O que acontece com a temperatura do nosso corpo quando praticamos atividade física

por Edu Nogueira | Educador Físico

O corpo humano é uma máquina perfeita, e como toda máquina está constantemente produzindo calor (meio endógeno) e submetido a temperaturas externas (meio exógeno).

O equilíbrio entre a produção e perda de calor, ação feita pelos termorreguladores, mantém a temperatura corporal estável em torno dos 36,7ºC / 37,0ºC, independentemente das variações térmicas do ambiente.

O que acontece com a temperatura do nosso corpo quando praticamos atividade física

A atividade física acelera o metabolismo.

A contração muscular é responsável pelo aumento considerável na produção corporal de calor (hipertermia) e, durante o esforço físico, a velocidade dessa produção de energia é maior que a velocidade para a dissipação, por esse motivo o corpo tende a buscar meios para que se mantenha o equilíbrio termodinâmico. Um desses meios é a transpiração.

Dependendo da intensidade do exercício e da condição ambiental, a temperatura do corpo pode elevar-se além da normalidade e ser prejudicial à saúde. Não somente o sistema musculoesquelético é prejudicado, todos os sistemas (cardiovascular, neural etc) sofrem com o aumento da temperatura.

Aqueles que se exercitam em ambientes muito quentes acabam comprometendo o desenvolvimento das atividades e podem, em casos mais extremos, ter lesões térmicas sérias e correr risco de morte.
Alguns sintomas não podem ser ignorados. Queda no rendimento, cãibras, fadiga muscular, tontura e desmaios são sinais que indicam que a temperatura corporal está além da normalidade.

Especialistas do Esporte sugerem algumas estratégias para tentar minimizar os efeitos das altas temperaturas, principalmente para as pessoas que não estão acostumadas a treinar no verão (ou em ambientes mais quentes):

· Diminuição da intensidade e duração da atividade;

· Não treinar nos horários mais quentes do dia;

· Hidratar-se constantemente, e não somente durante o treino. Beba água mesmo sem sentir sede. Atletas treinados têm maiores benefícios trocando água por isotônicos;

· Evite ingestão de bebidas alcoólicas – a ação diurética faz com que se perca maior quantidade de líquidos – o que piora a situação;

· Treine em locais com sombra e vento (parques são ótimas opções para treino ao ar livre). Piscina também é uma boa opção desde que a temperatura da água não esteja muito alta;

· Use roupas leves e claras, de preferência de material que facilite a transpiração;

· Deixe o corpo se acostumar ao ambiente antes de se exercitar (aclimatação). Se estiver viajando, espere de 2 a 3 dias antes de voltar à rotina de treinos.
 

Foto: Reprodução

O que acontece com a temperatura do nosso corpo quando praticamos atividade física

Conheça meu Curso de Maquiagem Online. São 21 vídeo aulas + um super Ebook por R$ 24,90! 

O que acontece com a temperatura do nosso corpo quando praticamos atividade física

 

Durante a corrida, brincadeiras e jogos com bola, vários processos acontecem no seu corpo. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 04/04/2020, às 09h00 - Atualizado em 19/03/2022, às 13h00

Os exercícios ajudam você a dormir melhor, deixam os músculos mais resistentes e ainda preparam o organismo para se defender mais rápido contra doenças. Eles ainda ajudam o corpo a absorver mais cálcio dos alimentos, deixando os ossos fortes. Entenda o que acontece com seu organismo durante as atividades físicas:

Os músculos dão força para a gente correr e pular. Eles precisam da energia do oxigênio do sangue. Conforme nos exercitamos, o coração começa a bombear mais sangue oxigenado para os músculos. Aí, a frequência cardíaca aumenta — o coração bate mais vezes por segundo para garantir a distribuição de oxigênio por todo o corpo. Os vasos sanguíneos se alargam, facilitando a passagem do sangue.

Quando você faz qualquer exercício, a sua respiração se acelera e fica mais pesada. É que o corpo pode precisar de até 15 vezes mais oxigênio quando está se exercitando. A taxa de respiração aumenta até os músculos que rodeiam os pulmões se expandirem o máximo que conseguirem.

Durante a Educação Física, ocorre a liberação de diversos hormônios que estimulam os movimentos do intestino, acelerando o caminho do bolo alimentar pelo órgão. Além disso, o fortalecimento da musculatura do abdômen favorece o movimento intestinal. Por isso, enquanto você faz exercício, também está ajudando sua digestão a funcionar melhor.

O cérebro fica superligado. Ele recebe informações do sentido, principalmente visão, audição e tato, e envia ordens para os músculos, dizendo quais os movimentos certos para cada situação. Para isso, você utiliza a inteligência e a memória, de acordo com experiências anteriores. Em segundo, você analisa a jogada e sabe o que deve ser feito.

Com o exercício, a temperatura do corpo aumenta. Aí, mais sangue é enviado para a pele, para espalhar o calor. É por isso que ficamos vermelhos. Para diminuir a temperatura do corpo, começamos a suar — a transpiração nos faz perder calor.

Depois de cerca de meia hora de exercício, o cérebro manda o corpo liberar endorfina, substância que regula as emoções e dão sensação de bem-estar. Assim, a endorfina alivia as tensões do corpo e melhora o mau humor. Apesar do cansaço, você se sente animado, leve e menos ansioso. Depois de algumas semanas se exercitando com frequência, você começa a se sentir mais disposto, com energia para brincar, passear e estudar.

Durante a aula de Educação Física, o sistema digestivo trabalha devagar e por isso você não sente fome. Mas, depois, como você gastou muita energia e o aparelho digestivo voltou a funcionar normalmente, pode dar fome. Hora de fazer aquele lanche!

Depois da aula, vem aquela canseira e você pode até sentir dor nos músculos. É que, quando fazemos muito exercício, nossos músculos recebem grande quantidade de uma substância chamada de ácido lático. Quando ele se acumula, causa dores e cãibras. Se isso acontecer, mantenha a calma e respire fundo. Tente forçar o músculo para o lado contrário ao que está sendo puxado e espere a dor passar.

O que acontece com a temperatura corporal durante o exercício físico?

Quando fazemos uma atividade física a temperatura corporal aumenta. Não é raro atingirmos cerca de 38 graus em um exercício mais prolongado em um dia quente. Este aumento de temperatura pode ser considerado normal e não acarreta nenhum problema físico se não estiver associado a desidratação severa ou hipoglicemia.

Como o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física?

Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.

Quando realizamos uma atividade física nossa temperatura aumenta ou diminui?

Durante o exercício físico, o calor é subproduto do próprio metabolismo, aumentando a temperatura corporal. Entretanto, o corpo humano precisa manter a temperatura estável, em torno de 37ºC, utilizando-se de mecanismos neurais e cardiovasculares.

O que acontece quando a temperatura do corpo aumenta?

A variação da temperatura ocorre principalmente por mecanismos de feedbacks neurais que podem sofrer influência de diversos fatores, como a prática de atividades físicas, alterações hormonais, temperatura do ambiente, ciclo menstrual nas mulheres e mudanças na alimentação2.