Que nome recebe a representação gráfica usada em genética que indica as relações de parentesco entre os?

Ouça este artigo:

O cladograma é uma importante ferramenta gráfica utilizada em estudos filogenéticos, e representa as relações evolutivas entre diferentes grupos de organismos como, por exemplo, peixes, mamíferos, répteis e aves.

Reconstrução da história evolutiva

A sistemática filogenética (ou cladística) é a área da biologia que busca desvendar a história evolutiva dos seres vivos, incluindo as relações (i.e. grau de parentesco) entre diferentes táxons. Neste contexto, o cladograma representa uma ferramenta simples e universal, porém essencial na reconstrução da história evolutiva das espécies, e foi proposto pelo biólogo alemão Willi Henning, considerado o pai da sistemática filogenética. A partir deste elemento gráfico é possível identificar, por exemplo, como os organismos representados se relacionam entre si, quais características compartilham, e seus ancestrais em comum.

Elementos do cladograma

Os cladogramas são construídos a partir de três elementos básicos: os organismos de interesse (ou clados), isto é, aqueles sobre os quais deseja-se compreender a história e relações evolutivas; linhas, que representam o tempo evolutivo; e nódulos, que correspondem ao ponto de encontro entre duas linhas, revelando o ancestral comum entre dois grupos de organismos. Em alguns cladogramas, as linhas também são utilizadas como escala de tempo evolutivo, isto é, seu tamanho representa o maior (linhas maiores) ou menor (linhas menores) tempo entre o surgimento dos diferentes grupos.

Construindo e interpretando os cladogramas

A análise dos cladogramas permite reconhecer características exclusivas e compartilhadas entre os diferentes clados, bem como saber se estas são primitivas ou recentes. Os clados representados em um diagrama, por exemplo, são estabelecidos com base em características sinapomórficas, ou seja, características únicas e partilhadas pelos organismos que compõem o grupo, e que são derivadas de seu ancestral comum mais recente. Para facilitar a compreensão, iremos utilizar como base o cladograma abaixo.

Que nome recebe a representação gráfica usada em genética que indica as relações de parentesco entre os?

Cladograma apontando a história e relações evolutivas entre diferentes grupos de vertebrados.

No diagrama acima, é possível notar nove clados de vertebrados (chondrichthyes, actinopterygii, sarcopterygii, amphibia, testudines, lepdosauria, crocodila, aves e mamíferos). O clado dos mamíferos, por exemplo, é formado por organismos que apresentam glândulas mamárias, uma característica derivada a partir de seu ancestral mais recente (i.e. apomórfica), e que não é compartilhada por espécies presentes em outros clados. Desta forma, as características apomórficas não estão presentes no ancestral do grupo, mas surgem de modificações a partir deste. Quando compartilhadas por mais de um táxon, estas características apomórficas são conhecidas como sinapomorfias, e é através destas que os cientistas conseguem avaliar o grau de parentesco das espécies, e os grupos mais primitivos e recentes na linha do tempo evolutiva.

Por outro lado, as características plesiomórficas são herdadas a partir do ancestral do(s) clado(s), ou seja, consistem em caracteres que estão presentes no ancestral e são transmitidos para seus descendentes. Um exemplo de característica plesiomórfica que pode ser observado na figura 1 é a presença de vértebras, carácter presente no ancestral comum aos clados representados, bem como nos indivíduos que os compõem. Assim como a apomorfia, características plesiomórficas que são compartilhadas por mais de um táxon são conhecidas como simplesiomorfias.

Por fim, a autapomorfia representa um carácter que é derivado a partir do ancestral (i.e. apomórfico), e é observado em um único grupo, como as glândulas mamárias em mamíferos e as penas nas aves.

Referências:

A birding naturalist. Preserving and documenting nature for future generations. Disponível em: https://abirdingnaturalist.wordpress.com/tag/symplesiomorphy/

Biology dictionary. Cladogram. Disponível em: https://biologydictionary.net/cladogram/

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/cladograma/

Fixação de conteúdo sobre Genética!

Publicado em 29/06/2020 - 17:01

Genética é um ramo da ciência que estuda a hereditariedade dos caracteres, a estrutura, a função dos genes e a variabilidade deles entre os seres vivos.

Preparamos uma lista de exercícios sobre conceitos básicos em Genética para que você possa testar seus conhecimentos sobre o tema!

Exercícios – Conceitos básicos em Genética

1) Que nome recebe a representação gráfica usada em Genética que indica as relações de parentesco entre os indivíduos?

a) Cruzamento-teste.
b) Cariótipo.
c) Heredograma.
d) Lócus.
e) Genótipo.

2) (FATEC-SP) Pares de genes, com segregação independente podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:

a) interação gênica.
b) epistasia.
c) poligenia.
d) dominância completa.

3) (UNIMEP – RJ) Um homem apresenta o genótipo Aa Bb CC dd e sua esposa, o genótipo aa Bb cc Dd. Qual é a probabilidade desse casal ter um filho do sexo masculino e portador dos genes bb?

a) 1/4
b) 1/8
c) 1/2
d) 3/64
e) nenhuma das anteriores

4) Que nome é atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio?

a) Cariótipo.
b) Genótipo.
c) Fenótipo.
d) Lócus.
e) Dominância.

5) Quando um indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é:

a) dominante.
b) recessivo.
c) letal.
d) homozigoto.
e) heterozigoto.

6) (UNIFESP) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente:

a) Vv, vv, VV
b) VV, vv, Vv
c) VV, Vv, vv
d) vv, VV, Vv
e) vv, Vv, VV

7) Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial. Quando dizemos que um alelo é recessivo, por exemplo, estamos referindo-nos a um alelo que:

a) somente se expressa em heterozigose.
b) somente se expressa em homozigose.
c) que se expressa em homozigose e heterozigose.
d) que não se expressa.
e) que inibe a expressão de outros alelos.

8) (UFC) Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:

a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas se situam muito próximas umas das outras.
e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.

9) (ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

10) (PUC – RIO) Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:

a) poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino.
b) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino.
c) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino.
d) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.
e) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino.

Gabarito

1 — c
2 — a
3 — b
4 — c
5 — e

6 — c
7 — b
8 — a
9 — b
10 — b

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

Veja também:

  • Lista de exercícios sobre antígeno, anticorpo e vacinação
  • Lista de exercícios sobre o núcleo das células
  • Lista de exercícios sobre bioquímica

Que nome recebe a representação gráfica usada em genética que indica as relações de parentesco entre os indivíduos a cruzamento teste B cariótipo?

⇒ Heredograma = Representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos. ⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).

É a representação gráfica das supostas rela ções de parentesco entre espécies?

Representação gráfica que procura traduzir as relações de parentesco entre as diferentes espécies ou grupos de espécies.

Como fazer árvore Genealogica biologia?

1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível. 2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita. 3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.).