O que é bom para ressecamento de bebê recém

No post de hoje eu falo a respeito de algumas dúvidas comuns sobre prisão de ventre em bebês.

Você nunca imaginou que ao se tornar mãe ou pai você também fosse virar um fiscal da fralda do seu filho. As conversas no WhatsApp com seu parceiro ou parceira, ou com a pessoa que cuida do seu bebê nunca mais foram as mesmas e o assunto em questão é quase que diário: “Fez cocô hoje? E estava normal?”. E você praticamente irá aplaudir e comemorar quando seu bebê rechear a fralda com fezes normais após dias de desconforto causado pelo intestino preso. Pode ser até que quem esteja do lado e não faça parte do mundo da maternidade ou paternidade ache estranho, mas com certeza muitos pais e mães ao redor te entenderão!

Se seu bebê já está na creche, há um espaço todo especial na agendinha onde vem anotado a frequência de evacuações diárias. Na creche do meu filho eles anotam a quantidade de “presentinhos” que ele dá às tias por dia.

Isso porque é importante acompanharmos como está o funcionamento intestinal dos nossos bebês. O intestino lento pode indicar que algo não está indo bem.

Bebês recém-nascidos podem ter prisão de ventre

O que é bom para ressecamento de bebê recém

Até os 6 meses de vida, a prisão de ventre é mais difícil ocorrer entre os bebês que mamam exclusivamente leite materno. Isso porque o leite materno é de fácil digestão e ainda apresenta probióticos, que são bactérias benéficas ao intestino do bebê. Tudo isso auxilia na regularização do funcionamento intestinal.

Bebês que mamam exclusivamente ao peito apresentam fezes amareladas, com pequenos grumos brancos e na consistência líquida ou pastosa. E normalmente eles costumam eliminar em jatos após as mamadas.

A prisão de ventre em bebês menores de 6 meses é mais comum naqueles que tomam mamadeira de fórmula infantil. Seja para complementar as mamadas ou nos casos de impossibilidade de amamentação, algumas fórmulas podem causar prisão de ventre e por consequência aumentar as cólicas nos bebês. Nesses casos, é necessário que a fórmula seja trocada por uma outra que tenha melhor digestibilidade, contendo probióticos e proteínas de fácil digestão.

Bebês com 6 meses a 1 ano ou mais costumam ter prisão de ventre

O que é bom para ressecamento de bebê recém

Quando o bebê passa a consumir outros alimentos além do leite materno na introdução alimentar, é comum que haja alteração na função intestinal. Isso acontece porque o intestino do bebê começa a se adaptar a esses novos alimentos.

Outro fator que leva à prisão de ventre nos bebês é a ausência de fibras na alimentação. Lembre-se que as fibras estão presentes em alimentos como frutas e vegetais e nos cereais e sementes, que devem estar presentes na alimentação dos bebês.

Mas como saber se realmente seu bebê está com o intestino preso?

É importante observar o comportamento e as reações do seu bebê ao longo do dia. Mas alguns sintomas são característicos da prisão de ventre em bebês.

1. Abdômen inchado e duro ao toque.

2. Presença de muitos gases

3. O bebê faz mais força que o habitual e chora muito para fazer cocô

4. Fezes duras e ressecadas e em formato de pequenas bolinhas

5. Redução na frequência habitual de eliminação de fezes (quando o bebê costumava fazer cocô todo dia, e passa a ficar mais de 2 ou 3 dias sem fazer, por exemplo).

Alimentos que ajudam o intestino

O que é bom para ressecamento de bebê recém

Alguns alimentos são conhecidos por “soltar o intestino” e ajudar na prevenção da prisão de ventre. E por isso devem fazer parte da rotina alimentar dos pequenos desde a introdução alimentar.

Aqui vão alguns exemplos:

  • Frutas como: mamão, ameixa, acerola, abacate, figo, kiwi, melão e pera. Mas lembre-se que o melhor é oferecer a fruta natural para a criança no lugar dos sucos. Quando a criança consome a fruta em sua forma natural, ela aproveita melhor as fibras e os nutrientes, ajudando assim no funcionamento intestinal e prevenindo a prisão de ventre.
  • Vegetais: abóbora, tomate, vagem, quiabo, brócolis, couve, rúcula, berinjela e abobrinha.
  • Cereais e sementes: aveia em flocos, farelo de aveia, chia, linhaça e quinoa.

O que fazer em caso de prisão de ventre

O que é bom para ressecamento de bebê recém

Algumas mudanças na alimentação trazem alívio no intestino preso do bebê. Vamos ver algumas delas:

  • Ofereça de forma variada os alimentos que tem fibra e ajudam no intestino.
  • Ofereça água para o bebê entre as refeições. O hábito de beber água deve ser incentivado desde a introdução alimentar.
  • Use azeite em pouca quantidade para temperar os alimentos já prontos.
  • Deixe seu bebê se movimentar. Coloque-o para engatinhar, rolar e brincar, pois a atividade física ajuda no funcionamento intestinal.
  • Faça massagens em movimentos circulares na barriguinha do bebê.
  • Movimentos de bicicleta com as perninhas também ajudam a “soltar o intestino”
  • Não dê remédio para prisão de ventre sem orientação médica.

Com essas dicas, ficará mais fácil lidar com a prisão de ventre dos pequenos. E não deixe de conversar com o nutricionista infantil caso seu bebê esteja passando por constipação crônica, pois nesses casos é necessário avaliar o hábito alimentar e realizar algumas mudanças na alimentação.

Confira também o vídeo que fiz no meu Canal do Youtube:

Até a próxima!

 Tatiana Magri

Nutricionista materno-infantil em Brasília. Acompanhamento nutricional durante toda a gravidez e amamentação, introdução alimentar para os bebês e orientação nutricional para crianças e adolescentes.

O que é bom para soltar intestino de bebê recém

O recém-nascido pode ficar até dois dias sem evacuar. Isso não é comum, principalmente em crianças que mamam no peito, mas pode acontecer. Uma dica é estimular o ânus do bebê com uma gaze enrolada no dedo. Em geral, só de tocar superficialmente a região, o pequeno já consegue fazer cocô.

O que é bom para soltar intestino de bebê ressecado?

7 formas de ajudar a soltar o intestino do bebê.
Estimule maior consumo de água. ... .
Priorize alimentos integrais. ... .
Analise se o leite está causando a prisão de ventre. ... .
Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas. ... .
Ofereça chá ou líquidos quentes. ... .
Faça massagens estimulantes..

Qual o remédio caseiro para bebê ressecado?

4 laxantes naturais e seguros para bebês e crianças.
Água de ameixa. Colocar 1 ameixa em um copo com cerca de 50 ml de água e deixar descansar durante a noite. ... .
Xarope de figo e ameixa. O xarope de figo e ameixa está indicado para crianças maiores de 3 anos de idade. ... .
Mingau de aveia. ... .
Suco de laranja e ameixa..

O que fazer quando o bebê de 1 mês está ressecado?

Sugiro que faça massagens abdominais no sentido horário, bolsas de água quente, movimentos de bicicletinha, pode dar mais banhos quentes ao dia e se nada disso adiantar converse com seu pediatra para reexaminá-la.