Qual será a descendência produzida pelo cruzamento de dois indivíduos heterozigotos para um gene com um alelo dominante e outro recessivo?

Quando falamos em dominância e recessividade, logo nos lembramos de situações em que um alelo domina em relação a outro, expressando-se mesmo quando em heterozigose. Entretanto, nem sempre a dominância ocorre dessa forma. A seguir, vamos diferenciar a dominância completa, a dominância incompleta e a codominância.

→ Dominância completa

A dominância completa é aquela mais simples, em que um alelo suprime a manifestação de outro quando em heterozigose. Isso faz com que o fenótipo de um indivíduo em heterozigose seja igual ao fenótipo de um indivíduo homozigoto dominante.

O exemplo mais clássico de dominância é o albinismo, uma desordem genética em que se observa um defeito na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele e dos pelos. O alelo A determina a produção de melanina, e o alelo a define a sua não produção. Indivíduos Aa produzem melanina, assim como indivíduos AA. Somente indivíduos aa não produzem melanina, sendo, portanto, albinos.

→ Dominância incompleta

Na dominância incompleta, os alelos expressam-se em heterozigose, porém o fenótipo produzido é intermediário, uma vez que nenhum é completamente dominante. Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca. Os indivíduos BB são vermelhos e os indivíduos bb são brancos. Em organismos Bb, no entanto, não temos indivíduos vermelhos, e sim indivíduos de coloração rosa, com menos pigmento que os homozigotos dominantes.

→ Codominância

A codominância ocorre quando os dois alelos expressam-se em heterozigose e, diferentemente da dominância incompleta, não é formado um fenótipo intermediário. Nesse caso, o fenótipo apresenta características dos dois alelos, que estão ativos e independem um do outro.

O exemplo mais conhecido de codominância é o sistema ABO,que apresenta três alelos envolvidos (IA, IB e i). Existe uma relação de dominância entre os alelos IA e i, e IB e i, entretanto, entre IA e IB essa relação não é observada. Os genótipos IAi e IAIA determinam o sangue A, os genótipos IBi e IBIB determinam sangue B, e o ii determina o sangue O. Quando o indivíduo apresenta sangue IAIB, o sangue é AB, pois os dois alelos expressam-se, não existindo relação de dominância entre eles.

Esta lista de exercícios sobre a segunda lei de Mendel é uma forma de testar seus conhecimentos sobre esse importante tópico da Genética. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

A segunda lei de Mendel é também conhecida como:

A) Lei da interação gênica simples.

B) Lei da segregação independente.

C) Lei dos fatores conectados.

D) Lei da termodinâmica.

E) Lei da ligação fatorial.

Marque a alternativa que indica uma importante diferença entre os experimentos realizados por Mendel que levaram às conclusões da primeira lei e aqueles realizados na determinação da segunda lei.

A) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas puras.

B) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a cruzar plantas de espécies diferentes.

C) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a analisar duas características das ervilhas ao mesmo tempo.

D) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas di-híbridas.

E) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com animais.

O que é um organismo di-híbrido?

A) Organismo homozigoto para uma característica.

B) Organismo homozigoto para duas características.

C) Organismo heterozigoto para uma característica.

D) Organismo heterozigoto para duas características.

E) Organismo heterozigoto para uma característica e homozigoto para outra.

Marque a alternativa que melhor descreve o enunciado da segunda lei de Mendel:

A) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.

B) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose dupla.

C) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se de maneira ligada para os gametas e combinam-se ao acaso.

D) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se independentemente para os gametas e combinam-se ao acaso.

E) Os genes interagem de modo que um gene inibe a manifestação de outro gene.

Quais gametas podem ser formados por um indivíduo di-híbrido RrPp?

A) RP, Rp, rP e rp.

B) RP e rp.

C) Rr e Pp.

D) R, r, P e p.

E) RR, rr, PP e pp.

Quais os tipos de gametas formados por um indivíduo AaBBCc?

A) Aa, BB e Cc.

B) ABC, ABc, aBC e aBc.

C) ABBC, ABBc, aBBC e aBBc.

D) A, a, B, C e c.

E) ABC e Abc.

Mendel realizou cruzamento entre ervilhas em homozigose para duas características e obteve uma geração F1 100% com sementes di-híbridas Ele então realizou a autofecundação das plantas da geração F1 e obteve a proporção fenotípica de:

A) 9:6:3:1.

B) 9:6:3:2.

C) 9:3:3:1.

D) 9:3:2:1.

E) 9:1:1:1.

Qual a probabilidade de um casal formado por um homem sangue O- (iirr) e uma mulher sangue AB+ (IAIBRR) terem um filho O+?

A) 0%.

B) 25%.

C) 50%.

D) 75%.

E) 100%.

(Fuvest SP) Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D e homozigoto dominante para o gene F. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Entre os gametas que poderão se formar, encontraremos apenas a(s) combinação(ões)

A) AdF.

B) AADDFF.

C) AaddFF.

D) AdF e adF.

E) ADF e adf.

Imagine que um indivíduo apresente o seguinte genótipo: AaBbCcDdEeFf. Quantos tipos diferentes de gametas esse indivíduo poderá formar?

