O cravo e a rosa suely franco

Carreira no teatro e na TV

/

Mimosa de "O Cravo e a Rosa", Suely Franco passou por dificuldades na pandemia; saiba por onde anda a atriz

Personagem conquistou o público por conta de sua relação com Calixto, vivido por Pedro Paulo Rangel

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
O cravo e a rosa suely franco

Suely Franco (Foto: Globo/Cesar Alves )

O retorno de O Cravo e a Rosa à grade da Globo, sempre após o Jornal Hoje, tem feito a alegria dos fãs da novela de Walcyr Carrasco, exibida originalmente entre 2000 e 2001. E também do elenco da trama, como a veterana Suely Franco, de 82 anos, que interpretou a fiel Mimosa, e está feliz da vida com a reprise. Na história, Mimosa criou Bianca (Leandra Leal) desde que o pai da mocinha, Nicanor Batista (Luís Melo), ficou viúvo. Apesar de amar Bianca, ela tem medo da temperamental Catarina (Adriana Esteves), que vive "entre tapas e beijos" com Petruchio (Eduardo Moscovis). Além disso, Mimosa vive um romance lírico com Calixto (Pedro Paulo Rangel), o dedicado empregado de Petruchio na fazenda.

"A turma de 'O Cravo e a Rosa' era muito gostosa, todo mundo se dava muito bem, era uma brincadeira a gravação. Tanto que, depois que a novela acabou, passamos quase um ano nos encontrando todo mês em restaurantes. Quem organizava [os encontros] era a Tássia Camargo [que vivia a lavadeira Joana na trama]. Ela juntava todo mundo", lembra. "O que também adorava era a direção do Avancini. Ele tinha uma coisa lúdica, de conto de fadas. Sem falar o script do Walcyr. As brigas eram engraçadíssimas, ótimas. Até hoje todo mundo lembra dos beijinhos entre Mimosa e Calixto, da coceira do bigode (risos). Eles tinham uma bem diferente dos outros casais", elogia.

Com mais de 60 novelas e séries de TV e quase 30 filmes no currículo, a atriz nunca deixa de lado o teatro. Desde dezembro de 2021, por exemplo, ela está em cartaz com Copacabana - O Musical, no Teatro Copacabana Palace, dentro do hotel. Idealizado por Gustavo Wabner, o espetáculo reinaugurou o histórico Teatro Copacabana Palace, fechado desde 1994. Com texto de Ana Velloso e Vera Novello e direção de Gustavo Wabner e Sergio Módena, a peça conta a história do hotel desde a sua idealização, passando por momentos marcantes que se confundem com a própria história do Rio.

De forma não cronológica, a narrativa parte de um olhar feminino: as memórias de Mariazinha Guinle, mulher de Otavio Guinle, responsável pela idealização e construção do hotel. Suely, Vannessa Gerbelli e Claudio Lins estão à frente de um elenco de 19 artistas, entre atores, bailarinos e músicos. "É um musical maravilhoso, um mais lindos que já fiz. Fica em cartaz até 6 de fevereiro, de quinta a domingo. É a minha nonagésima peça! Quando a gente faz o que gosta é muito bom. Ator quando para de trabalhar está morto (risos). Estamos sempre procurando fazer alguma coisa", conta.

O cravo e a rosa suely franco

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco como Calixto e Mimosa em O Cravo e a Rosa (Foto: Reprodução/TV Globo)

TEMPOS DIFÍCEIS

Por não ter contrato com nenhuma emissora, Suely depende do teatro para se sustentar. E não foi fácil ter de parar de trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus. "Esse tempo de Covid foi duro porque ficou tudo fechado. E meu contrato sempre foi só por obra com a Globo. Tenho que fazer outros trabalhos. Mas faço com muito prazer", garante a veterana, com uma gargalhada gostosa.

Perder amigos de longa data, contudo, como a atriz Nicette Bruno e o ator Paulo Gustavo, que morreram após complicações da doença, foi devastador. "Nicette e eu íamos fazer uma peça, estavamos esperando para estrear. Ela era uma amiga queridíssima, inigualável, era um anjo. Estava sempre alegre, era muito para cima. E o Paulo também! Aconteceu tudo tão rápido. São perdas irreparáveis", lamenta.

O cravo e a rosa suely franco

Nicette Bruno e Suely Franco (Foto: Divulgação)

Vacinada contra a Covid-19 com as três doses, Suely agradece por não ter sido infectada. "Graças a Deus, estou saudável, não peguei nada. Por causa do espetáculo, estou sempre fazendo teste. Tomamos muito cuidado e só tiramos a máscara quando entramos no palco", afirma, opinando sobre as tragédias que estão acontecendo mundo afora por conta do vírus: "Sou espiritualista e li um livro chamado 'O Sétimo Selo', que diz que estamos passando por uma situação em que o pessoal lá de cima está mandando testes para ver quem é bom de coração e passa. Vamos em frente! Estou fazendo o possível".

