O quê está por tras das logomarcas

Por trás de um logo, há um significado que sustenta e embasa a arte criada, sendo um estudo de múltiplos fatores que compõe a criação. Entretanto, nem todo logo é simples e fácil de compreender à primeira vista.

Trazemos hoje uma lista com curiosidades e significados que muita gente desconhece por trás de grandes marcas.

1) Toyota

O quê está por tras das logomarcas

O logo da Toyota é composto de 3 elipses, cada uma representando um coração: O coração do cliente, do produto e do progresso no ramo da tecnologia.

2) Mobil

O quê está por tras das logomarcas

A questão por trás deste logo encontra-se nas cores: O azul representa a fidelidade e segurança que a empresa provê, já o vermelho demonstra a força.

3) BMW

O quê está por tras das logomarcas

A história da empresa está intimamente ligada á aviação. Por muito tempo pensava-se que o símbolo representava uma hélice em movimento, com um belo céu azul ao fundo.

Entretanto, de acordo com o New York Times, a intenção original era representar as cores do Estado Livre da Baviera, um dos estados da Alemanha e local de fundação da empresa.

4) Gillette

O quê está por tras das logomarcas

A mais famosa das marcas de barbeadores tem um detalhe muito sutil: Entre as letas G e I pode-se observar um corte que simboliza quão precisas e afiadas são as lâminas de seus aparelhos de barbear.

5) Nintendo Gamecube

O quê está por tras das logomarcas

À primeira vista, temos a percepção de um cubo no centro, com a letra G ao redor, o que já é bem inteligente. Com uma melhor análise é possível visualizar a letra C no espaço entre o G e o cubo. Legal, não?

6) Rdio

O quê está por tras das logomarcas

Mais um dos serviços de streaming de música e concorrente do Itunes/Spotify, o arrendondado e aparentemente infantil logo possui características bem inteligentes, marcantes de acordo com o ramo que atua: No espaço interno do D e do O, utiliza os símbolos musicais de uma semi mínima e uma semi breve.

7) Chupa Chups

O quê está por tras das logomarcas

Você não vai acreditar: O logo da Chupa Chups foi criado por ninguém menos que Salvador Dalí.

Sim, o pintor. Sim, eu sei que é estranho, mas o texto já havia sido feito quando Dalí pôs suas mãos no trabalho, adicionando a flor por trás do título. Também foi sua idéia de posicionar o logo na parte de cima da embalagem, dando mais destaque à marca.

8) DC Comics

O quê está por tras das logomarcas

O logo da DC, a casa de grandes heróis como Batman e Superman, passou por muitas mudanças desde sua primeira versão, assim como os ramos em que atua: Quadrinhos digitais e físicos, filmes, séries, animações, games, etc.

A mais recente atualização faz menção aos primórdios da empresa, os quadrinhos em papel, onde o D forma uma página virando e revelando a letra C e a nova fase da companhia.

9) Lacoste

O quê está por tras das logomarcas

O logo da Lacoste foi criado com base no apelido do criador da marca, Rene Lacoste: ‘Crocodilo’.

O apelido foi baseado em uma rixa que Rene tinha com o capitão da equipe francesa da Copa Davis, que prometeu dar-lhe uma pasta de couro de crocodilo caso saísse vitorioso de uma partida muito importante.

10) Subway

O quê está por tras das logomarcas

As setas nas letras S e Y simbolizam a entrada e saída do metrô (subway em inglês). Além disso, a cor verde representa uma alimentação saudável, enquanto o amarelo transmite um sentimento de otimismo e alegria.

Fonte: Design Culture

Quando você cria um logo, uma das maiores decisões é selecionar as cores da sua marca. Escolher a paleta correta lhe ajuda a definir sua identidade e traz versatilidade aos seus designs.

