Para que é indicado chá de camomila com boldo?

Sofre com enxaqueca e quer saber quais são as opções de chá para dor de cabeça? Nós preparamos uma lista completa para você! A rotina tende a cansar o corpo e as tensões do dia-a-dia podem provocar dor de cabeça constante. Para se livrar de desconfortos como esse, é bom conhecer bebidas que auxiliam no relaxamento e ajudam a reduzir os incômodos da enxaqueca como medicamentos naturais. Veja abaixo qual chá é bom para dor de cabeça e tenha um dia mais tranquilo!

1. Camomila é uma opção de chá bom para dor de cabeça, pois reduz estresse e ansiedade, além de relaxar os músculos

O chá de camomila é famoso por seus diversos benefícios, como o alívio de dores estomacais e má digestão, assim como a redução do estresse, da ansiedade e da tensão muscular. Por ser considerada uma bebida relaxante, é uma ótima indicação de chá para dor de cabeça! A quantidade sugerida de ingestões por dia é de duas a três xícaras, no máximo.

2. Boldo possui ações antiespasmódicas e efeito calmante: use o chá para aliviar dor de cabeça

O boldo é ideal para quem quer acalmar os ânimos e relaxar o corpo após um dia intenso. A bebida possui propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o que ajuda a combater infecções e espasmos involuntários pelo corpo. O chá de boldo também auxilia no tratamento de incômodos gastrointestinais. O recomendado é tomar apenas 3 xícaras da bebida por dia, em horários variados.

3. Hortelã rende chá bom para dor de cabeça e trata insônia

O chá de hortelã é um potente alimento que atua fortemente contra a dor de cabeça. Por também possuir ações antiespasmódicas como o chá de boldo, a bebida auxilia no alívio de dores abdominais e referentes a cólicas menstruais. É um remédio natural que promove o descongestionamento nasal e pulmonar, além de ser um dos chás que combate a insônia e ajuda a melhorar a qualidade do sono do indivíduo. A ingestão máxima recomendada é de 1 litro por dia, aproximadamente 4 xícaras, em períodos espaçados.

4. Chá de gengibre alivia enxaqueca, pois é descongestionante e diminui pressão arterial

Dor de cabeça constante pode ser resultado de pressão arterial elevada ou de inflamações nos seios nasais, como as provocadas pela sinusite. O chá de gengibre promove o descongestionamento das cavidades nasais, o que reduz os pontos de inflamação na face. A bebida reduz consideravelmente até casos mais intensos de enxaqueca devido à diminuição da pressão arterial no sangue. O gengibre é também um alimento rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de ser muito indicado para tratar náuseas e vômitos. A quantidade indicada é de 2 xícaras de chá por dia.

5. Chá de erva-cidreira minimiza estresse e melhora qualidade do sono, sugestão perfeita de como parar dor de cabeça

O chá de erva-cidreira é famoso por ter efeitos calmantes significativos que melhoram a qualidade do sono. O alimento ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade no corpo e promove maior sensação de bem-estar ao organismo, fazendo dele um chá bom para dor de cabeça. É um ótimo anti-inflamatório e estimula o bom fluxo estomacal e intestinal. Deve-se consumir de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Existe bebida que mais combine com paz e bem-estar do que os chás? Relaxantes, revigorantes, nutritivos e saborosos, seus mais diversos tipos podem ser considerados calmantes naturais. Por isso, essa bebida milenar está muito presente no dia a dia de quem deseja manter o organismo equilibrado. Seja quente ou gelado, o chás são sempre boas escolhas quando o assunto é alimentação saudável!

Seja de folhas, ervas, flores, raiz ou sementes, existem chás dos mais variados tipos e gostos! Além de serem bebidas altamente saudáveis e naturais, eles possuem peculiaridades para cada necessidade do organismo, por exemplo: podem ser antioxidantes, energizantes, diuréticos, calmantes e expectorantes. A nutricionista Carolina Xavier separou uma lista de 10 tipos de chás que podem ser incluídos na nossa rotina e as propriedades de cada uma deles. Conheça os 10 tipos mais tradicionais de chás e os seus benefícios.

10 tipos de chás e seus benefícios

1 - Chá verde: Um dos mais conhecidos e talvez, o mais utilizado na alimentação saudável, a bebida possui efeito diurético, propriedades antioxidantes, ajuda a acelerar o metabolismo e atua na redução do colesterol: "Ideal para quem deseja queimar calorias e diminuir inchaço. Porém, contém cafeína e tem que ser usado com moderação. Deve ser evitado por quem tem sensibilidade ao componente", explica a profissional.

