O perigo de uma história única atividade

898 palavras 4 páginas

Atividade Obrigatória
DISCIPLINA: Educação e multiculturalidade/Atividade I:
SEMESTRE:
POLO:
ALUNO(S):

Após assistirmos o vídeo intitulado “O perigo de uma História Única” da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, lermos o capitulo 1 do Caderno Pedagógico e pesquisas realizadas na internet, chegamos a conclusão que a história única termo adotado pela autora, diz respeito à construção estereotipada de pessoas ou lugares que busca a construção cultural e distorção de identidades, negligenciando desta forma outras narrativas que formam um lugar ou pessoa.
A fonte única ou História única influencia negativamente à medida que é considerada como primeira e verdadeira fonte de informação. O poder sempre esteve atrelado aos conteúdos sociais, bem como aos meios de comunicação e suas histórias únicas com intuito de controlar a população.
O município de Itapema, onde resido e as demais colegas trabalham, foi criado em janeiro de 1662 quando pescadores e colonos açorianos se deslocaram até a região e construíram suas residências, até que no ano de 1800, foram invadidos por piratas que os forçaram a abandonar a cidade. Somente em 1850, a cidade foi novamente povoada onde passou a ser anexada a Porto Belo. Em 1924, recebeu o nome de Itapema sendo anexada a Camboriú, já que Porto Belo havia deixado de ser município. No ano de 1962, Itapema se torna município emancipado.
O município de Itapema possui atualmente, uma área de 58,6 Km² com 14.283 metros de orla marítima, densidade demográfica: 441,45 hab./km² possui uma população em torno de 40.000 habitantes (dados não atualizados). O seu limite territorial ao norte é o Município de Balneário Camboriú, ao sul Município de Porto Belo, ao leste com o Oceano Atlântico, Oeste com parte do município de Camboriú. A partir de 1998 o município de Itapema torna-se a terceira cidade mais visitada do Estado de Santa Catarina, sua economia baseia-se no turismo que durante a temporada quadruplica a quantidade de pessoas


Relacionados

  • o perigo de uma unica historia

    340 palavras | 2 páginas

    palestra da escritora nigeriana Chimamanda Adichie: “O perigo de uma única história”, percebi o quanto o poder dos rótulos e preconceitos infiltram-se na formação das nossasideias e opiniões. Por não conhecermos outras facetas da história de um povo ou até de uma determinada pessoa, a trajetória de uma vida se resume apenas nos conflitos visíveis. Essas histórias têm opoder de vida ou de morte, dependendo do ponto de vista que a analisamos. A história pode ser decodificada além dos estereótipos transmitidos….

  • o perigo de uma unica historia

    393 palavras | 2 páginas

    Disciplina: Filosofia do Direito O Perigo de uma Historia Unica Esta é uma palestra da contadora de história nigeriana, Chimamanda Adichie, sobre o que chama de "O perigo de uma única história", de onde surgem os preconceitos, os estereótipos. Discorre sobre a imagem que se faz dos africanos e começa de como as histórias infantis europeias e americanas influenciaram a forma dela ver seus pares e a ela própria no mundo, na literatura. Sem as referências africanas, sem suas matrizes….

  • O perigo da história única:

    3261 palavras | 14 páginas

    O perigo da história única: diálogos com Chimamanda Adichie∗ Iulo Almeida Alves† Tainá Almeida Alves‡ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Índice Introdução 1 Sobre o TED e Chimamanda Adichie 2 Histórias sobre únicas histórias 3 O perigo da história única Conclusão Referências bibliográficas 2 2 3 4 6 7 Resumo O presente artigo estabelece diálogos com alguns aspectos constitutivos do discurso da escritora nigeriana Chimamanda Adichie em ocasião do evento Tecnology….

  • O perigo da história única

    3051 palavras | 13 páginas

    O perigo da história única: diálogos com Chimamanda Adichie∗ Iulo Almeida Alves† Tainá Almeida Alves‡ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Índice Introdução 1 Sobre o TED e Chimamanda Adichie 2 Histórias sobre únicas histórias 3 O perigo da história única Conclusão Referências bibliográficas Resumo O presente artigo estabelece diálogos com alguns aspectos constitutivos do discurso da escritora nigeriana Chimamanda Adichie em ocasião do evento Tecnology, Entertainment and Design (TED), posteriormente….

