O que acontece com as moléculas de um corpo quando aumentamos a temperatura?

Temperatura é o estado de agitação molecular dos corpos.

A forma de se identificar a temperatura de um corpo, segundo o senso comum, é a utilização das palavras quente e frio, mas, na verdade, quente é quando as moléculas estão muito agitadas, ocasionando um aumento na temperatura do corpo. Já o frio se relaciona ao estado mais estacionário das moléculas, quanto menos agitadas, mais frio fica o corpo.

Se juntarmos então dois corpos, o quente e o frio, logo teremos um equilíbrio térmico, pois quem tem excesso de calor cede para aquele que tem falta dele.

Para mostrar na prática aos alunos como funciona a agitação molecular entre os corpos você irá precisar de:

• 1 garrafa térmica com água quente
• Água fria (da geladeira)
• Cubos de gelo
• 3 bacias de plástico
• voluntários

Procedimentos Experimentais

1. Na primeira bacia você irá colocar a água quente;

2. Na segunda, irá misturar as águas quente e fria em quantidades iguais;

3. E na terceira bacia irá colocar a água fria com os cubos de gelo.

Agora peça que seu voluntário coloque uma das mãos na bacia com água quente e a outra na bacia com água fria e o gelo. A diferença entre as temperaturas logo é notada em razão do estado de agitação das moléculas da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fim de concluir o experimento, peça que o voluntário coloque as duas mãos dentro do recipiente 2, que está com as águas quente e fria misturadas. Ele irá dizer que a mão que estava na água fria se esquentou e a mão que estava na água quente se esfriou. Em seguida, ambas ficam iguais.

Você irá definir então o seu experimento junto aos alunos dizendo que aquilo é, na verdade, a sensação térmica, e que eles viram e sentiram o que significa de fato a temperatura.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.

Isso pode ser facilmente visto em diversas situações em nosso cotidiano, como nos exemplos a seguir:

  • Quando queremos diminuir a velocidade da reação de decomposição de um alimento, nós abaixamos a temperatura, colocando-o na geladeira;

O que acontece com as moléculas de um corpo quando aumentamos a temperatura?

  • Se quisermos aumentar a velocidade da reação de cozimento dos alimentos, basta colocá-los numa panela de pressão que, com o aumento da pressão, aumenta também a temperatura de ebulição da água líquida em que o alimento está;

O que acontece com as moléculas de um corpo quando aumentamos a temperatura?

  • Os incêndios, em geral, costumam ser devastadores porque a temperatura do ambiente vai aumentando, o que provoca um aumento na velocidade da reação de combustão;
  • Para diminuir a velocidade dos processos químicos metabólicos, diminuindo as chances de lesões nos cérebros por causa da deficiência de oxigênio, algumas cirurgias são realizadas diminuindo-se a temperatura do corpo do paciente, ficando em cerca de 15ºC;
  • Se colocarmos um comprimido efervescente num copo com água quente e outro num copo com água fria, o primeiro irá dissolver-se bem mais rápido.

Mas, o que explica a influência diretamente proporcional da temperatura sobre a velocidade da reação?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso acontece porque, conforme explicado no texto “Condições para Ocorrência de Reações Químicas”, para que uma reação se processe é preciso satisfazer algumas condições, como a de que as partículas devem se chocar eficazmente e com a energia mínima necessária, que é denominada de energia de ativação.

Assim, quando aumentamos a temperatura do sistema, aumentamos também a agitação das partículas reagentes e fornecemos mais energia cinética para elas. Com isso, mais colisões ocorrerão e com mais energia, aumentando a quantidade de partículas que reagirão e, consequentemente, aumentando a velocidade da reação.

O que acontece com as moléculas de um corpo quando aumentamos a temperatura?


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Em termos físicos, dizemos que a temperatura de um corpo (ou objeto) é uma medida da agitação dos átomos e moléculas que o constituem. Sendo assim, podemos dizer que quanto maior for a temperatura de um corpo, maior será a agitação de seus átomos ou moléculas. O aumento da temperatura de um corpo não provoca somente o aumento da agitação de átomos e moléculas, mas provoca também outros efeitos no corpo.

Dessa forma, todos os corpos que estão na natureza são passíveis de sofrer algum efeito por conta do aumento de sua temperatura. Em alguns corpos, esses efeitos podem ser visíveis, já em outros, não. Quando há aumento de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento em suas dimensões, portanto, os objetos dilatam-se.

Definimos a dilatação como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à variação da temperatura. Portanto, podemos dizer que a dilatação é uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas e átomos.

Quase todos os materiais existentes na natureza sofrem aumento em seu volume quando há elevação de sua temperatura, em consequência disso, a densidade desses objetos diminui. Pode-se dizer que essa regra é válida para quase todas as substâncias. Uma exceção é a água que apresenta comportamento diferente quando sua temperatura varia de 0ºC a 4ºC. Esse fenômeno é conhecido como estado anômalo da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que acontece com as moléculas de um corpo quando aumentamos a temperatura?

O aumento de temperatura gera um aumento na separação entre os átomos ou moléculas de uma substância que causa uma variação de volume

A figura acima nos permite entender melhor como acontece a dilatação nos materiais com o aumento da temperatura. Podemos ver que na primeira situação, a certa temperatura, os átomos e moléculas da substância vibram ao redor de uma posição de equilíbrio. Para esse valor de temperatura, a distância média entre as moléculas é praticamente constante.

Porém, quando há aumento na temperatura da substância, as moléculas ou átomos começam a vibrar mais rapidamente, isto é, vibram com maior amplitude, consequentemente, ficam um pouco mais distantes umas das outras. Essa maior separação, isto é, essa maior distância entre os átomos e moléculas, reflete-se no aumento das dimensões do objeto.

Podemos concluir dizendo que os efeitos provocados pela dilatação térmica são de suma importância no momento em que se projetam máquinas que usam diferentes tipos de peças de diferentes materiais, que ficam em contato entre si, pois com a variação da temperatura, essas peças irão se dilatar de forma diferente.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

O que acontece com as moléculas com o aumento da temperatura?

O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo.

O que acontece com os corpos ao serem aquecidos?

Quando o corpo é submetido a um aquecimento, os átomos adquirem maior energia cinética e passam a apresentar um maior deslocamento em torno do ponto de equilíbrio aumentando, assim, o distanciamento atômico. Esse maior distanciamento provoca a dilatação dos corpos.

Como se comportam as moléculas de uma substância em função da temperatura?

Propriedades das substâncias moleculares: Força intermolecular: a temperatura de ebulição (T.E.) de uma molécula é influenciada pela interação entre seus átomos (forças de atração intermoleculares): quanto mais intensa for a atração entre as moléculas, maior será a temperatura de ebulição.

O que acontece com as moléculas?

A alteração da temperatura de uma substância é o reflexo do estado de agitação de suas moléculas. Quanto mais aquecida uma substância, haverá mais agitação, com aumento de colisões entre suas moléculas, acontecendo um distanciamento entre elas.