O que é necessário para que uma reação ocorra?

Imagine três situações diferentes:

(1ª) Ao colocarmos sódio metálico na água, a reação ocorre violentamente, de forma rápida;

(2ª) Ao abrirmos a válvula de um fogareiro, o gás irá escapar, porém a reação só ocorrerá se colocarmos um palito de fósforo aceso no queimador;

(3ª) Ao deixar um giz em contato com o ar, não acontecerá nada, nem mesmo se aproximarmos dele um palito de fósforo aceso.

O que essas três situações nos mostram? Que algumas reações ocorrem espontaneamente, como no primeiro caso. Já para que outras ocorram é necessário o fornecimento de energia, como no segundo exemplo. E, por fim, na terceira situação, vimos que nem todos os fenômenos resultam em reação química.

Assim, existem algumas condições necessárias para a ocorrência das reações, entre elas as principais são: natureza dos reagentes, contato entre eles e energia de ativação.

  • Natureza dos Reagentes ou “Afinidade Química” → No dia a dia observa-se que algumas substâncias possuem diferentes afinidades químicas umas com as outras, ou seja, a natureza dos reagentes define se há a possibilidade de reagirem entre si.

Como no caso do giz não existe afinidade química entre seus componentes e o ar, eles não reagem. Já o sódio é muito reativo tanto com a água como com o ar, assim ele precisa ser guardado em querosene, para não reagir com o oxigênio presente no ar.

  • Contato entre os Reagentes → Ácidos e bases reagem, pois eles possuem a afinidade citada no item anterior. Porém, se estiverem em frascos separados, não irão reagir. É fundamental que as espécies reagentes sejam colocadas em contato para que as partículas que formam seus aglomerados possam colidir umas com as outras, rompendo as ligações que existem e formando novas ligações (e, consequentemente, novas substâncias).
  • Energia de Ativação e Teoria da Colisão → Toda reação só ocorre se no sistema tiver uma energia mínima necessária, que varia de reagente para reagente. Essa energia é denominada energia de ativação.

No primeiro exemplo, a reação ocorre espontaneamente porque o próprio sistema já contém a energia de ativação necessária. No segundo caso, é necessário fornecer energia aos reagentes para que eles atinjam a energia de ativação. Isso é feito por meio da chama do palito de fósforo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Teoria das Colisões explica por que algumas substâncias têm afinidade química e outras não; e também como se obtém a energia de ativação para dar início à reação. Essa teoria explica que quando as moléculas dos reagentes colidem, para que seja uma colisão efetiva que rompa suas ligações e forme novas, tem que se dar com duas condições muito importantes: a energia envolvida na colisão tem que ser maior que a energia de ativação e deve ser uma colisão com orientação adequada. Se isso não ocorrer, a reação também não ocorrerá.

Para que uma reação química possa ocorrer é preciso que haja entre os reagentes:

Contato;

Afinidade química entre os reagentes;

Colisão favorável: as partículas, moléculas ou os íons devem colidir entre si em uma orientação favorável;

Energia de ativação.

VELOCIDADE MÉDIA

Dada a reação química: aA + bB → cC + dD

Definimos como Δ[C] = diferença entre as concentrações molares inicial e final da substância C.

Em uma reação química a velocidade está diretamente ligada a energia de ativação e ao complexo ativado.

Como estudar para o ENEM 2023?

Curso Preparatório completo ENEM VIP 2023

Em até 12x sem juros de

R$ 22,90

  • Aulas ao vivo toda semana
  • 4 créditos de redação mensais
  • 10 créditos extras
  • +15 mil exercícios com vídeo
  • Correção de redações nota 1000
  • Intensivo de redação
  • Simulados no modelo ENEM
Eu quero Saiba mais

Energia de ativação à É a menor quantidade de energia que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e assim formar os produtos.

Complexo ativado à Estado de transição formado entre os reagentes e produtos, cujo as ligações dos reagentes estão enfraquecidas e as do produto estão se formando.

FATORES QUE INFLUEM NA VELOCIDADE DAS REAÇÕES

São diversos os fatores que podem influir na velocidade de uma reação química, tornando-a mais rápida ou mais lenta. Os principais são:

CONCENTRAÇÃO E NATUREZA DOS REAGENTES

 Para que uma reação química se realize, é necessário que as ligações existentes nos reagentes sejam rompidas, possibilitando a formação de novas ligações que darão origem aos produtos.

Desse modo é fácil concluir que:

Quanto maior for o número de ligações a serem rompidas nos reagentes e quanto mais fortes forem essas ligações, mais lenta será a reação e vice-versa.

CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l)

(muito lenta a 20°C)

HCl+ NaOH(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)

(instantânea a 20°C)

Quando maior for a concentração dos reagentes, maior será o número de choques entre as moléculas, logo, maior a velocidade.

SUPERFÍCIE DE CONTATO

Chama-se superfície de contato a área de um determinado reagente efetivamente exposta aos demais reagentes.

Como a realização de uma reação química depende, fundamentalmente, do contato entre as substâncias reagentes, conclui-se que mantendo os demais fatores constantes:

Quanto maior a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior a velocidade da reação e vice-versa.

Exemplo: Deste modo, observa-se que a barra de ferro oxida-se muito lentamente, enquanto uma palhinha, também de ferro, oxida-se rapidamente, devido a maior superfície de contato entre o ferro, na palhinha, o oxigênio do ar e a umidade.

TEMPERATURA

Sendo a temperatura uma medida da energia cinética média das partículas de uma substância, um aumento de temperatura representa diretamente um aumento de energia cinética ou aumento do movimento das partículas.

Movimentando-se mais rapidamente, as partículas irão colidir com maior frequência e violência, o que acarretará um aumento na velocidade da reação.

Um aumento de temperatura aumenta a velocidade de reações químicas exotérmicas e endotérmicas, embora favoreça mais intensamente as reações endotérmicas.

CATALISADOR

São substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.

Os catalisadores criam um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe de maneira mais rápida.

O que é necessário para que uma reação ocorra?
<

O que e necessário para uma reação ocorrer?

Eles são basicamente quatro: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e energia de ativação.

Quando e que ocorre uma reação química?

Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes), resultando em um ou mais produtos. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.

Quais são as três condições necessárias para que haja uma reação explosiva?

Triângulo de Fogo: Para que ocorra a combustão de um gás são necessárias três condições, conhecida como o triângulo de fogo: A presença de gás inflamável em quantidade suficiente; A presença de ar (oxigênio) em quantidade suficiente; A presença de uma fonte de ignição.

O que promove as reações químicas?

Uma reação química, também chamada de fenômeno químico, é o processo que envolve a mudança ou transformação da matéria, alterando sua constituição em nível molecular. Ou seja, não é apenas uma mudança de estado — de sólido para líquido, de líquido para vapor — mas um rearranjo dos átomos.