parentalidade".