Moises é filho de quem

The BEST VALUE in digital Bible study. Try it FREE. No software to install. 50+ reference books.

close

account Log In/Sign Up show menu

O Livro (OL)

Version

Bible Book List Bible Book List

Font Size Font Size


Passage Resources Hebrew/Greek Your Content

Previous Next

Add parallel Print

Page Options

28 Josué, filho de Num, servo de Moisés, um dos jovens escolhidos como assistente de Moisés, protestou: “Senhor, proíbe que o façam!”

29 Moisés respondeu-lhe: “Isso são ciúmes por mim? Oxalá todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre todos!” 30 Moisés regressou ao acampamento com os anciãos.

Read full chapter

Next

Números 10

Números 12

Next

dropdown

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

Índice

  • 1 Quem foram os filhos de Moisés na Bíblia?
  • 2 Quem foi Coate na Bíblia?
  • 3 Como Moisés liderou o povo de Israel?
  • 4 Quem foi Moisés na Bíblia?

Quem foram os filhos de Moisés na Bíblia?

Gérson
Eliézer
Moisés/Filhos

O que significa ser descendente de Abraão?

Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão e 10 depois de Noé….Identidade.

Identidade de Abraão
Esposa: Sara / Quetura / (Agar)
Filhos: Ismael / Isaque / Zinrã / Jocsã / Medã / Midiã / Jisbaque / Sua

Como saber de quem vc é descendente?

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Quem foi Coate na Bíblia?

Coate, na Bíblia, é um dos filhos de Levi, ancestral de várias famílias importantes, inclusive, através de seu neto Aarão, dos Sumos Sacerdotes de Israel e dos Cohen.

Quantos filhos Moisés teve com Zípora?

Tanto Gérson e Eliezer nasceram durante o tempo em que Moisés buscou refúgio em Midiã e se casou com a filha de Jetro, Zípora. Eliézer teve apenas um filho, Reabias.

De quem Gerson era filho?

Shebuel
Gérson/Filhos

Como Moisés liderou o povo de Israel?

Enquanto liderou o povo de Israel, Moisés enfrentou várias oposições. O povo era ingrato, e diversas vezes questionou sua autoridade (Números 16). Moisés conduziu o povo até às fronteiras da Terra Prometida, e inclusive enviou espias para investigar a terra. No entanto, Moisés não foi autorizado a entrar nela.

Por que Moisés se despediu do povo de Israel?

Na véspera do fim de seu ministério e de sua própria vida, Moisés arrumou sua casa e se despediu do povo de Israel. Josué ficou como seu sucessor diante do povo, e entrou com Israel em Canaã. Na ocasião de sua morte, ele subiu no Monte Nebo e pôde contemplar de longe a terra que o Senhor havia preparado ao povo de Israel.

Qual o nome dos pais de Moisés?

De qualquer forma, o nome dos pais de Moisés não aparece no texto bíblico que descreve a história de seu nascimento e infância (Êxodo 2; cf. 6:20; Números 26:59). O significado do nome “Moisés” é incerto, pois não se sabe com exatidão sua origem.

Quem foi Moisés na Bíblia?

Moisés foi o homem escolhido por Deus para liderar o povo de Israel em sua libertação da escravidão no Egito. A história de Moisés na Bíblia está registrada entre os livros de Êxodo e Deuteronômio.

1. INTRODUÇÃO
Os erros e acertos de Moisés são convites aos nossos acertos.

2. MOISÉS, FILHO
A história do nascimento e adoção de Moisés revela claramente o mundo familiar de uma época, mas também a natureza da vida familiar.

2.1. É difícil criar filhos
Como é difícil criar os filhos, em qualquer época! Naquela, o nascimento era proibido. Há lugares no mundo, como o China, em que a quantidade de filhos é planificada. Há países em que quem tem filho é premiado. Há lugares no mundo em quem tem filha (mulher) é punido. Nosso mundo, em relação à vida em família, não é pior nem melhor que o antigo Egito.
Quem tem filhos vive sobressaltado, por causa da violência de nossas cidades.
Quem tem filhos vive preocupado, por causa da falta de perspectivas profissionais.
Quem tem filhos vive ansioso, por causa da relativização dos valores que não podem ser relativizados.
Como a família de Anrão e Joquebede, temos nossos dramas como pais.

