Papel encerado e o mesmo que papel manteiga

Estes dois papéis são conhecidos pela sua principal característica: ser transparente.
Mas qual deles é o ideal para a sua criação? Papel Manteiga ou Vegetal?

Confira abaixo algumas dicas, características e informações para ajudar você nessa escolha!

Papel Vegetal

O Papel Vegetal, também é conhecido pelo nome de papel de cera por possuir uma camada de cera, é semi transparente, muito semelhante ao papel manteiga, porém mais espesso. Pode ser encontrado em blocos, folhas avulsas ou em rolo.

Possui grande resistência ao tempo, permitindo, ainda, raspagens e correções. As dobras devem ser feitas com cuidado, para que não deixem marcas, e assim prejudicar o uso do papel.

Esse tipo de papel é ideal para o projetos arquitetônicos, assim como uso em convites de casamento, convites de 15 anos, formaturas, artesanato em geral e o que sua criatividade permitir.

Na Papel Avulso, temos disponível a mais nova linha de papel vegetal de alta qualidade. Nosso papel tem toque acetinado, fabricados com fibras de celulose pura e sem utilização de produtos químicos transluzentes. O Papel Vegetal Clear Plus aceita muito bem as dobras, devido sua ótima formação de folha e rigidez, e ainda apresenta excelente performance em todas as técnicas de impressão convencionais. 

Papel encerado e o mesmo que papel manteiga

Você provavelmente já viu este papel sendo usado de diversas formas diferentes, e uma novidade que temos por aqui são ainda as variações de cores, ou seja, Papel Vegetal Colorido, aqui na Papel Avulso temos ele disponível amarelo, branco clear plus e nude, olha que lindos!

Papel encerado e o mesmo que papel manteiga

Papel Manteiga

O Papel Manteiga, também conhecido como papel sulfurize ou papel croqui, é ideal para esboços manuais/croquis, que são os primeiros traços do seu projeto. Ele também é usado na construção de plantas arquitetônicas, por permitir a visualização sobreposta de desenhos.

Parece com o papel vegetal, sendo um pouco mais fino. Conta com boa transparência e também é disponibilizado em blocos, folhas avulsas (em vários formatos) ou rolo.

Aceita bem desenhos em nanquim, os lápis HB até o F e o hidrocor, mas não aceita aquarela. Por ser um papel fino, não permite correções no desenho feito a nanquim.

Como apresenta propriedades antiaderentes, também é muito utilizado na culinária, mas também quando se deseja transferir um desenho ou quando se quer deixar enfeites para bolos e doces secando, uma vez que suas propriedades impedem que eles grudem.

Papel encerado e o mesmo que papel manteiga

Para não esquecer!

O papel manteiga é facilmente confundido com o papel vegetal, mas apesar da aparência similar, cada um é destinado para tipos específicos de uso. 

O papel manteiga é aquele que apresenta uma superfície antiaderente, possui cor leitosa e conta com uma leve transparência. Enquanto o papel vegetal tem uma superfície mais lisa e sua transparência mais limpa.

Os dois papéis tem ótimas características para trabalhos com dobraduras, como convites de casamento, 15 anos, formatura e outros, assim como para a arte japonesa de origamis, dobraduras que podem representar animais, flores e objetos.

E para projetos com dobras mais elaboradas, que exigem mais de 50 dobraduras, são perfeitos para serem feitos com papel manteiga graças à resistência que ele oferece.

Atenção para não se confundir

Agora que você já sabe para que serve o papel manteiga e como usá-lo no dia a dia, cuidado para não confundi-lo com outros tipos de papéis no momento da compra. Como já citado, ele é parecido com o papel vegetal – muito usado para desenhos -, mas alguns ainda o confundem com o papel encerado ou mesmo com o sulfurizado.

O tipo encerado não é recomendado que seja usado no calor, enquanto que o sulfurizado até é indicado para uso culinário, mas corre o risco de pegar fogo ao contato com qualquer fonte de calor, como uma faísca, por exemplo. Ao contrário do papel manteiga pois eles não possuem tratamento especial que evita a inflamação.

O Papel Manteiga e Papel Vegetal são dois tipos de papel que não podem faltar para as suas criação, são considerados curingas para diversos tipos de trabalhos manuais. 

Gostou de saber para que serve o papel manteiga e o papel vegetal? Quer mais informações sobre esse produto? 
Então acesse:
Papel Manteiga
Papel Vegetal

Siga nossas redes sociais para saber das nossas novidades:

Instagram

Facebook

Pinterest

O que substituí papel manteiga?

Melhor que o papel manteiga, o papel toalha permite desenformar muito facilmente e sem sujeira, já que desgruda com facilidade e é um produto econômico que todos temos em casa.

Qual é o nome do papel manteiga?

Papel manteiga Também conhecido como papel sulfurize ou papel croqui, o papel manteiga é ideal para esboços manuais/croquis, que são os primeiros traços do seu projeto. Ele também é usado na construção de plantas, por permitir a visualização sobreposta de desenhos. Parece com o papel vegetal, sendo um pouco mais fino.

O que é papel papel manteiga?

Gente, o papel manteiga, conhecido também como papel vegetal, é feito de celulose e água. Ele é ideal pra substituir a manteiga na hora de untar a forma e assadeiras e preparar pratos doces e salgados! Tem uma textura antiaderente e é bem resistente ao calor, por isso, dá pra usar no forno à vontade.

Como é feito o papel encerado?

Papel de cera ou papel encerado é papel que foi revestido com uma camada de cera ou parafina para torná-lo à prova d'água. Sua impermeabilidade o torna um produto muito comum em cozinhas, pois permite que os alimentos sejam preservados mantendo a umidade dentro ou fora.