A escolha de cores também dá ao seu logo mais sentido, pois cria uma conexão visual com os valores e a personalidade do seu negócio. A combinação correta pode comunicar visualmente o sentimento que a sua empresa projeta aos consumidores. Mais do que apenas apelo estético, as cores ajudam sua marca a se conectar com seus clientes em um nível psicológico mais profundo. Quando você seleciona a paleta de cores de seu logo e da sua marca, você também está definindo as emoções e as associações que você busca evocar em seus consumidores.

A psicologia das cores é um fator importante a ser considerado quando você constrói sua identidade de marca. A paleta de cores adequada atribui significados mais profundos sobre seus valores e provoca determinados comportamentos. Da mesma forma, as escolhas de cores erradas podem ser prejudiciais à imagem da sua marca.

A Ciência demonstrou repetidamente que nossos cérebros reagem de formas distintas às diferentes cores. Compreender como cada cor afeta a mente e quais as emoções que ela sucita, lhe permitirá criar uma marca mais eficiente. É importante lembrar que esse tema é cheio de nuances e bastante complexo, demandando bastante reflexão. Veja como cada uma destas cores afeta as emoções e o psicológico das pessoas:

Vermelho

Uma das cores primárias e um dos símbolos universais da paixão, da raiva e da animação, a cor vermelha é bastante popular entre as marcas. Se você busca uma imagem que se destaca, transmite diversão e juventude, o vermelho é a opção ideal. Já se você prefere um visual mais discreto e conservador, o vermelho não deve constar na sua lista.

Algumas associações comuns à cor vermelha incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Branco

O branco tende a ser ignorado ou relegado à cor de fundo, mas essa tonalidade neutra é muito importante. Pode servir como uma cor secundária para o elemento de contraste e prover uma base simples e clean para o seu logo. O branco é uma cor reflexiva que representa pureza, sofisticação e eficiência. Marcas que pretendem transmitir um nível de exclusividade e luxo podem usar o branco para atingir o sucesso.

Algumas associações comuns à cor branca incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Amarelo

Esta cor quente é um exemplo brilhante de ânimo e cordialidade. Marcas que buscam atrair consumidores de forma calorosa, reconfortante e jovial devem adotar o amarelo. Além disso, a cor transmite uma identidade divertida e acessível.

Algumas associações comuns à cor amarela incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Laranja

Laranja é a prima divertida e animada do amarelo. Mistura emoções ativas e revigorantes associadas ao vermelho com a suavidade dos tons amarelados. Laranja é ótimo para marcas que procuram sucitar sentimentos de vitalidade e felicidade, como agências de viagem. Sua agressividade, combinada à cordialidade, torna-a uma cor excelente para botões de chamada para ação.

Algumas associações comuns à cor laranja incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Roxo

Para marcas que procuram transmitir um ar de sofisticação e realeza, o roxo é uma das melhores escolhas. Também é uma boa pedida para todos aqueles tentando demonstrar criatividade ou um visual tranquilo. Roxo é uma das cores escolhidas por marcas de luxo e de cosméticos. Quem procura uma identidade mais ampla, popular, mais “pé no chão”, deve evitar os tons mais escuros de roxo.

Algumas associações comuns à cor roxa incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Verde

O verde é uma das cores mais relaxantes, pois não força nenhum ajuste de visão dos olhos. Essa cor transmite um senso de equilíbrio e calma, além de uma conexão com a natureza. O verde relaxa a mente. Marcas que buscam passar uma ideia de oportunidade, novos começos e segurança, devem considerar adotar o verde em sua identidade visual. Por outro lado, as empresas que procuram um efeito mais marcante devem buscar cores mais quentes, que transmitem maior carga de energia.

Algumas associações comuns à cor verde incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Azul

Como o mar tranquilo, o azul inspira calma, consciência espititual e o sentimento de confiança. A cor azul é uma escolha excelente para marcas do ramo médico e outras àreas da saúde, que buscam transmitir serenidade e reestabelecimento. Vale mencionar que os azuis mais escuros são muito adotados por grandes corporações por instigar confiança e profissionalismo. Porém, abusar do azul pode fazer um negócio parecer muito frio e distante do consumidor.