2.2. O amor ousa para salvar os filhos
Como todo bebê, Moisés era lindo. Mas não foi por isso que sua família o protegeu da polícia do Faraó. Se ele fosse feio (e nenhum neném o é), receberia o mesmo cuidado.
O cuidado representou um enorme risco. A operação podia não dar certo, mas foi levada a cabo porque não havia outra saída.
Neste ínterim, a família fez como todas: toma as suas providências (enviando Miriam para observar e agir) e põe-se em oração. Joquebede certamente (embora o texto não o explicite) ficou em casa de joelhos. Não é assim que uma mãe faz quando seu filho não chega em casa.

2.3. Deus cuida de nossas famílias
A adoção, a estranha adoção, por parte de Faraó do menino hebreu mostra que Deus está no controle da história. Ela abençoou a ousadia dos pais e Moisés, cujo nome quer dizer "tirado das águas", foi tirado da morte.

3. MOISÉS, PAI
Depois de receber o poder para realizar a missão que Deus lhe confiara, Moisés mudou-se com sua família para o Egito, deixando a casa do sogro (4.20)
No caminho, sua esposa Zípora tomou a iniciativa, que pertencia ao pai, de circuncidar Gerson, seu filho mais velho (4.24-26).
Eles ficaram algum tempo no Egito, mas, com as dificuldades, Moisés decidiu enviar a esposa e os dois filhos de volta para Midiam, para a casa de Jetro.
Muito tempo depois, estando já a caminho de Canaã, onde nunca chegariam, o sogro lhe trouxe os filhos, já adolescentes, e a esposa, para a retomada da vida familiar. Jetro teve o cuidado de dar algumas orientações ao genro (que raramente as querem) sobre como proceder em seu trabalho, inclusive para preservar a família, porque no ritmo em que Moisés trabalha, ela logo seria destruída (18.1-27).

3.1. Equívocos do pai Moisés
Como pai, Moisés cometeu alguns equívocos, que servem de advertência a nós, pais.

1. O pai Moisés colocou a missão (que Deus lhe dera) acima de sua família.
Deus não realiza uma obra destruindo sua própria errada. A primazia será sempre a família. O contrário disto é uma inversão contra a ordem do Pai. Deus, que criou a família, nunca nos pede algo que contrarie seu próprio plano. É a família, não o trabalho, a igreja, a escola, o lugar que Deus providenciou para a nossa realização.
Por vezes, em nome do trabalho, seja ele qual for (mesmo eclesiástico), abandonamos nossa família, num estranho paradoxo. Agarramo-nos ao trabalho, na feroz luta pela sobrevivência, e soltamos nossa família, porque nos arrebentamos de trabalhar.
Precisamos de equilíbrio, equilíbrio que Moisés  não teve. Não podemos esquecer de trabalhar pela família. Não podemos esquecer de conviver com a família.

2. O pai Moisés se esqueceu da aliança
Envolvido no trabalho, Moisés se esqueceu que sua aliança com Yahweh incluía a circuncisão. Como iria chegar ele ao Egito, onde se encontraria com o seu povo, do qual se encontrava afastado, sem circuncidar Gerson?
Por vezes, trabalhamos tanto que não sabemos porque estamos trabalhando. O trabalho não é um fim. O fim é o bem estar de nossas familias, que nos inclui e ao nosso cônjuge e filhos. O trabalho é um meio para o alcance deste fim.
Por vezes, quando recebemos alguma missão de Deus, nós a executamos com tanto afinco que nos esquecemos do Comissionador, o que torna nosso trabalho absolutamente sem valor. É para Ele e por Ele que fazemos. Não para nós e por nós.

