Porque a Europa é dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental Brainly?

Porque a Europa é dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental Brainly?

A Invasão da Europa Ocidental pela Alemanha- Maio de 1940

A campanha nazista contra os Países Baixos e a França durou menos de seis semanas. A Alemanha atacou o oeste europeu no dia 10 de maio de 1940. Inicialmente, os comandantes britânicos e franceses pensaram que as forças alemãs os atacariam através da área central da Bélgica, tal como havia sido feito na Primeira Guerra Mundial, e assim decidiram enviar tropas à fronteira franco-belga para conter o ataque alemão. O ataque nazista, porém, concentrou-se na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Os tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram rumo à costa.

A Bélgica e a Holanda se renderam em maio daquele ano. Mais de 300.000 tropas francesas e britânicas foram evacuadas das praias perto de Dunkirk (Dunkerque), ao longo do Canal da Mancha, para a Grã-Bretanha. Paris, a capital francesa, capitulou frente aos alemães no dia 14 de junho de 1940.

Como parte do acordo de cessar-fogo assinado entre a França e a Alemanha em 22 de junho, a Alemanha ocupou o norte da França e toda a costa atlântica francesa, até a fronteira com a Espanha. Um novo governo francês foi estabelecido na cidade de Vichy, localizada na região sul daquele país, a qual não havia sido ocupada. O governo de Vichy, sob o commando do Marechal Henri Petain, declarou neutralidade na guerra entre a Alemanha e a Grã-Bretanha, mas comprometeu-se, pelas condições do cessar fogo, a cooperar com a Alemanha.

Os alemães viam a derrota da Real Força Aérea Britânica (RAF) como um pré-requisito para a invasão das ilhas britânicas. Quando a força aérea alemã não obteve superioridade sobre o sudeste da Inglaterra em 1940, Hitler resolveu adiar a invasão até a primavera de 1941. No entanto, após a emissão da primeira ordem operacional para a invasão alemã da União Soviética, em dezembro de 1940, a invasão da Grã-Bretanha pela Alemanha foi adiada indefinidamente [e nunca chegou a acontecer].

Série: Segunda Guerra Mundial

A paz na Europa e os primórdios da cooperação

Com o objetivo de pôr termo aos conflitos frequentes e sangrentos que culminaram na Segunda Guerra Mundial, os políticos europeus iniciam o processo de construção do que hoje conhecemos como União Europeia.

A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, fundada em 1951, é o primeiro passo para garantir uma paz duradoura. Em 1957, o Tratado de Roma institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) e uma nova era de cooperação cada vez mais estreita na Europa. No entanto, este período também conta com a emergência da Guerra Fria que divide o continente por mais de 40 anos.

8 de maio de 1945 — fim da Segunda Guerra Mundial na Europa

A Segunda Guerra Mundial termina na Europa. O continente encontra-se devastado. Milhões de pessoas morreram, ficaram feridas ou estão deslocadas. Seis milhões de judeus foram assassinados no Holocausto.

4 de abril de 1949 — criação da NATO

É criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança intergovernamental de segurança entre os Estados Unidos, o Canadá e 10 países da Europa Ocidental. Em 2020, a Nato tem 30 membros, incluindo 21 países da UE.

5 de maio de 1949 — criação do Conselho da Europa

9 de maio de 1950 — Um plano para uma nova cooperação política na Europa

Robert Schuman, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresenta um plano para uma cooperação mais estreita, que propõe a integração das indústrias do carvão e do aço da Europa Ocidental. Mais tarde, o dia 9 de maio é celebrado pela União Europeia como o «Dia da Europa».  

18 de abril de 1951 — Comunidade Europeia do Carvão e do Aço

Com base no plano Schuman, seis países assinam um tratado para colocarem as suas indústrias pesadas – carvão e aço - sob um sistema de gestão comum. Desta forma, ao contrário do que aconteceu no passado, nenhum destes países pode, por si só, fabricar armas de guerra para atacar os outros. Estes seis países são a Alemanha, a França, a Itália, os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço entra em funções em 1952.

25 de março de 1957 — tratados de Roma

Encorajados pelo êxito do Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, os seis países fundadores alargam a sua cooperação a outros setores económicos. Formalizam-no através da assinatura de dois tratados, que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom). Estes organismos entraram em funções em 1 de janeiro de 1958.

Lista de todos os países da UE e respetiva data de adesão

19 de março de 1958 — nascimento do Parlamento Europeu

A primeira reunião da Assembleia Parlamentar Europeia, antecessora do Parlamento Europeu de hoje, realiza-se em Estrasburgo, França, com o Presidente eleito Robert Schuman. Substitui a Assembleia Comum da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e altera o seu nome para Parlamento Europeu em 30 de março de 1962.

Informações adicionais

Porque a Europa está dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental?

Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).

Quais são os países que fazem parte da Europa Oriental?

A Europa Oriental agrupa 20 países: Polônia, Tchéquia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia.

Como a Europa Oriental foi formada?

O termo Leste Europeu (Europa Oriental) foi muito utilizado no período da Guerra Fria, para fazer referência aos países socialistas sob influência da antiga União Soviética. - A população da Europa Oriental é de, aproximadamente, 266 milhões de habitantes (estimativa 2021).

O que é correto afirmar sobre a Europa Ocidental?

Europa Ocidental: é composta pelas nações banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente. Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália.