O que acontece com uma fruta que cai da árvore e fica no solo por um tempo?

O nascimento é a primeira etapa do desenvolvimento humano. Seguido do crescimento, da reprodução e morte. Essas quatro etapas definem o ciclo de vida de qualquer ser vivo e com as árvores esse processo não seria diferente. Porém, segundo a bióloga Solange Mazzoni, da Universidade de São Paulo (USP), algumas características adaptativas podem aumentar a expectativa de vida dessa planta.

O ciclo de vida das árvores — Foto: Divulgação

Para começar, é importante saber que cada espécie tem um tempo de vida diferente. Por exemplo, a araucária vive em média 400 anos e pode chegar até 700, um pé de oliveira é capaz de ultrapassar mil anos, já um pessegueiro atinge no máximo 30 anos.

Após cair ou ser depositada no solo, a semente – onde se encontra o embrião da árvore – irá absorver os nutrientes encontrados no local que se encontra, além de sugar a água da chuva ou de um sistema de irrigação. Depois de um certo tempo, o embrião “nasce” e inicia o seu crescimento para cima, em direção ao sol e para baixo, com o propósito de fixar sua raiz.

O ciclo de vida das árvores — Foto: Divulgação

Até chegar à fase adulta, a pequena árvore vai espichar sem parar. A adolescência realmente fica no passado quando as primeiras flores começam a aparecer. Isso significa que ela está madura e pronta para se reproduzir.

Depois de nascer, crescer e se reproduzir, a árvore chega à velhice e com ela a diminuição da capacidade de regeneração. A planta fica frágil, pois não consegue mais absorver os nutrientes e a água de forma eficaz. As folhas começam a cair, os galhos perdem a força, a casca enfraquece e a qualquer momento a árvore pode desabar.

O ciclo de vida das árvores — Foto: Divulgação

Os Decompositores: A Reciclagem da Natureza

Papel, latas, garrafas, para fabricar esses e outros materiais o ser humano consome diversos produtos da natureza, como metais e árvores. À medida que a população aumenta, o consumo de matérias-primas também cresce, mais árvores são derrubadas, mais minerais são extraídos do solo, novas usinas de energia têm de ser construídas.

Uma das maneiras de diminuir os problemas que o ser humano provoca na natureza ao extrair tantos recursos seria aumentar a reciclagem, isto é, o reaproveitamento de diversos materiais. Com isso, economizamos energia e diminuímos a destruição dos recursos naturais. Pense quantas árvores podem deixar de ser abatidas se reciclarmos o papel dos jornais, por exemplo, para fabricar outros papéis.

Nos ambientes naturais, ocorre um tipo de reciclagem feito por diversos organismos que se alimentam de plantas e animais mortos e também de fezes e urina. Os principais organismos que realizam esse trabalho são as bactérias e os fungos (ou cogumelos). São esses organismos que fazem uma fruta apodrecer, por exemplo.

O que acontece com uma fruta que cai da árvore e fica no solo por um tempo?

Esses seres da mesma forma que os animais e as plantas precisam de energia para as suas atividades. A diferença, porém, é que seu alimento são "restos" de outros seres vivos.

Assim, quando parte de uma planta cai no solo ou um animal morre, os açúcares, as gorduras e as proteínas que formam seu corpo são atacados por bactérias e fungos e transformados em gás carbônico, água e sais minerais pela respiração desses organismos.

Por sua vez, essas substâncias (o gás carbônico, a água e  os sais minerais) são liberadas para o ambiente e podem ser reaproveitas pelas plantas na construção de açucares, proteínas e outras substâncias que vão formar seu corpo.

Esse processo, realizado principalmente por bactérias e fungos, é chamado decomposição. Bactérias e fungos são exemplos de organismos decompositores.

A decomposição faz a matéria que é retirada do solo pelas plantas (e aproveitada em seu crescimento) voltar ao solo. Dizemos então que há um ciclo da matéria na natureza: a matéria passa do solo para os seres vivos e dos seres vivos para o solo.

Imagine o que aconteceria se a decomposição fosse interrompida: cadáveres e lixo iriam se acumular e faltariam às plantas diversos minerais necessários para a sobrevivência. Consequentemente, sem plantas, os animais também não teriam alimento.

Podemos reciclar energia?

Uma lâmpada transforma energia elétrica em luz. Mas uma parte da energia elétrica é transformada também em calor: a lâmpada esquenta quando está ligada. Um rádio transforma energia elétrica em som, mas ele também esquenta, porque uma parte da energia elétrica é transferida sob forma de calor para o ambiente.

Os seres vivos também estão sempre liberando para o ambiente uma parte da energia dos alimentos sob forma de calor. Mas, como você já sabe, a energia usada pela planta na fotossíntese vem da luz do Sol e não do calor gerado pelos organismos.

Desse modo ao contrário do que ocorre com a matéria, a energia não é completamente reciclada nas cadeias alimentares. De onde, então, vem a energia? Do Sol. É o Sol que constantemente fornece, energia sob a forma de luz.

Você pode perceber então a importância do Sol: ele é a fonte de energia que mantém a fotossíntese na Terra e, consequentemente, todas as formas de vida.

O que acontece com uma fruta que cai da árvore e fica no solo por um tempo?

O que acontece com uma fruta que cai da árvore e fica no solo por um tempo?

Como referenciar: "Decompositores (Cadeia alimentar)" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 25/12/2022 às 15:02. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar3.php

O que acontece quando uma fruta cai da árvore e fica no solo por um tempo?

Resposta: Ela apodrece. Explicação: A fruta deixa de receber nutrientes da árvore, e começa a entrar no processo de putrefação,entrando em processo de lise celular.

O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?

Resposta. Resposta: apodrece!!!e os fungos que há no ambiente que o fruto cai eles entram e faz com que o fruto Aprodessa!!!