O chamado cruzamento teste em que se cruza um indivíduo de fenótipo dominante

21 de março de 2018

Questão sobre cruzamento teste

(UFSCar) Suponha uma espécie de planta cujas flores possam ser brancas ou vermelhas. A determinação genética da coloração é dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha é dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espécie de planta, que produz flores vermelhas, é homozigótico ou heterozigótico para esse caráter. Para resolver a questão, decide promover a polinização dessa planta com outra que produza flores brancas porque,
A) se a planta for homozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas.
B) se a planta for heterozigótica, 75% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.
C) se a planta for homozigótica, 50% da descendência será de plantas com flores brancas e 50% de descendentes com flores vermelhas.
D) se a planta for heterozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores brancas.
E) se a planta for homozigótica, 75% da descendência será de plantas com flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.

RESOLUÇÃO:
O cruzamento teste é usado quando se deseja saber o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante (ele pode ser AA ou Aa). Para isso, cruza-se com um indivíduo com fenótipo recessivo (aa). Se na descendência surgir pelo menos um indivíduo com fenótipo recessivo (aa), o indivíduo problema é heterozigoto; caso toda a descendência tenha o fenótipo dominante, o indivíduo problema (com muita certeza) é homozigoto (AA).
RESP.: A

Veja também:
– Questão sobre eritroblastose fetal, do Pism.

Questão 01 sobre Cruzamento Gênico: UFPR. Em suínos, a sensibilidade ao anestésico ha­lothane é de grande importância econômica, uma vez que os animais sensíveis são altamen­te propensos a stress, provocando prejuízos por morte súbita e condenação de carcaças. Essa sensibilidade é provocada pela homozi­gose do gene h, e os animais afetados não po­dem ser identificados morfologicamente, até que a doença se manifeste, antes de atingirem a maturidade sexual. Um criador cruzou um macho e uma fêmea de genótipos desconhe­cidos e obteve um filhote que manifestou a doença. O mesmo casal foi cruzado mais uma vez e teve dois filhotes. Temeroso de perder também estes animais, o criador quer saber qual a probabilidade de ambos os filhotes serem afetados.

Assinale a resposta correta.
a. 6,25%.
b. 12,5%.
c. 25%.
d. 50%.
e. 100%.


Questão 02. UEPG-PR. Uma criança nasce com olhos azuis, sendo seu pai e sua mãe portadores de olhos castanhos. Nesse contexto, considerando experimentalmente esse cruzamento, assinale o que for correto.

1. O pai ou a mãe é com certeza homozigo­to recessivo.
2. O filho homozigoto nasce de pais hete­rozigotos.
04. Os pais são ambos homozigotos.
08. Os olhos castanhos são dominantes so­bre os azuis.
Dê a soma dos itens corretos.


Questão 03 sobre Cruzamento Gênico: Modelo Enem. Um par de alelos regula a cor dos pelos nos porquinhos-da-índia: o alelo domi­nante B produz a pelagem de cor preta e seu alelo recessivo b produz a pelagem de cor branca. Para determinar quantos tipos de gametas são produzidos por um desses animais, cujo genótipo homozigoto dominante tem o mesmo fenótipo do indivíduo heterozigoto, é necessário um cruzamen­to-teste.

Admita que os descendentes da primeira gera­ção do cruzamento-teste de uma fêmea com pelagem preta apresentem tanto pelagem preta quanto pelagem branca.

Descreva o cruzamento-teste realizado e de-termine o genótipo da fêmea e os genótipos dos descendentes.


Questão 04. UFPB. A anemia falciforme é uma doença monogê­nica que afeta a hemoglobina, fazendo com que as hemácias que a contêm apresentem formato de foice, o que prejudica o transpor-te de oxigênio. Com a chegada da população africana no Brasil, ocorreu um aumento na frequência do alelo recessivo condicionan­te da anemia falciforme na população. Esse fato ocorreu porque, na África, o alelo para a anemia falciforme apresenta alta frequência, pois indivíduos com traço falcêmico (hetero­zigotos) desenvolvem resistência à malária, doença endêmica dessa região.

A partir do ex­posto, considere a seguinte situação: Álvaro e Leda, um casal brasileiro, ambos portadores do traço falcêmico, procuraram aconselha-mento genético para saber a probabilidade de terem uma menina portadora de anemia falciforme. Nessas circunstâncias, a probabili­dade de nascer uma criança do sexo feminino com anemia falciforme é de:
a. 25%
b. 12,5%
c. 50%
d. 30%
e. 15%


Questão 05 sobre Cruzamento Gênico: UFOP-MG. Mendel, em um de seus experimentos, cru­zou ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, ambas chamadas de geração parental, e observou que todos os descenden­tes possuíam sementes lisas, sendo chamados de geração F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1, obteve a geração F2, na qual 3/4 dos indi­víduos possuíam sementes lisas e 1/4 possuía sementes rugosas.

A partir desses experimen­tos, Mendel concluiu:
a. Ao se cruzarem indivíduos RR com rr, obtêm-se 25% da geração F1 Rr, porém apenas o fator dominante se expressa.

b. Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta.

c. O fator responsável pela textura lisa da semente era recessivo em relação ao fa­tor para a textura rugosa na geração F1.

d. Ao se cruzarem os híbridos da geração F1, 1/4 dos indivíduos resultantes é do­minante e 3/4 são recessivos.


