O que é descontaminação na enfermagem

Os técnicos envolvidos no atendimento a acidentes com produtos químicos podem se contaminar de diversas maneiras:

  • através de contato com vapores, gases, névoas ou material particulado;
  • por respingos do produto;
  • através de contato direto com poças de produto;
  • através de contato com solo contaminado e;
  • quando da manipulação de instrumentos ou equipamentos contaminados.Roupas de proteção e respiradores ajudam a prevenir a contaminação do usuário. Boas práticas de trabalho ajudam a reduzir a contaminação de roupas, instrumentos e equipamentos. No entanto, mesmo seguindo estas regras de segurança poderá ocorrer a contaminação.

Descontaminação é um processo que consiste na remoção física dos contaminantesou na alteração de sua natureza química para substâncias inócuas.

Linha de descontaminação

  • Basicamente existem três procedimentos distintos de descontaminação que podem ser realizados:
  • para produtos com baixa toxicidade;
  • para produtos com média toxicidade;
  • para produtos com alta toxicidade.O procedimento de descontaminação mais comum é aquele utilizado para produtos com baixa toxicidade, sendo que este poderá ser realizado quando do retorno dos trabalhos de campo. Para os demais produtos, a descontaminação deverá ser iniciada ainda no local da ocorrência, podendo ou não, ser dada a continuidade quando do retorno da operação. O procedimento de descontaminação para produtos com alta toxicidade pode requerer até a destruição total das roupas e equipamentos utilizado.

Descontaminação de Maquinas em área contaminada- Cidade dos Meninos – RJ

Vale ressaltar que no processo de descontaminação o mais importante é a minuciosidade e não a velocidade.

A descontaminação, na sua etapa de campo, deverá estar posicionada entre a zona quente e a zona fria, constituindo assim a zona morna. Todos os técnicos que deixam a zona quente o devem fazer passando pela linha de descontaminação.

O que é descontaminação na enfermagem
Posicionamento da descontaminação em relação ao local da ocorrência

786 palavras 4 páginas

DESCONTAMINAÇÃO, LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE ARTIGOS

DEFINIÇÃO

DESCONTAMINAÇÃO – remoção de microrganismos patogênicos na forma vegetativa de objetos e superfícies contaminados com matéria orgânica fazendo com que os mesmos fiquem seguros para serem manuseados durante o processo de limpeza manual . O processo pode ser químico (soluções germicidas) ou físico (lavadoras automáticas).

LIMPEZA: remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada)

DESINFECÇÃO – processo que elimina formas vegetativas de microrganismos patogênicos de objetos inanimados. Pode ser feita através de processos químicos
(soluções germicidas) ou físicos (fervura e máquinas lavadoras – desinfetadoras).

Um bom conhecimento e compreensão dos passos do processo de desinfecção de alto nível (DAN)/esterilização são essenciais, visto que assegura que os instrumentos usados não contenham agentes infecciosos. Qualquer falta de cumprimento deste processo pode levar à contaminação dos instrumentos esterilizados e prejuízo à paciente. O processo para reutilizar os instrumentos começa com descontaminação e prossegue com a limpeza, esterilização/DAN, armazenamento e manipulação. Um programa de garantia de qualidade ajuda a assegurar que os instrumentos sejam processados de modo adequado para que possam ser reutilizados.

Há três passos básicos para a reutilização dos instrumentos usados em procedimentos clínicos e cirúrgicos: descontaminação, limpeza e esterilização/DAN.

DESCONTAMINAÇÃO

Procedimento utilizado em artigos contaminados com matéria orgânica(sangue, pús, secreções corpóreas)para a destruição de microrganismos patogênicos na forma vegetativa (não esporulada), antes de iniciar o processo de limpeza, a fim de proteger as pessoas que irão proceder a limpeza dos artigos.
Após utilização dos instrumentais, a


Relacionados

  • Trabalhodesinfec Aoaltonivel260515

    1401 palavras | 6 páginas

    FORM. TÉC.EM SAÚDE DRA.VALQUIRIA SATURNINO Técnico de Enfermagem SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 Descontaminação 4 2.2 Limpesa 4 2.3 Desinfecção 4 2.4 Esterilização...........................................................................................................7 3 CONCLUSÃO......................................................................................….

  • Protocolo de utilização de hipoclorito de sódio pela higienização

    1356 palavras | 6 páginas

    Protoclo atualizado no ano de 2010. PROTOCOLO 14/CCIH-HU USO DO HIPOCLORITO PELO SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO NA DESCONTAMINAÇÃO E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES FIXAS DAS UNIDADES HOSPITALARES 2010 PROTOCOLO 14/CCIH-HU USO DO HIPOCLORITO PELO SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO NA DESCONTAMINAÇÃO E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES FIXAS DAS UNIDADES HOSPITALARES O uso do hipoclorito de sódio (NaClO) como desinfetante tem origem no fim do século XVIII….

  • Influência do processamento dos materiais no controle de infecção.

    1597 palavras | 7 páginas

    Influência do processamento dos materiais no controle de infecção. Os artigos de múltiplos uso em estabelecimentos de saúde podem se tornar veículos de agentes infecciosos, se não sofrerem processos de descontaminação após cada uso. Os locais onde estes artigos são processados e as pessoas que os manuseiam também podem tornar-se fontes de infecção para hospedeiros suscetíveis. No mecanismo de transmissão de infecção nos hospitais, as mãos contaminadas do pessoal hospitalar….

