O sindicato rural é responsável por defender o quê

ENTENDA NOSSA

missão

O Sindicato dos Produtores Rurais têm a responsabilidade de organizar, fortalecer e defender os interesses econômicos e políticos do agronegócio para proporcionar o pleno desenvolvimento econômico do setor. O SRU, casa do produtor rural, tem o compromisso de informar, prestar serviços de qualidade, qualificar e estimular a difusão de novas tecnologias para multiplicar a produção de alimentos, a rentabilidade, a eficiência e a sustentabilidade ambiental em consonância com o bem-estar da sociedade.

Visão

Protagonismo, inovação, produção economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa.

Faça parte

História

Sua primeira diretoria eleita em 68 era a mesma da ABCZ e tinha como presidente o saudoso Edílson Lamartine Mendes. Embora tivessem os mesmos diretores e funcionassem no mesmo prédio as entidades tinham ramos de atividades distintas. O Sindicato Rural veio para atender produtores que não eram criadores de Zebu. Ao todo eram 514 associados. Depois de Edílson Lamartine Mendes ocuparam a presidência do Sindicato nesses 37 anos: Randolfo de Melo Rezende, Joaquim Prata dos Santos, Hildo Totti, Ataíde Fatureto, Antonio José Loureiro Borges e Rivaldo Machado Borges Junior. Lideranças que fizeram da melhoria das condições de trabalho para o produtor rural seu objetivo maior e da representatividade política da classe uma grande conquista.Homens que não pouparam esforços para que Uberaba continuasse desenvolvendo e se tornasse hoje referência no agronegócio brasileiro. Em 2005 a entidade se transformou em Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. Hoje com 2540 associados presta serviços de contabilidade, serviços de nota fiscal,assessoria veterinária e assessoria jurídica. A solidificação da representatividade da entidade faz com que o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba participe das principais decisões políticas do setor em âmbito nacional, estadual e local. A parceria com o poder público municipal,a participação na diretoria da Faemg, o acesso ao Governo Federal.

  • F

    Responsáveis Administrativos

    Conheça nossos Colaboradores

    Diretoria:

    Diretoria Efetivos Conselho Fiscal Efetivos Delegados Representantes Efetivos
    Sergio Perrone Ribeiro
    João Carlos Leme Ribeiro
    Shinobu Ishihama
    Rodrigo Colicigno Ribeiro
    Virgilio Pimentel Itapema Alves
    Hiroshi Namekata
    Sergio Perrone Ribeiro
    Rodrigo Colicigno Ribeiro
    Suplentes Suplentes Suplentes
    Francisco José Leme Ribeiro Junior
    Rogério Lo Sardo Frias
    José Pinto Mourão
    Marcelo Perrone Ribeiro
    Wilson Fortini
    Paulo Ramos de Oliveira Filho
    Marcelo Perrone Ribeiro
    João Carlos Leme Ribeiro

    Coordenadora do SENAR Atendimento e Serv. Gerais Adm. Aux. de Limpeza Diretor e Engenheiro Agrônomo
    Rosali Aparecida Barbosa Roberta Marcondes Vieira Caio Rafael Rodrigo Colicigno Ribeiro

    O sindicato rural é responsável por defender o quê

  • H

    Documentos Importantes

    Confira os últimos Ofícios

  • a

    Classificados Diversos

    Classificados da área rural

  • K

    Torne-seum Associado

    Cadastre-se

SOBRE O SINDICATO

“O Sindicato Rural, entendido como uma instituição, representa um processo de mudanças sociais e econômicas introduzindo inovações através de suas atividades no meio ambiente da sociedade ligada a toda conjuntura agropastoril”. (VIEIRA,1994).

Os Sindicatos são associações civis formadas por membros de uma mesma classe ou categoria profissional e econômica, que visam coordenar, representar e defender os interesses e direitos de seus associados, relativos ao exercício de suas atividades.

Por sua vez, os sindicatos de empregadores e trabalhadores rurais visam congregar os membros das respectivas categorias, defender seus interesses de maneira organizada e solidária, em prol da valorização e desenvolvimento socioeconômico de seus membros, através do fomento da agropecuária em seus municípios.

O Sistema Sindical Rural é a voz e a força do produtor rural, sendo ele composto por Sindicatos Rurais Municipais, Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Objetivos

Destacam-se alguns objetivos básicos do Sindicato Rural:

► Congregar os membros da categoria de maneira organizada e solidária.

► Representar e defender os interesses do produtor, com vistas à sustentabilidade do setor agropecuário e à melhoria da qualidade de vida no setor rural.

► Representar a categoria junto aos conselhos, comissões, comitês, fórum de debates, programas e outros canais de representação, debater, reivindicar, sugerir, buscar respostas e apresentar sugestões para a solução dos problemas do setor rural.

► Promover o desenvolvimento da sociedade e do município.

► Consolidar as alianças estratégicas, relacionando-se com entidades privadas e públicas por meio de parcerias, na busca de soluções para os problemas rurais.

► Colaboração com os poderes públicos, como órgão técnico e consultivo, na busca de soluções para o setor.

► Introdução de inovações no meio rural.

► Desenvolver ações junto à categoria que promovam mudanças sociais e econômicas.

► Ação fomentadora de desenvolvimento técnico-científico e da categoria que representa a agropecuária.

► Ação de apoio, prestação de assistência e serviços à categoria.

► Transferência e divulgação de informações precisas à sociedade, aos produtores rurais.

► Promoção social e formação profissional do homem do campo.

Recursos Financeiros

As principais fontes de recursos financeiros de uma entidade sindical rural são:

– Contribuição Sindical Rural – CSR;

– Contribuição Confederativa;

– Contribuição Social (anuidades ou mensalidades fixadas aos seus associados);

– Sobras auferidas com a realização de eventos direcionados à sua categoria (leilões, exposições, feiras, semanas ruralistas, outros eventos);

– Aluguéis de imóveis;

– Donativos;

– Subvenções e convênios.Conheça mais sobre a atuação do Sindicato Rural:

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

O que os sindicatos protegem?

Os sindicatos protegem os direitos dos trabalhadores de uma categoria, negociando diretamente com os empregadores. Seus interesses dizem respeito sobretudo a defesa de direitos e negociação salarial; As Federações são associações criadas para defender interesses comuns aos sindicatos que as compõem.

Qual é o principal objetivo do sindicato?

Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, criadas para compensar o poder dos empregadores na relação contratual, sempre desigual e reconhecidamente conflituosa, entre capital e trabalho.

O que são os sindicatos e qual a sua função?

Um sindicato é uma forma de associação permanente entre pessoas físicas ou jurídicas que exerçam função em um mesmo ramo de negócio. Essa associação é criada com o papel de defender os interesses em comum de seus membros.

O que fazem as centrais sindicais?

As centrais sindicais são entidades que fazem parte da estrutura sindical brasileira, de representação geral dos trabalhadores e de abrangência nacional. Surgem a partir da compreensão de que a luta dos trablhadores não deve se limitar à pauta corporativista dos sindicatos.