O que fazer quando o percentil fetal baixo?

O baixo peso ao nascer, ou "bebê pequeno para idade gestacional", é um termo utilizado para recém-nascidos com menos de 2.500g, que podem ser prematuros ou não.

Na maior parte dos casos, o baixo peso é mais comum em bebê prematuros, mas pode acontecer em bebês de diferentes idades gestacionais, estando relacionado com a existência de problemas de saúde na mãe ou por situações capazes de afetar o desenvolvimento da gravidez como infecções urinárias repetidas, anemia grave ou trombofilia.

Após nascer, o bebê com baixo peso pode precisar ficar internado em uma unidade de terapia intensiva, dependendo das suas condições de saúde, entretanto, nos casos em que o bebê não apresenta complicações e tem mais de 2.000g, poderá ir para casa desde que os pais sigam as recomendações do pediatra. 

Crescimento do feto: o que pode atrapalhar? 

Hoje vou falar sobre o crescimento do feto, mais precisamente sobre a restrição ao crescimento fetal. 

Você conhece alguém que teve um bebê de baixo peso? Talvez você mesma já vivenciou isso. 

O bebê foi até o fim da gestação, mas nasceu com peso baixo, 2 kg, 2,1kg. 

Por que isso acontece?

O que é essa restrição de crescimento? 

Esse tem sido um diagnóstico muito mais comum hoje em dia, porque as mulheres têm tido seus filhos em idade mais avançada, talvez pelo estresse da vida moderna, por todos os fatores pró-inflamatórios, a poluição das cidades.

Para nós, médicos, a restrição de crescimento se divide em dois tipos: a precoce, que ocorre antes de 32 semanas, e a tardia depois, das 32 semanas. 

É interessante a gente fazer essa divisão porque as causas mudam.  

A restrição precoce normalmente está associada a patologias mais graves, ou de base materna ou infecciosas ou até alterações genéticas desses fetos. 

Já a restrição tardia está mais associada a um problema placentário ou até a uma questão de genética. 

Os pais são pequenos, então não vão ter um bebê gigante.

Então a gente tem que orientar a paciente para entender qual tipo de restrição ela tem, para a gente poder saber o que fazer. 

Existem condutas que nós podemos tomar para melhorar o crescimento do feto que vão ser mais efetivas, talvez, em um tipo do que em outros.

É importante que a paciente saiba que esse bebê deve ser acompanhado com doppler, muitas vezes semanalmente. 

O acompanhamento dessa gestação muda um pouco, para que esse feto ganhe o máximo de peso que a gente conseguir até o fim da gestação e, acima de tudo, que ele chegue mais próximo do termo possível. 

Muitas vezes durante o ultrassom a paciente fica triste porque acha que o feto está ganhando pouco peso, porém eles tendem a ter esse comportamento. 

A gente lembra que o importante é que ele consiga chegar até o termo. 

Mesmo com baixo peso ao nascimento o bebê que nasce de termo terá condições de um prognóstico muito melhor. 

Lembrando que o bebê que é restrito intra útero tende a ter um crescimento bom fora do útero, dependendo da causa da restrição de crescimento. 

Naqueles casos em que a restrição for por causa placentária, o crescimento tende a ser  normal depois de nascimento. 

É importante que a paciente não se desespere uma vez que veja que seu feto está com peso abaixo do percentil 10, que muitas vezes é o chamariz, é onde começa a investigação do diagnóstico. 

Também é fundamental que o obstetra esteja acostumado com esse tipo de situação. 

Essa passa a ser uma gestação de alto risco, como a gente chama, porém quando bem acompanhada e bem orientada o prognóstico pode ser bom e o resultado final também pode ser bom. 

Sem desespero, sem medo. Vamos acompanhar, vamos estar juntos nessa hora e as coisas tendem a dar certo. 

O que fazer para aumentar o percentil fetal?

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

O que fazer quando o percentil do bebê está baixo?

Tratamento da Restrição de Crescimento Intra-Uterino.
Compareça a todas as consultas de pré-natal. ... .
Igualmente controle os movimentos do seu bebê. ... .
Verifique se medicamentos que você usa são adequados para mulheres grávidas. ... .
Tenha uma alimentação adequada. ... .
Descanse bastante. ... .
Em síntese pratique hábitos de vida saudáveis..

O que pode causar percentil baixo?

Fatores de risco relacionados à placenta e ao útero Redução do fluxo de sangue no útero e na placenta; A placenta se desprende do útero (descolamento da placenta); A placenta se adere à parte inferior do útero (placenta prévia); Infecção nos tecidos ao redor do feto.

Quando se preocupar com percentil fetal?

Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado. Os bebês que estão abaixo do percentil 10 são bebês chamados pequenos para a idade gestacional, enquanto que os que estão acima do percentil 90 são considerados grandes para a idade gestacional.