Algumas associações comuns à cor azul incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Marrom

Os tons profundos de marrom transmitem seriedade sem apelar para o escuro da cor preta. A cor é mais suave, e sua ligação com tonalidades naturais o torna uma escolha mais fundamentada. Empresas que pretendem criar uma atmosfera de apoio e confiabilidade se darão bem com o marrom. O aspecto natural também sucita sentimentos robustos porém acolhedores.

Algumas associações comuns à cor marrom incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Rosa

Comumente visto como a cor mais feminina, a gama de tons rosados é sempre muito versátil. Tratando-se de um vermelho mais claro, os negócios que adotam o rosa incorporam uma mistura de energia, ânimo e calmaria à sua identidade de marca. Esse visual é muitas vezes associado a temas ligados ao sexo e à sexualidade. O rosa também transmite uma sensação de carinho que nos remete ao aspecto feminino.

Algumas associações comuns à cor rosa incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Cinza

Diferente de outras cores, o cinza é uma das mais neutras. Empresas escolhem o cinza quando buscam transmitir sentimentos de atemporalidade, praticidade e imparcialidade. Idealmente, é adotada como uma cor secundária que, combinada a tonalidades fortes, dá um contraste de calma e neutralidade, apesar de que algumas empresas (como a Apple) a adotam e geram enorme sucesso.

Algumas associações comuns à cor cinza incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Preto

Considerada a ausência de cores, o preto pode ser uma escolha poderosa para incluir em sua identidade de marca. O preto costuma ser retratado como símbolo de profissionalismo e seriedade. Porém, também pode ser usado para sucitar sentimentos de elegância, solidez e poder. Marcas que escolhem o preto buscam uma imagem impactante e transmitem autoridade e descência.

Algumas associações comuns à cor preta incluem:

O quê está por tras das logomarcas

Agora é com você

Cores são um aspecto muito importante da identidade da sua marca. Quando estiver criando seu logo, você deve reservar um tempo para considerar o que cada cor quer dizer sobre o seu negócio. Compreender a mistura correta de cores pode lhe ajudar a comunicar de forma mais efetiva a sua mensagem.

Pense nas emoções que você deseja sucitar, e como você quer que seus consumidores reajam à sua empresa. Selecionar a combinação correta de cores faz com que sua marca promova um impacto duradouro que tornará mais concreta a conexão entre você e sua audiência.

Para iniciar seu processo de design, criar um logotipo online com Tailor Brands e obtenha automaticamente as opções de cores da marca para o design do seu logotipo.

O quê está por tras das logomarcas

O que minha logo deve transmitir?

1. Um design que transmite a essência da sua marca. Um logotipo deve entregar uma impressão imediata e honesta da filosofia da sua empresa, transmitindo por que a sua marca é especial. Um logo que é baseado em uma filosofia de marca autêntica será importante e instiga confiança na sua audiência.

Qual o significado das logomarcas?

A logomarca é a representação visual da identidade de uma empresa. É por meio dela que seu negócio será reconhecido e lembrado facilmente pelo público.

O que significa Pepsi de cabeça para baixo?

Se você colocar o logo de cabeça para baixo e ler de trás para frente, o nome da empresa ficará “isded”, que quase soa como “is dead”, que no inglês significa “está morto”. A descoberta deu origem a inúmeros memes da Internet e vídeos do YouTube, onde as pessoas viram as garrafas da Pepsi de cabeça para baixo.

Porque as logos estão ficando minimalistas?

Isso porque estamos em uma era de bombardeio de informações, que já enchem a nossa mente de coisas. Portanto, quanto mais simples um logo for, mais agradável ele será. Em vez de juntar muitos elementos, como várias fontes, cores e formas, os logos minimalistas incorporam um conceito de design fundamental único.