Questão 06. Unemat-MT. Um casal normal teve dois filhos normais e um filho com albinismo, doença genética, condicio­nada por um único par de alelos, caracterizada pela ausência de pigmentação na pele, cabelo e olhos.

Com base neste caso, é correto afirmar:
a. a anomalia é condicionada por um gene dominante.
b. a probabilidade de o casal ter um próxi­mo filho albino é de 50%.
c. os pais são homozigotos.
d. o gene para a anomalia é recessivo.
e. todos os filhos normais são heterozigotos.


Questão 07 sobre Cruzamento Gênico: Unifesp. Uma espécie de peixe possui indivíduos ver­des, vermelhos, laranja e amarelos. Esses fe­nótipos são determinados por um gene com diferentes alelos, como descrito na tabela.

O chamado cruzamento teste em que se cruza um indivíduo de fenótipo dominante

Suponha que esses peixes vivam em lagoas onde ocorre despejo de poluentes que não causam a morte dos mesmos, porém os tor­nam mais visíveis aos predadores.

a. Em uma dessas lagoas, os peixes amarelos ficam mais visíveis para os predado­res, sendo completamente eliminados naquela geração. Haverá a possibilidade de nascerem peixes amarelos na gera­ção seguinte? Explique.

b. Em outra lagoa, os peixes verdes ficam mais visíveis aos predadores e são eli­minados naquela geração. Haverá pos­sibilidade de nascerem p eixes verdes na geração seguinte? Explique.


Questão 08. UFG-GO. Após seu retorno à Inglaterra, Darwin casou-se com sua prima Emma, com quem teve dez fi­lhos, dos quais três morreram. Suponha que uma dessas mortes tenha sido causada por uma doença autossômica recessiva. Nesse caso, qual seria o genótipo do casal para esta doença?

a. Aa e Aa.
b. AA e aa.
c. AA e Aa.
d. AA e AA.
e. aa e aa.


Questão 09. ENEM. Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plan­tas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (w). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fa­tor de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores.

Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

a. Cruzando-as entre si, é possível identi­ficar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de caracterís­ticas exteriores dos gametas masculi­nos, os grãos de pólen.

b. Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas W produzirão apenas descendentes de flores verme-lhas, enquanto as plantas Vv podem pro­duzir descendentes de flores brancas.
c. Cruzando-as com plantas de flores ver­melhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descenden­tes de flores brancas.

d. Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv pro­duzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.

e. Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do am­biente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que pos­suem apenas fatores V.


Questão 10 sobre Cruzamento Gênico: Vunesp. Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas, e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente:

a. Vv, vv, VV.
b. VV, vv, Vv.
c. VV, Vv, vv.
d. vv, VV, Vv.
e. vv, Vv, VV.

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

Gabarito com as respostas das questões sobre cruzamento gênico:

Resolução do exercício 01. A;

Resolução do exercício 02. 10 (02 + 08);

Resolução do exercício 03. Cruzamento-teste: a fê­mea com pelagem preta foi cruzada com indivíduo de ge­nótipo homozigoto recessivo, ou seja, com pelagem de cor branca.

Fêmea: Bb (heterozigoto) Descencentes:

– pelagem preta Bb

– pelagem branca bb

O cruzamento-teste permite a determinação do genótipo de um indivíduo que espressa o fenótipo dominante.

Resolução do exercício 04. B;

Resolução do exercício 05. B;

Resolução do exercício 06. D;

Resolução do exercício 07. a. Sim. É possível obter descendentes amarelos na geração seguinte por meio dos cruzamentos: GG2 x GG2, G1G2 x G1G2 e GG2 x G1G2.

b. Considerando-se os dados fornecidos na questão, o alelo G determina verde, G1 vermelho e G2 amarelo, e trata-se de polialelia ou alelos múltiplos, sendo G > G1 = G2. Com a eliminação dos peixes verdes, únicos portadores do alelo G, não haverá possibili­dade de nascerem peixes com esse fenótipo na geração se­guinte.

Resolução do exercício 08.A;

Resolução do exercício 09. B;

Resolução do exercício 10.C

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

O que é cruzamento teste exemplos?

O cruzamento teste é entendido como sendo o cruzamento entre um indivíduo (I) qualquer com outro em homozigose recessiva, para os genes envolvidos no controle do caráter em estudo. Tem sido de grande importância em estudos de ligação fatorial ou em estudos de identificação de genótipos.

Como ocorre cruzamento teste?

O cruzamento teste Em um cruzamento teste, um genitor com um fenótipo dominante mas genótipo desconhecido é cruzado com um genitor recessivo. Se o genitor com o genótipo desconhecido é homozigoto dominante, toda a descendência resultante terá pelo menos um alelo dominante.

Como foi o cruzamento teste de Mendel?

De início, Mendel realizou cruzamentos controlados entre linhagens puras, de forma que, para tal fenótipo, toda a prole do primeiro cruzamento era igual. Nesse cruzamento, as plantas da linhagem de sementes amarelas e plantas da linhagem de sementes verdes foram chamadas de geração parental, abreviada como P.