Por que devemos beber mais água depois de fazer exercícios físicos?

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo não somente no dia a dia, mas também durante a prática de atividade física. Beber água parece uma prática simples mas, acredite, há pessoas que esquecem desse compromisso simples com a saúde e não alcançam a quantidade ideal de consumo por dia.

No corpo humano, a água auxilia no transporte dos nutrientes essenciais que aumentam a energia e melhoram a saúde, portanto, é fundamental que haja consumo diário de pelo menos 1 a 3 litros de água. Durante a atividade física, a transpiração do corpo pode eliminar mais líquido do que o corpo é capaz de produzir, dependendo da intensidade da atividade, e, para que o corpo não fique desidratado, é necessário fazer ingestão de água antes, durante e após as atividades.

Manter-se hidratado é imprescindível. A composição muscular é composta por 75% de água e quando o corpo sente a ausência desse líquido, a saúde fica comprometida. A desidratação ‘abre caminhos’ para diversas alterações negativas no corpo como temperatura renal, aumento de temperatura corporal, respiração, circulação sanguínea e formigamento de mãos e pés.

Sintomas da Desidratação

Perdemos muito líquido quando praticamos uma atividade que exige esforço corporal.Além da perda de líquido, há também perda de sódio e potássio, portanto, é indicado também que, além de bastante água, o praticante de atividade física, principalmente os de alta intensidade, consumam bebidas isotônicas, que possuem em sua composição carboidratos e eletrólitos. Água de coco também é excelente opção para manter-se hidratado.

Veja alguns sintomas da falta de água no organismo:

– Fadiga

– Vertigens e tonturas

– Câimbras

– Alterações na visão e na audição

– Elevação da frequência cardíaca

Como evitar?

A melhor maneira de prevenir problemas de saúde causados pela desidratação corporal é consumindo bastante água cotidianamente. Em dias de treino, hidrate-se pelo menos duas horas antes com cerca de 500ml de água. Durante os exercícios, estabeleça um intervalo a cada 15-20 minutos para ingerir líquidos.

Apesar da hidratação ser fator primordial, vale lembrar de evitar o exagero, pois este pode comprometer o desempenho durante o exercício.

Em caso de dúvida, o ideal é procurar um nutricionista.

Categorias

  • Alimentação
  • Alongamento
  • Atividade Física
  • Ballet Green
  • Beleza
  • Bike Indoor
  • Condicionamento Físico
  • Depoimentos
  • Emagrecimento
  • Eventos
  • Ginástica
  • Greenzone
  • HIIT
  • Hipertrofia
  • Infância e adolescência
  • Judô
  • Lutas
  • Método DeRose
  • Muay Thai
  • Musculação
  • My Gym
  • Natação
  • Nutrição
  • Pilates
  • Resultados
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Suplementos

Por que devemos beber mais água depois de fazer exercícios físicos?

CONTINUE NO BLOG LEIA TAMBÉM:

    Por que devemos beber mais água depois de fazer exercícios físicos?

    27
    jul

    Infância e adolescência

    3 benefícios de uma academia com espaço infantil

    Por que devemos beber mais água depois de fazer exercícios físicos?

    04
    ago

    Alongamento

    4 sinais que você precisa começar a praticar exercícios

    Por que devemos beber mais água depois de fazer exercícios físicos?

    05
    jan

    Musculação

    Principais benefícios da musculação para a saúde

Manter o corpo hidratado é sempre essencial, principalmente quando as atividades físicas estão envolvidas. Mas em que momento fazer isso: antes, durante ou depois do treino? Antes de responder essa pergunta, primeiro é preciso entender a real importância do processo de hidratação.

A importância da hidratação

Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água. Em nossos músculos, esse índice sobe para 75%. Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela dá forma e compõe a estrutura das células. Regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes.

A hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e biotipo físico. Esta importância no nosso organismo é mais evidente quando praticamos atividades físicas, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade desse líquido por meio do suor. Quando isso acontece, deixamos para trás não apenas água, mas também sais minerais como o sódio e o potássio, por exemplo.

Ao longo de um dia normal, podemos perder até 2.300 ml de água. E em temperaturas mais elevadas esse índice pode chegar a 3.300 ml. A hidratação correta, sobretudo para quem pratica atividades físicas, é essencial para um bom desempenho. Uma perda hídrica de 1 a 2% pode causar uma queda de 10% no desempenho.

Uma hidratação correta tem o poder de manter o corpo saudável, evitando lesões e doenças mais graves a médio e longo prazo.

Quando se hidratar?

A dúvida que boa parte dos atletas tem é: quando é o melhor momento para se hidratar? De acordo com a American College of Sports Medicine, o consumo de água deve ser feito antes, durante e depois do treino para evitar a desidratação.

Contudo, para cada momento existe uma recomendação específica. De nada irá adiantar se você tomar muita quantidade de água de uma vez só, pois o consumo precisa ser moderado, apenas o suficiente para manter a temperatura do corpo sob controle, diminuir o cansaço e segurar a aceleração cardíaca.

Especialistas recomendam que cerca de 2 horas antes do exercício o atleta tome 500ml de água. Assim o corpo começa a atividade com um nível adequado de hidratação, além de dar tempo para eliminar a água através da transpiração.

Durante o treino, recomenda-se cerca de 150ml a 300ml em intervalos regulares a cada 15 ou 20 minutos. Entretanto, é preciso tomar cuidado, uma vez que a reposição ideal de líquido se faz com frequência e não com quantidade. Não adianta passar muito tempo sem tomar água e depois tomar grandes quantidades de uma vez só.

Até 6 horas após a atividade, a quantidade de líquido consumido deve ser maior do que a do líquido que foi perdido pelo corpo.

Sinais de falta de hidratação

Nosso corpo precisa de água e sem ela não pode funcionar direito. Por isso, quando os níveis de hidratação estão abaixo do ideal, ele emite um sinal de socorro. É um jeito de dizer “estou com sede!”. Cãibras, espasmos musculares ou tendinites, fadiga crônica, queda brusca de desempenho e problemas digestivos são alertas que não podem ser ignorados de jeito nenhum.

Água limpa e fresca

Prestar atenção nas quantidades do líquido que ingerimos é só o primeiro passo. É preciso levar em conta a qualidade dele. Nos sentimos muito mais estimulados a beber a quantidade correta se a água estiver limpa, fresca e livre de impurezas. Mas além disso, garantimos que a bebida que estamos ingerindo vai fazer bem ao nosso organismo.

Mas como ter essa certeza? O jeito mais simples e seguro é a partir da utilização de filtros ou purificadores de água. A BBI Filtração possui ambos os produtos com o melhor custo x benefício do mercado. Acesse www.bbifiltracao.com.br e conheça todas as opções para manter o corpo hidratado antes, durante e depois do treino.

Por que devemos beber muita água depois de fazer exercícios físicos?

Durante os exercícios, a ingestão de água também vale, pois mantém os eletrólitos repostos; afinal, eles são fundamentais para o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo. A quantidade ideal é de cerca de 150 a 300 ml de água a cada 20 minutos de atividade.

Pode beber muita água depois do treino?

Após o exercício Depois do treino, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água, o que é essencial para o processo de recuperação do organismo. O ideal é consumir pelo menos 50% a mais de água do que o volume de suor perdido.