Observe a imagem a seguir o contexto da Revolução Francesa a tomada da Bastilha significou

Grátis

81 pág.

Observe a imagem a seguir o contexto da Revolução Francesa a tomada da Bastilha significou

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 6 de 14

executadas na guilhotina. O órgão responsável pela condenação daqueles considerados traidores da pátria era o Tribunal Revolucionário. Por meio desse órgão, o Comitê executou, a princípio, grupos monarquistas, girondinos e moderados. Num segundo momento, essa prática se estendeu a vários grupos, mesmo aqueles mais próximos aos jacobinos. Líderes populares, como Danton, por exemplo, foram executados. Com as perseguições, os jacobinos perderam o apoio de vários grupos, inclusive dos sans-culottes.
No entanto, o governo jacobino não pode ser lembrado apenas pela repressão. Os jacobinos tomaram medidas que concretizaram o ideal iluminista de liberdade e igualdade perante a lei. A república jacobina aboliu a escravidão nas colônias francesas, aprovou o sufrágio universal masculino, confiscou terras da nobreza emigrada e as distribuiu entre os camponeses pobres.
 (
Robespierre,
 
o
 
Incorruptível
Maximilien de Robespierre nasceu na pequena cidade de Arras, em 1758, e foi um advogado de pouca
 
projeção até o advento da Revolução Francesa. Impulsionado pela luta dos sans-culottes, chegou ao
 
poder máximo da França 
revolucionária em 1793. Robespierre foi o principal líder dos jacobinos. Era ao
 
mesmo
 
tempo
 
amado,
 
odiado,
 
temido
 
e
 
respeitado.
 
Em
 
1794,
 
acusado
 
de
 
tirania,
 
foi
 
preso
 
e
 
guilhotinado
 
em praça pública de Paris, sob os aplausos da mesma multidão que o levara ao poder. Por sua vida
 
austera
 
e
 
seu
 
desprezo
 
pelo
 
dinheiro,
 
foi
 
chamado
 
de
 
“o
 
Incorruptível”.
 
Nos
 
vários
 
discursos
 
que
 
realizou
 
perante a Convenção Nacional, entre 1792 e 1794, principalmente sobre política, há muitas ideias e
 
denúncias que, séculos mais tarde, serviriam de base para a elaboração da Constituição de diversas
 