A) 4

B) 8

C) 16

D) 32

E) 64

(Mackenzie SP) Em ervilhas, os genes que determinam sementes lisas e amarelas são dominantes em relação aos genes que determinam sementes rugosas e verdes. Considerando uma planta de sementes lisas e amarelas, di-híbrida, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de gametas produzidos por essa planta com pelo menos um gene dominante.

A) zero.

B) 75%.

C) 50%.

D) 12,5%.

E) 25%.

(Uece) Sabe-se que em porquinhos-da-índia o padrão “pelos lisos” domina sobre o padrão “pelos arrepiados”, enquanto a cor negra domina sobra a branca, estando os genes determinantes dessas características situados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Cruzando-se porquinhos com padrão liso e de coloração negra, ambos heterozigotos para os dois loci, pode-se afirmar, corretamente, que a razão genotípica de porquinhos arrepiados e brancos é de:

A) 9:16.

B) 3:8.

C) 1:16.

D) 3:16.

respostas

Alternativa B

A segunda lei de Mendel é conhecida também como lei da segregação independente e determina que dois ou mais pares de fatores separam-se independentemente durante a formação dos gametas, nos quais se recombinam ao acaso.

Voltar a questão

Alternativa C

Durante seus primeiros experimentos, Mendel analisava apenas uma característica das ervilhas, o que gerou sua primeira lei. Posteriormente, ele passou a analisar duas características ao mesmo tempo. A análise de duas características foi responsável por permitir que Mendel chegasse às conclusões que levaram ao desenvolvimento da segunda lei.

Voltar a questão

Alternativa D

Organismos di-híbridos são organismos que são heterozigotos para dois genes.

Voltar a questão

Alternativa D

A segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente estabelece que os alelos de dois ou mais genes diferentes se segregam para os gametas de forma independente um do outro.

Voltar a questão

Alternativa A

Um indivíduo RrPp é responsável por formar quatro tipos de gametas diferentes: RP, Rp, rP e rp.

Voltar a questão

Alternativa B

IndivíduosAaBBCc formam quatro tipos de gametas em iguais proporções: ABC, ABc, aBC e aBc.

Voltar a questão

Alternativa C

A proporção fenotípica obtida por Mendel em F2 foi de 9:3:3:1.

Voltar a questão

Alternativa A

Devido ao fato de o sangue tipo O ser determinado pelo genótipo ii, uma mulher de sangue AB não pode ter um filho O, pois não possui o alelo i.

Voltar a questão

Alternativa D

Em relação ao gene A, o homem é heterozigoto, ou seja, Aa. Já em relação ao gene D, o indivíduo é duplo recessivo, ou seja, dd. Por fim, em relação ao gene F, o homem é homozigoto dominante, ou seja, FF. Assim sendo, o genótipo do indivíduo é AaddFF, podendo formar, portanto, gametas AdF e adF.

Voltar a questão

Alternativa E

A quantidade de gametas gerados por um indivíduo é dada por 2n, sendo n o número de pares de alelos em heterozigose. Como na situação acima temos 6 pares de alelos em heterozigose, o número de gametas é igual a 26 = 64.

Voltar a questão

Alternativa B

Considerando o alelo R para a determinação de sementes lisas e V para sementes amarelas, temos indivíduos di-híbridos com os genótipos RrVv. Essas ervilhas produzirão gametas RV, Rv, rV e rv. Três gametas apresentam pelo menos um gene dominante, ou seja, 75%.

Voltar a questão

Alternativa C

Considerando que o alelo A determina o padrão de pelos lisos e o alelo B determina a cor negra, temos o cruzamento entre indivíduos: AaBb. Os gametas formados são AB, Ab, aB e ab. O cruzamento será representado a seguir:

AB

Ab

aB

ab

AB

AABB

AABb

AaBB

AaBb

Ab

AABb

AAbb

AaBb

Aabb

aB

AaBB

AaBb

aaBB

aaBb

ab

AaBb

Aabb

aaBb

aabb

Para que o porquinho-da-índia apresente pelos arrepiados e seja branco, ele deverá ser aabb. Com isso, temos a proporção de 1:16.

Voltar a questão

Qual será a descendência produzida pelo cruzamento de dois indivíduos heterozigotos para um gene com um alelo dominante e outro recessivo?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual o resultado do cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos?

O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.

O que é um cruzamento heterozigoto?

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

Qual é a probabilidade de um casal heterozigoto para um gene recessivo?

Resposta: Sendo heterozigotos para uma determinada característica, esse casal tem, a cada evento reprodutivo, 25% de chance (de probabilidade) de ter um filho com o fenótipo recessivo. Ou seja, eles, independentemente do número de filhos que tiverem, não terão obrigatoriamente algum deles com o fenótipo recessivo.

Qual é a proporção de traços dominantes e recessivos no cruzamento de indivíduos heterozigotos para uma característica em que um dos alelos é dominante sobre o outro?

Resposta verificada por especialistas. A proporção de traços dominantes e recessivo é de 1:2:1. Geneticamente falando, os indivíduos homozigotos são aqueles que possuem pares de genes alelos idênticos e os indivíduos heterozigotos são os que apresentam genes alelos distintos responsáveis por caracterizar os indivíduos.