Para que serve um inalador e nebulizador?

No inverno, devido à baixa umidade do ar as pessoas que sofrem com doenças respiratórias, são prejudicadas ainda mais. Mas, nem todos sabem que muitas dessas doenças respiratórias podem ser aliviadas e até mesmo curadas com o uso de inaladores e nebulizadores.

O inalador é um aparelho utilizado para inalar remédios através de vapores. Basicamente, o objetivo dos dois aparelhos (inalador e nebulizador) é o mesmo, através do vapor. Os inaladores são pequenos e práticos de serem carregados para qualquer lugar, assegurando assim a saúde de quem precisa fazer uso dos equipamentos.

Para que serve um inalador e nebulizador?

Aproveite Ofertas Selecionadas para Curtir o Verão!

Na verdade não há uma diferença prática entre os dois, sendo que nebulizador é um termo menos usado e menos conhecido, e foi substituído pela maioria das pessoas pelo termo inalador, por ser mais simples e fazer mais sentido com a função do aparelho em si.

Entenda melhor a função:

A função dos inaladores/nebulizadores é fazer com que um determinado tipo de remédio chegue aos pulmões do paciente e penetrem nos brônquios tendo assim uma resposta ao tratamento mais eficaz. Esses aparelhos são destinados ao combate de doenças respiratórias como a asma e bronquites.

O uso desses inaladores é recomendado para todos os portadores de doenças respiratórias. Mas, é válido lembrar que fazer auto-medicação é prejudicial e que é necessário sempre consultar um médico e seguir as recomendações que ele designar.

Qual é a vantagem de se ter um nebulizador em casa?

A nebulização é uma forma de administrar medicamentos por via inalatória e pode ser útil no tratamento, em especial das crianças pequenas ou quando há dificuldade no uso de sprays. Uma nebulização feita correta e precocemente pode evitar a ida ao pronto socorro.

Também proporciona resposta rápida e com poucos efeitos colaterais. Deve-se lembrar que a nebulização também é um remédio e só deve ser feita sob orientação médica. Além disso, deve-se obedecer as normas de esterilização do aparelho.

E qual é a vantagem de se ter um inalador em casa?

A mesma de se ter um nebulizador. Há dois tipos de inaladores: os que funcionam por meio de ar comprimido e os que funcionam por meio de ultra-som.

A diferença entre esses dois é basicamente o seu método pelo qual os remédios são passados para a forma de aerossol.

O uso dos inaladores de ar-comprimido costumam ser mais simples, porém alguns especialistas afirmam que a eficácia dos inaladores que funcionam por ultra-som é maior e o efeito se dá mais rapidamente, pois esse segundo sistema de funcionamento consegue fazer com que o remédio a ser ingerido pelo corpo se quebre em partículas menores que entram mais facilmente no organismo.

O objetivo principal de ambos os aparelhos é auxiliar no tratamento de pacientes. Devem ser usados com cautela e sempre a partir da recomendação de especialistas.

Em épocas de quedas de temperaturas bruscas e tempo seco, é natural que as pessoas sintam alguns desconfortos respiratórios. O lado bom é que, graças à evolução da tecnologia, hoje existem equipamentos capazes de ajudar na prevenção de problemas de saúde.

No Brasil, por exemplo, ainda existem muitas dúvidas sobre as diferenças entre inaladores e nebulizadores, quais são suas funções e por que há tantos tipos diferentes no mercado.

A Omron Healthcare Brasil, explica que os termos são sinônimos, sendo que cada um deles é usado com mais frequência em diferentes regiões do Brasil.

Indo para um lado um pouco mais técnico, os especialistas da Omron explicam que o conceito de nebulização refere-se ao método usado para transformar um medicamento líquido em micropartículas.

O ponto é que, no processo de administração de uma dose, a pessoa respira — inala — a substância nesse estado vaporizado.

É possível ainda deparar-se com o termo aerossol, que se refere às partículas dispersas no gás. Em todo caso, inaladores e nebulizadores são a mesma coisa: um equipamento que realiza esse processo para permitir que um medicamento seja administrado em uma pessoa por meio do sistema respiratório.

Mas por que a estratégia de utilizar o inalador ou o nebulizador é eficaz?

Os especialistas da Omron, a grosso modo, afirmam que o objetivo é facilitar a absorção pelos pulmões. “Podemos fazer um paralelo com medicamentos em comprimido e gotas.

A versão líquida costuma ser indicada quando é importante que o sistema digestivo absorva a substância com mais rapidez e menos esforço”, explicam.

É importante notar que nem todo inalador/nebulizador funciona da mesma maneira.

O aerossol — ou névoa —, criado pelo equipamento, é formado por micropartículas tão pequenas que o tamanho é medido em μm (micra).

Para que o vapor seja inalado, essas partículas devem ter um diâmetro entre 1 e 5 micra, pois, acima disso, elas se depositam nas vias aéreas, na parte superior do sistema respiratório.

Já as menores que 1 mícron podem chegar aos alvéolos, mas tendem a voltar junto com o ar expirado. Por isso, o inalador/nebulizador deve produzir uma grande proporção de partículas cujo tamanho fique dentro desse intervalo.

Os especialistas da Omron explicam que existem diferentes formas de alcançar o objetivo dos inaladores e nebulizadores, ou seja, de administrar um medicamento por meio do aerossol.

Diferentes equipamentos

No entanto, para cada estratégia, há um tipo diferente de equipamento.

O Compressor, também conhecido como pneumático ou de ar comprimido, o inalador compressor tem um motor interno que, como o nome sugere, comprime o ar.

O equipamento fica acoplado a um kit micronebulizador. Ao soltar o ar comprimido, ele controla a pressão e a vazão para que o medicamento seja expelido em forma de vapor.

Já o Ultrassônico é um modelo que adota um sistema de vibração de alta frequência, que transforma o medicamento em aerossol. Uma particularidade é que ele precisa de água para controlar sua temperatura e evitar o superaquecimento.

Entretanto, o inalador ultrassônico tem uma vantagem interessante: ele é mais silencioso.

Ao contrário do modelo compressor, ele não é indicado para qualquer medicamento. Corticoides, por exemplo, podem ter sua eficiência diminuída — nesse caso, o compressor é o mais indicado.

Por fim, o Rede Vibratória é um inalador que usa um sistema similar é o de rede vibratória. Essa pequena malha é a responsável por vibrar e, assim, transformar o medicamento em névoa fina. O sistema é bem estável, o que gera um aproveitamento maior do medicamento.

Qual a diferença entre o nebulizador e o inalador?

Existem diferenças entre inaladores e nebulizadores? De forma bem objetiva, a resposta é não. Os termos inalador e nebulizador são sinônimos, sendo que cada um deles é usado com mais frequência em diferentes regiões do Brasil.

Qual a função do nebulizador e inalador?

Tanto o inalador quanto o nebulizador são usados pra levar medicamento pros pulmões. E esse medicamento pode ser tanto os que agem rapidamente em caso de doenças, como os do tipo prolongados, feitos pra quem sofre de asma ou bronquite.

Qual é a função de um inalador?

O inalador facilita a chegada mais rápida do remédio aos brônquios melhorando a respiração. Esse aparelho também pode ser utilizado para a inalação apenas com soro fisiológico.

Quando a inalação é indicada?

Veja, a seguir, para quais casos a inalação em casa pode ser feita..
Bronquite. ... .
Asma. ... .
Enfisema pulmonar. ... .
Sinusite. ... .
Alergias..