  • Agentes da infecção hospitalar

    3425 palavras | 14 páginas

    respiratório 2- Transmição e Prevenção ARTIGO 3- 4- 5- Diferencias as definições: Definições:  Limpeza: Remoção de todo material estranho (exemplos: terra, matéria orgânica) dos artigos e equipamentos. Deve preceder qualquer processo de esterilização ou desinfecção. Pode ser realizada de forma mecânica ou manual ou através de produtos enzimáticos.  Descontaminação: a descontaminação e a desinfecção não são sinônimos. A descontaminação tem por finalidade reduzir o número de….

  • Enfermagem

    961 palavras | 4 páginas

    hospital quanto os pacientes internados, sujeitos à infecção. ■ É necessário o uso de medidas para a prevenção de infecções tais como: uso de equipamentos de biossegurança, lavagem das mãos, uso de técnicas assépticas, esterilização de materiais, desinfecção de ambientes, etc. ■ Infecção comunitária: Infecção constatada ou em incubação, no ato da admissão do paciente, que não tenha sido adquirida em internações anteriores no próprio hospital. ■ Infecção hospitalar: Qualquer infecção adquirida….

  • Biossegurança

    5989 palavras | 24 páginas

    ARTIGOS CRÍTICOS: São aqueles que entram em contato direto por penetração em tecidos e líquidos corporais e, portanto possuem alto risco para disseminação de infecção. É necessária a esterilização por meios físicos (autoclave), ou físico-químicos (óxido de etileno). São eles: Instrumental cirúrgico, pinças, tesouras, cabos de bisturi, pontas de eletrocautério, fios guias, videolaparoscópios, material para implante cirúrgico como próteses, placas parafusos. ARTIGOS SEMICRÍTICOS:….

  • diversos

    10456 palavras | 42 páginas

    SUMÁRIO Apresentação 07 Introdução 09 1. Métodos, produtos e processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde 11 1.1. Artigos 11 1.2. Superfícies 30 2. Seleção, escolha e aquisição de produtos químicos para limpeza, descontaminação, desinfecção e esterilização em estabelecimentos de saúde 33 2. l. Seleção 33 2.2. Critérios mínimos para aquisição 34 Quadros 37 Referências Bibliográficas 43 Bibliografia….

  • Artigos médicos hospitalares: críticos, semi críticos e não críticos

    491 palavras | 2 páginas

    RESUMO Artigos Médicos Hospitalares: Críticos, Semi Críticos e Não Críticos. Classificação de acordo com o grau de risco para o organismo e indicados os métodos com capacidade continua de descontaminação para que sua utilização seja feita com segurança. Classificação dos artigos: segundo o risco e potencial de contaminação. 1- Artigos Críticos -> Esterilização 2- Artigos Semi Críticos -> Desinfecção 3- Artigos Não críticos -> Limpeza Definições da classificação dos….

  • Segurança do trabalho

    9481 palavras | 38 páginas

    Ministério da Saúde Secretaria de Assistência à Saúde Departamento de Assistência e Promoção à Saúde Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde 2a Edição Brasília - DF 1994 © 1994. Ministério da Saúde1" edição - 1993É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.Tiragem: 30.000 exemplaresImpresso com recursos do Acordo de Cooperação Técnica Brasil/PNUD - Projeto BRA/90-32 Desenvolvimento….

  • processos de descontaminaçao

    1157 palavras | 5 páginas

    PROCESSOS DE DESCONTAMINAÇÃO E ESTERELIZAÇÃO As superfícies fixas com presença de MATÉRIA ORGÂNICA, em áreas críticas, semicríticas e não críticas, deverão sofrer DESINFECÇÃO e/ou DESCONTAMINAÇÃO e, posteriormente, LIMPEZA. ÁREAS CRÍTICAS Áreas que oferecem maior risco de infecção devido ao estado grave dos pacientes e aos procedimentos invasivos aos quais se submetem Ex. Laboratório ÁREAS SEMICRÍTICAS São as demais áreas onde se encontram pacientes, mas cujo risco de transmissão de infecção….

Outros Trabalhos Populares

Qual o conceito de descontaminação?

Descontaminação é um processo que consiste na remoção física dos contaminantesou na alteração de sua natureza química para substâncias inócuas.

Qual é o objetivo da descontaminação?

A descontaminação, nada mais é do que a continuação da limpeza, visa tornar mais seguro o manuseio dos objetos, diminuindo o risco de contaminação. É um processo conhecido como uma ação preventiva de biossegurança.

O que é descontaminação e esterilização?

A descontaminação, assim como a esterilização, é um processo rigoroso para eliminar vírus, fungos e bactérias através de agentes químicos ou altas temperaturas. A diferença é que a descontaminação acontece após os procedimentos, para tirar quaisquer resquícios de matéria orgânica que possa ter sobrado.

Quais as principais técnicas de descontaminação?

A descontaminação química é um dos melhores métodos para a maioria das operações de descontaminação: limpar com água à qual um ou mais agentes químicos adequados de limpeza foram adicionados. Esses métodos incluem descontaminação usando soluções químicas, géis químicos, descontaminação de espuma etc.