  • O perigo de uma historia unica

    460 palavras | 2 páginas

    Chimamanda – O Perigo de uma história única - Video – Site: Youtube.com.br Quando nos deparamos com o discurso da autora, a primeira vista nos parece ser um relato pessoal de suas experiências. Porém aos poucos nos damos conta de que as experiências pessoais da autora nada mais são do que os fatos cotidianos vividos por todos nós, independentemente do pais em que nascemos ou vivamos. Se analisarmos o conteúdo pela historia mundial, começamos a perceber que “o perigo de uma história única” acontece….

  • O perigo da história única

    535 palavras | 3 páginas

    pela escritora de “O perigo da história única”. Chimamanda Adichie é uma romancista que conta a história de como ela encontrou sua voz autêntica cultural. Ela inicia falando de sua infância, sendo uma infância feliz. Relata sobre sua experiência de leitura desde a infância e da influencia dos livros infantis. Fala que a partir dos 7 anos começou a escrever historias com ilustrações em giz de cera e ressalta que escrevia exatamente o que lia, que os personagens de suas historias sempre eram brancos….

  • O perigo da História única.

    582 palavras | 3 páginas

    Culturas diferentes mas não melhores ou piores Paulo André da Mata Costa A romancista africana Chimamamnda Adichie faz um discurso a respeito da refutação de uma historia única que serve como pano de fundo para questões antropológicas interessantes, provando que o perigo de um ponto de vista dominante pode ser ameaçador para uma cultura diferente e dominada. Segundo define o material de apoio lido,"a antropologia contemporânea considera que nossos conceitos e formas de pensar a realidade….

  • O perigo de uma única história

    351 palavras | 2 páginas

    se originou lá (do tipo: tecnologia,medicina,intelectualidade,ou seja, conhecimento!) Porém,essa história reproduzida pelo senso comum e pela mídia por exemplo, se deu através de um grande processo de hierarquização,no qual os europeus tratou de se possuir, omitir, e deslegitimar a verdadeira história de onde veio todo esse conhecimento. Um bom exemplo para se pensar o “perigo dessa única história”, é voltando lá no tempo, cerca de mais de dois milênios a.C (antes de Cristo), no apogeu de uma….

  • O perigo da história unica

    2859 palavras | 12 páginas

    Eu sou uma contadora de histórias. E gostaria de vos contar algumas histórias pessoais sobre aquilo que gosto de chamar "o perigo da história única". Eu cresci num campus universitário na parte oriental da Nigéria. A minha mãe diz que comecei a ler aos dois anos, embora eu pense que aos quatro provavelmente esteja perto da verdade. Por isso eu fui uma leitora precoce. E o que eu li eram livros para crianças Britânicos e Americanos. Eu fui também uma escritora precoce. E quando comecei a escrever….

  • O perigo de uma unica historia

    3915 palavras | 16 páginas

    traduzida pela linguagem se constitui como matéria que explica o ser humano e o mundo”. (p.11) Além do estruturalismo, enfatizamos a chamada “categorias derivadas”, entendida por alguns estudiosos, entre eles Granger, como metaconceitos, estabelecidos na história da ciência como paradigmas suscetíveis a um processo de mudança imanente, por estabelecer um novo estágio na pesquisa científica e estar predispostas a ter seus alcances superados, dando, assim, a ideia de progresso científico. Oliveira (op.cit)….

Outros Trabalhos Populares

Quais são os perigos de uma história única?

A consequência da história única é que ela rouba a dignidade das pessoas, torna-se difícil reconhecer a sua humanidade e consequentemente realça como somos diferentes, não como somos parecidos.

Qual o perigo da história única resumo?

As nossas vidas, as nossas culturas, são compostas por muitas histórias sobrepostas. A romancista Chimamanda Adichie conta a história de como descobriu a sua voz cultural — e adverte que, se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, corremos o risco de um erro crítico.

Qual o tema central do vídeo o perigo de uma história única?

Conheça o vídeo que fala sobre a importância das narrativas plurais na vida de meninos e meninas ao redor do mundo. Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora Nigeriana que vem conquistando uma nova geração de leitores com seus romances de origem Africana.

O que é o perigo de uma história única Brainly?

Resposta. Resposta: O perigo de uma história única, é que as versões de um fato se resumem apenas ao ponto de vista de uma pessoa, a qual pode ser equivocada, como também pode apagar fatos importantes, favorecendo o que é conveniente.