Porque o litoral nordestino possui importância histórica no Brasil?

Litoral consiste numa faixa de terra junto à costa marítima, sendo banhada por mares e oceanos. O território brasileiro possui mais de 7,3 mil quilômetros de litoral, que se estende do Amapá ao estado do Rio Grande do Sul.

Essa extensa área, banhada pelo Oceano Atlântico, apresenta grande diversidade paisagística, como dunas, praias, ilhas, formações rochosas, etc. Outro destaque é a variedade de espécies de animais e de vegetais.


Porque o litoral nordestino possui importância histórica no Brasil?

A diversidade de animais e plantas
varia de acordo com a localidade

O litoral do Brasil é dividido em quatro zonas:

Litoral Amazônico – é a faixa litorânea que vai do Amapá ao delta do Parnaíba (localizado na divisa dos estados do Piauí e Maranhão). Essa região é marcada por manguezais, dunas e ilhas fluviais.

Porque o litoral nordestino possui importância histórica no Brasil?
 
João Pessoa - Paraíba

Litoral Nordestino – estende-se do delta do Parnaíba ao Recôncavo Baiano (na Bahia). Possui várias cidades litorâneas, com destaque para Fortaleza, Natal, João Pessoa, Pernambuco, Ipojuca (Porto de Galinhas), Maceió, Aracaju, Salvador, entre tantas outras.

Litoral do Sudeste – é a faixa litorânea do Brasil que vai do Recôncavo Baiano à divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Algumas das praias do Litoral Sudeste são: Barra da Tijuca, Copacabana e Ipanema (Rio de Janeiro), Bertioga, Santos, Caraguatatuba (São Paulo), da Costa, Bacutia, do Morro (Espírito Santo).

Porque o litoral nordestino possui importância histórica no Brasil?

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Litoral Sul – é formado pelo litoral dos estados da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nessa zona litorânea podemos destacar as praias da Joaquina, Palhoça, Balneário Camboriú (Santa Catarina), Balneário Caiobá, Guaratuba, Pontal (Paraná), Torres, Balneário Pinhal, Tramandaí (Rio Grande do Sul), entre tantas outras.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

História da ocupação do interior do Nordeste do Brasil

Como ocorreu, contexto histórico, resumo, a ocupação no período colonial, causas, período, os caminhos do gado, bibliografia

Porque o litoral nordestino possui importância histórica no Brasil?

Criação de gado: responsável pela ocupação do interior do Nordeste

Introdução

A ocupação e colonização do interior do Nordeste do Brasil ocorreram somente no final do século XVII. Antes disso, os portugueses fundaram vilas e cidades somente na região próxima ao litoral, onde instalaram os engenhos produtores de açúcar.

A criação de gado estimulou o nascimento de muitas vilas e povoados, que deram origem, futuramente, a muitas cidades pelo interior nordestino.

Como foi: o contexto histórico

A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.

Os caminhos do gado

Um dos principais caminhos feitos pelos criadores de gado tinha início na cidade de Salvador (então capital do Brasil). Os rebanhos eram conduzidos em direção ao sul, margeando o rio São Francisco. Iam também em direção norte, para a região do atual estado do Piauí, após atravessarem o mesmo rio.

Outro caminho tinha início na cidade de Olinda (Pernambuco). Nesta rota os criadores de gado foram em direção norte (até o atual estado do Ceará), ocupando terras da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Curiosidade histórica:

- A vila que deu início à cidade de Feira de Santana, cidade localizada na Bahia, teve origem com a atividade de criação de gado no século XVII.

Última revisão: 27/09/2019.
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

- FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986.

- HOLANDA, Sérgio Buarque; Campos, Pedro Moacyr; Fausto, Boris. História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963.

Bibliografia indicada sobre o tema:

Nordeste - Aspectos da Influência da Cana sobre a Vida e a Paisagem do Nordeste do Brasil

Autor: Freyre, Gilberto

Editora: Global

Ano de publicação: 1937

Temas do livro: História do Nordeste Colonial, Economia Açucareira

Qual a importância histórica do litoral nordestino para o Brasil?

O Nordeste brasileiro representa a primeira zona de povoamento criada pelos conquistadores portugueses, que iniciaram a colonização a partir do litoral nordestino, que favorecia a ocupação em razão da presença de melhores condições naturais, como uma porção litorânea vastamente recortada, ideal para a navegação de ...

Por que o litoral brasileiro é a área do território do país que concentra a maior parte da população?

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Qual é a história da região Nordeste?

O Nordeste foi a primeira região do Brasil a ser colonizada pelos portugueses. Fernão de Noronha foi o primeiro português a receber uma capitania, que ficava na Ilha de São João, atual Ilha de Fernando de Noronha (pertencente a Pernambuco). Isso aconteceu em 1504.

Quais são as principais características da região Nordeste do Brasil?

A região Nordeste do Brasil apresenta particularidades que a diferencia de outras regiões. Apresenta clima em sua maioria tipo semiárido, em que apresenta como principais características: solos rasos e pedregosos, estacionalidade climática acentuada, elevada taxa de evapotranspiração e relevo variável (ARAÚJO, 2011).