3. O pai Moisés delegou a tarefa de educar seus filhos à esposa
Zípora teve que circuncidar seu filho. É possível que no caminho a esposa lhe viesse advertindo, mas ele foi empurrando para depois. O Egito estava chegando e Moisés não agia. Não acontece assim conosco. Nós, pais, somos geralmente muito relapsos. Quando sabemos de algum problema, nossas esposas já os resolveram há muito tempo...
Zípora fez algo que não lhe cabia; por isto, ficou tão revoltada. Zípora não era hebréia. Ela aprendeu a amar o Deus dos hebreus e a respeitar a aliança com Ele, que ela tornou sua. Aliás, quantos cônjuges, convertidos tardiamente, se empenham mais na vida cristã que seus esposos ou esposas mais antigos na fé.
Moisés errou em delegar a tarefa da educação religiosa à esposa. Esta é uma tarefa para os dois.

3.2. Os acertos de Moisés
Como pai, Moisés cometeu alguns acertos, que servem de exemplos para nós, pais.

1. O pai Moisés reconhecia que seus filhos eram bênçãos de Deus
Moisés tinha a plena consciência que suas realizações eram realizações de Deus (18.9-12). Do mesmo modo, tinha certeza absoluta que seus filhos eram bênçãos do Senhor para ele e sua esposa.
Os nomes que deu aos meninos o revelam. Ao mais velho, chamou Gerson ("exilado"), porque lhe nasceu quando estava em terra estrangeira. Com isto, o pai queria dizer: mesmo na dor do Exílio, Deus me abençoou e me deu uma companhia. Ao mais novo, chamou Eliezer ("Deus é minha ajuda"). Com isto, o pai reconhecia que, mesmo no sofrimento da distância do seu povo, Deus veio em seu socorro e lhe trouxe alegria e força para viver.
A propósito, quantos filhos (desculpem a expressão: idiotamente) acham que não são amados pelos pais!
Moisés é um exemplo de pai, ao reconhecer seus filhos como dons de Deus para ele.

2. O pai Moisés buscou preservar sua família.
Quando a situação se tornou insuportável no Egito, ele mandou sua esposa e seus filhos para um lugar seguro, no caso a casa dos sogros.
Deve-lhe ter doído muito separar-se deles, mas esta era uma atitude necessária para a preservação deles. Quando criança, ele foi tirado de casa, à força, para que pudesse sobreviver. Agora, tinha ele que arrancar de casa seus filhos e esposa, para que pudessem se desenvolver longe daquele cenário de tensões e imprevisibilidades.
O que ele fez pode não ser um modelo, mas sua atitude o é.

3. O pai Moisés não fugiu ao seu compromisso
Quando o sogro lhes trouxe a esposa e os filhos, Moisés os recebeu alegremente e os reassumiu. Não alegou a ingência do trabalho para adiar seus compromissos. Ele tinha uma aliança com Deus, e esta aliança incluía sua família.
É possível que Moisés tenha demorado a aprendê-lo, mas aprendeu.

4. CONCLUSÃO
A atuação de Deus em sua vida, desde sua libertação em tenra idade à sua vocação e capacitação, é uma inspiração para nós, porque o nosso Deus é o mesmo dele.

O que Moisés era de Jacó?

Então surge Moisés, um descendente de Jacó que crescera como príncipe na corte egípcia. Ele liberta seu povo e termina guiando-o para Canaã, a terra que Jacó e seus filhos tinham deixado para trás 400 anos antes – a mesma terra que, lá atrás, tinha sido prometida por Deus a Abraão, avô de Jacó.

Qual é a descendência de Moisés?

Moisés, filho de Joquebede e Anrão, da tribo de Levi, nasceu no Egito, na época em que o faraó determinou que fossem executados os filhos homens dos hebreus.

Quem é o pai do Moisés?

AnrãoMoisés / Painull

Quem são os pais de Moisés da Bíblia?

Seus pais foram Anrão e Joquebede (Ex. 6:20), seus irmãos foram Arão (Ex.