O cravo e a rosa suely franco

Suely Franco (Foto: Globo/Raphael Dias )

ANALÓGICA

Suely resiste às modernidades que a tecnologia apresenta nos dias de hoje. A atriz não tem WhatsApp nem redes sociais. "Moro com o meu filho [o analista de sistemas Carlos Franco Guimarães, de 52, do seu segundo casamento da atriz, com o ator Carlos Koppa], e ele me ajuda a mexer na internet. Celular, para mim, é igual a telefone fixo. Até hoje não consegui colocar DVD para assistir. Sou o tempo das cavernas (risos). Ele que resolve tudo para mim", diverte-se.

A atriz - que faz sucesso com o público infantil por dar vida à Vovó Berta no seriado D.P.A – Detetives do Prédio Azul, do canal Gloob - não tem netos. "É muito gostoso receber tanto carinho das crianças. Só tenho um filho e ele não pôde ter filho. Então me realizo com outros netos. O negócio o meu filho é máquina, computador", brinca ela, rindo. Nas horas vagas, o passatempo preferido de Suely é ler. "Também adoro fazer criptograma. Nos intervalos das peças, fico fazendo criptograma. Todo mundo que me conhece já sabe".

Extremamente positiva, Suely reconhece estar sempre de alto-astral. "Na maioria das vezes estou bem, mas a gente também passa por percalços: morte dos amigos, contas que vêm erradas, telefonemas repetidos. Não gosto de ter que correr para atender o telefone e quando atender ser engano", conta ela, revelando que detesta cozinhar. "Se tivesse dinheiro, morava num flat. E só ficava falando: 'tem que consertar isso, fazer aquilo' (risos). Mas tenho uma pessoa que me ajuda e faz tudo para mim", afirma ela, que mora em prédio na Urca, Zona Sul do Rio. "Sou vizinha do estúdio do Roberto Carlos. Moro aqui desde 1959. Meu filho já nasceu aqui", acrescenta.

Outro hobby de Suely é aventura. "Adoro andar de moto, saltar de asa-delta. Adoro! Saltei de asa-delta para comemorar meus 70 anos. Minha maior aventura foi fazer o percurso Urca - Niterói em 10 minutos com um amigo meu que já morreu. Sempre gostei de me aventurar. Quando era criança, subia em árvore, gostava de altura. Quero saltar de asa-delta de novo! Lá em cima, a gente se sente um passarinho. Quando saltei, fiz escondido do meu filho, que é o oposto de mim (risos). Ele passou uma semana sem falar comigo. Ficou danado da vida", recorda, às gargalhadas.

Questionada se também gosta de se aventurar amorosamente, Suely responde com ótimo humor: "Amor não tem idade. Agora não tenho vontade, só de namorar e cada um na sua casa. Viver junto é um horror, dormir junto pior ainda. Um quer dormir e o outro quer ficar acordado, um quer desligar o celular e o outro quer deixar ligado (risos). Felicidade é fazer o que gosta e encontrar as pessoas que gosta. Eu tenho 82 anos, mas continuo criança. Às vezes as pessoas mais sérias ficam até incomodadas com a minha alegria. Mas problema é delas, né?", questiona, com sua gargalhada gostosa.

O cravo e a rosa suely franco

Suely Franco (Foto: TV Globo / Eduardo Naddar )

Quem roubou a herança de Catarina?

Quem rouba a herança de Catarina em O Cravo e a Rosa é Mimosa (Suely Franco). A governanta revela tudo no último capítulo da novela. Ela conta que estava desconfiada de Marcela e quis preservar os documentos.

O que aconteceu com a Mimosa do Cravo e A Rosa?

Ex-governanta leva Calixto à loucura e desmaia na lua de mel. Em O Cravo e a Rosa, Mimosa (Suely Franco) chega ao fim da história casada com Calixto (Pedro Paulo Rangel). O casal finalmente se acerta nos últimos capítulos da novela, em reprise em edição especial nas tardes da Globo.

Como está a Mimosa hoje?

Apesar de estar afastada das novelas, Suely pode ser vista em DPA — Detetives do Prédio Azul, série infantojuvenil em que interpreta a Vó Berta. Além disso, ela mantém uma conta no Instagram, que atualmente conta com 77,6 mil seguidores, na qual publica novidades de sua carreira, além de vídeos bem-humorados.

Quem fica com candoca em O Cravo e a Rosa?

Por incrível que pareça, o final de Candoca tem a ver com o safado Celso (Murilo Rosa). O galã passa a novela arrancando suspiros das mulheres, tanto solteiras quanto casadas. Dinorá (Maria Padilha) que o diga!