sociedades contemporâneas.
)
A radicalização do processo revolucionário assustou a burguesia. Os setores burgueses mais ricos desejavam acabar com as execuções, o congelamento dos preços e a mobilização popular para administrar seus negócios com tranquilidade.
Em 27 de julho de 1794 — 9 de Termidor no calendário da revolução —, os girondinos articularam um golpe que expulsou os jacobinos da Convenção. Assim, a ala moderada da burguesia reassumiu o poder. O novo governo perseguiu, prendeu e executou os jacobinos, inclusive seu líder, Robespierre, dissolveu os clubes políticos e eliminou as prisões arbitrárias. Os preços foram liberados e as execuções sumárias foram abolidas.
Em 1795, foi eleito o Diretório, governo formado por cinco deputados, e uma nova Constituição foi elaborada. Por meio dela, restabeleceu-se o voto censitário e consagrou-se a liberdade econômica. O governo do Diretório, no entanto, foi incapaz de garantir a estabilidade desejada pela burguesia. A moeda francesa estava desvalorizada, a desorganização na cobrança de impostos esvaziou os cofres públicos e a inflação não parava de crescer.
Além disso, os antigos monarquistas e os partidários dos jacobinos ameaçavam o governo estabelecido com levantes sociais constantemente. Com base na ideia de que apenas um governo forte restabeleceria a ordem, a grande burguesia apoiou um golpe para que o jovem general Napoleão Bonaparte assumisse o poder. Assim, em 10 de novembro de 1799 — 18 de Brumário no calendário da revolução
—, o Diretório foi extinto e iniciou -se o Consulado. Começava, assim, uma nova fase na história política da França — logo um império comandado por Napoleão.
Exercícios de Compreensão:
1- A situação política e financeira da França antes da revolução, podemos afirmar:
a- (	) A França mantinha as contas públicas equilibradas, porém a burguesia queria parte da riqueza do Estado.
b- (	) O país passava por uma grave crise, desencadeada pela guerra contra os americanos, que levou a grandes gastos com armamentos.
c- (	) A situação era grave na França, porém os ânimos se acalmaram quando o país venceu a Inglaterra na Guerra dos Sete Anos.
d- (	) Antes da revolução, o país passava por um cenário de crise econômica que agravava as desigualdades sociais, levando a revoltas que desencadearam um processo revolucionário.
2- Defina quem era e quais suas vantagens ou desvantagens perante a sociedade: a- Primeiro estado:
b- Segundo estado:
c- Terceiro estado:
3- O que eram os Estados Gerais? O que os representantes do terceiro estado reivindicavam?
4- Observe a imagem a seguir:
O contexto da Revolução Francesa, a Tomada da Bastilha significou:
Jean-Pierre Houël/Wikimedia Commons (Domínio público)
a- ( ) busca por libertar prisioneiros do rei, os quais auxiliariam na sua execução.
b- ( ) um símbolo político, já que o local havia recebido opositores ao governo absolutista.
c- ( ) a afirmação da importância da nobreza diante da sociedade francesa.
d- ( ) a libertação de um grande número de pessoas presas injustamente.
5- Quais eram os princípios defendidos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
6- Quando foi promulgada a primeira Constituição francesa? Quais eram as principais mudanças propostas nesse documento?
7- Por que o rei Luís XVI foi condenado a morte?
8- Quais eram as facções políticas na Convenção Nacional? Escolha três e explique os interesses políticos delas:
9- Quem foi Maximilien de Robespierre e qual foi o seu papel na Revolução Francesa?
10 - A burguesia francesa estava desejosa de paz. Desejava um regime de governo forte que reconduzisse a França ao caminho da normalidade. Alguns diretores – Sieyès, Roger Ducos e outros – prepararam o golpe que levaria Napoleão Bonaparte ao poder, realizado em 9 de novembro de 1799 (18 Brumário).
José Jobson Arruda. Nova História moderna e contemporânea. Bauru: Edusc, 2004. p. 190.
O texto refere-se ao golpe de 18 de Brumário, que contou com a participação de alguns diretores. Esse golpe de Estado tinha o objetivo de:
a- ( ) impedir que Napoleão Bonaparte se tornasse imperador da França.
b- ( ) restaurar o Antigo Regime, dando plenos poderes ao rei.
c- ( ) consolidar o poder político da burguesia e proclamar Napoleão Bonaparte como imperador da França.
d- ( ) libertar prisioneiros do rei, os quais auxiliariam na sua execução.
Fonte consultada:
Araribá mais: história: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Ana Claudia Fernandes. -- 1. ed. -- São Paulo Moderna, 2018.
Vontade de saber: história: 8o ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
www.m.brasilescola.uol.com.br
http://estude-net.blogspot.com/2011/06/o-que-foi-revolucao-industrial-leia-e.html https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UWGSKJ4kczo
Prof.ª Roseli
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU
Secretaria Municipal da Educação EMEF “Nacilda de Campos”
	8° ANO A
Professor(a): Vanderlei
	Período Letivo - 1° Bimestre
	
	De 19/04/2021 a 07/05/2021
NOME DO ALUNO:	TURMA: 	
GEOGRAFIA
Conteúdo
· Organizações Internacionais Políticas e Econômicas
Objetivo
· Identificar e reconhecer os organismos internacionais que regulam os aspectos políticos e econômicos dos Estados-Nações, no contexto da Geopolítica.
Obs: Geopolítica - Em linhas gerais refere-se às relações internacionais políticas, econômicas e militares dos Estados-Nações e o estudo dessas relações.
AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS
As relações entre os países são regulamentadas por tratados e acordos, que podem
ser bilaterais ou multilaterais.
As relações bilaterais ocorrem entre dois Estados e se baseiam em variados interesses:
comércio, imigração e segurança internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e regionais. Apesar de resultar da negociação entre dois Estados, muitas vezes os acordos bilaterais favorecem aqueles com economia mais desenvolvida.
As relações multilaterais, por sua vez, envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se caracterizam pela

O que significou a tomada da Bastilha na Revolução Francesa?

A tomada da Bastilha simbolizou a manifestação da insatisfação popular contra o Antigo Regime francês. No final do século XVIII, a França possuía um regime baseado no princípio da monarquia absolutista, no qual um rei concentrava todo o poder do Estado. Nesse período, a França era governada pelo rei Luís XVI.

Qual é o significado de Bastilha?

A Bastilha era uma prisão localizada em Paris onde ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do rei francês. Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX.

O que foi a tomada da Bastilha o que essa ação significou Brainly?

Resposta e Explicação: A Queda da Bastilha ou Tomada da Bastilha foi a derrubada da prisão-fortaleza Bastilha, pelo povo de Paris, em 14 de julho de 1789. Esta prisão simbolizava o absolutismo e arbitrariedade da justiça francesa. Sua queda se transformou num marco para o processo revolucionário francês.

O que a imagem representa no contexto da Revolução Francesa qual seria o significado da pedra carregada pelos personagens?

A charge representa a crítica sobre o pagamento dos altos impostos e do dízimo obrigatório pelo Terceiro Estado. Provavelmente, a pedra representa o peso desses tributos sobre o Terceiro Estado.