2 - Hibisco: Também usado por quem deseja diminuir as medidas, o chá de hibisco é preparado com a flor da planta e se destaca por ser consumido, na maioria das vezes, frio. Suas propriedades incluem ser diurético, ajudando no funcionamento dos rins, e a alta presença de agente antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das célula. Segundo Carolina Xavier, o chá de hibisco é indicado para acelerar o metabolismo e para diminuir a retenção de líquidos.

3 - Alfazema: Depois de um dia estressante e cheio de atividades, nada melhor do que um chá para acalmar e nos proporcionar uma noite relaxante! Para isso, invista no chá de alfazema! Com função calmante e antidepressiva, a bebida é muito utilizada para combater a insônia, dores de cabeça causadas por tensão e o estresse.

4 - Camomila: Assim como o chá de alfazema, a camomila é ainda mais tradicional para acalmar. "Possui propriedades levemente sedativas, contribui para aliviar dores e tônica para os nervos. É muito usada para combater a ansiedade, insônia, indigestão, cólicas menstruais, flatulência e dores causadas por gases", explica a nutricionista.

5 - Erva-doce (funcho): Além de ser uma receita certa da vovó para acalmar os ânimos, o chá de erva-doce também possui ação diurética e anti-inflamatória no organismo. Seu consumo é muito utilizado para melhorar o processo digestivo e para combater o excesso de flatulência. Para as mulheres que sofrem com as cólicas no período menstrual, o chá de erva-doce também pode ser um bom aliado.

6 - Tanchagem: Com propriedades medicinais e efeito cicatrizante, o chá da folha é uma boa opção para combater as doenças crônicas, tal como a bronquite, além de diminuir as alergias e tosses. Possui efeito levemente expectorante e também é utilizado para a cura de úlceras e feridas, ajudando no processo de cicatrização.

7 - Sálvia: Aliado da saúde feminina, já que ajuda no combate às cólicas menstruais e no alívio dos sintomas da menopausa, o chá de sálvia também é conhecido por facilitar o trânsito intestinal, favorecer uma boa digestão e diminuir a quantidade de gases. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, o chá de sálvia possui propriedades antisséptica e anti-inflamatória, sendo muito utilizado para o tratamento de aftas, garganta irritada e laringite.

8 - Salsinha: A salsa já é muito utilizada na culinária como tempero, porém, ela também pode ser utilizada como chá, sendo muito benéfica para nossa saúde. Com efeito diurético e antioxidante, a bebida pode ajudar a favorecer uma boa digestão além de ser utilizada para controlar a retenção de líquidos e ajudar na limpeza dos rins.

9 - Melissa: De sabor doce, o chá de melissa é extremamente saboroso e pode ser incluído em diversos momentos do dia. É uma ótima opção de bebida para combater a depressão, o estresse acumulado, a ansiedade e até a insônia. Suas propriedades possuem efeito calmante e hipotensiva, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

10 - Hortelã: Refrescante, saboroso e saudável, o chá de hortelã é muito utilizado para favorecer uma boa digestão, diminuir os enjoos e vômitos. "Possui propriedades anti-espasmódica e digestiva e pode ser usado para gripes, resfriados, indigestão, flatulência e falta de apetite", finaliza a nutricionista.

Restrições - Para as mulheres gestantes, antes de inserir a bebida no seu dia a dia, é necessário e imprescindível consultar o médico antes, visto que algumas plantas e flores podem ter efeito abortivo.

Para que serve o chá de camomila com boldo?

Boldo + Camomila + Genciana + Nux Vômica, para o que é indicado e para o que serve? Medicação auxiliar no tratamento das perturbações digestivas.

Quais os benefícios de tomar chá de boldo à noite?

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.

Pode tomar chá de boldo à noite para dormir?

Diurético: suas propriedades diuréticas atuam no melhor funcionamento do sistema urinário. Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono.

Para que serve o chá de boldo no corpo humano?

O corpo humano é uma estrutura complexa que nos permite realizar uma série de importantes atividades. Podemos andar, correr, lembrar fatos passados, comer, retirar oxigênio da atmosfera, pensar, entre várias outras atividades, tudo isso graças às várias células, tecidos, órgãos e sistemas que integram o corpo humano.