Pode tomar chá da folha da amora todo dia?

Utilizada no preparo de geleias e compotas, a amora é uma frutinha mais comum em regiões de clima mais fresco e que pode ser considerada fonte de nutrientes como vitamina C e potássio. Mas além da fruta, a ciência tem estudado outro componente da amoreira capaz de combater doenças e infecções.

Trata-se do chá de folha de amora, feito por meio de uma infusão com o intuito de prevenir problemas relacionados a saúde urinária e ao ciclo menstrual. Mas será que ele realmente é eficaz no alívio de sintomas?

Para entender um pouco mais sobre os benefícios e riscos do consumo desse chá, listamos a seguir os principais mitos e verdades da folha de amora, baseado em estudos científicos:

4 mitos e verdades sobre o chá de folha de amora

Pode tomar chá da folha da amora todo dia?

Imagem: Shutterstock

Tomar chá de folha de amora é bom para a infecção urinária.

Parcialmente verdade. Uma das recomendações para quem está com um caso comprovado de infecção urinária é ingerir mais líquidos, e o consumo de chás contribui muito para isso. Além disso, estudos comprovam que a folha de amora possui um efeito funcional e antibacteriano.

Porém, não existem pesquisas que comprovem a relação direta entre o consumo desse tipo de infusão com a melhora dos sintomas da infecção no sistema urinário.

Leia também: suco de cranberry é bom para quem está com infecção urinária?

Verdade. Estudos apontam que o extrato proveniente das folhas de amoreira negra pode ser indicado para o alívio de sintomas da menopausa, como os fogachos ou ondas de calor. Porém, é indicado recomendação nutricional e endócrina para o uso desse tipo de suplemento.

Gestantes podem consumir o chá sem riscos.

Mito. Não há uma quantidade segura de consumo em grande parte dos chás de ervas para gestantes, pois muitos podem conter propriedades abortivas. Sabe-se também que o consumo das folhas de amora em grandes quantidades pode interferir em vários processos metabólicos.

Confira ainda: nosso guia de alimentação saudável para gestantes

A infusão de folha de amora faz mal para a pele.

Mito. O efeito, na verdade, pode ser o contrário. Uma pesquisa comparou o consumo do extrato de amora junto ao endro (ou dill), uma erva aromática. Como resultado, eles se mostraram complementares, sendo ideais para promover a elasticidade da pele.

Veja também: conheça os alimentos que fazem bem para a pele

Quer saber mais sobre fitoterapia? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Magdalena P. et al. Blackberry Leaves as New Functional Food? Screening Antioxidant, Anti-Inflammatory and Microbiological Activities in Correlation with Phytochemical Analysis. Antioxidants, 2021.

Masoomeh K. et al. The effect of herbal tea capsule on menopause hot flashes. J Family Med Prim Care. 2018.

Sidney O. et al. A fitoterapia morus nigra: como alternativa no tratamento dos sintomas da menopausa. Brazilian Journal of Development, 2021.

Berna T. et al. Frequently Used Herbal Teas During Pregnancy – Short Update. Medeni Med J. 2020

Meza D. et al. A blackberry–dill extract combination synergistically increases skin elasticity. International Journal of Cosmetic Science, 2020.

O chá de folha de amora é uma bebida natural rica em diferentes vitaminas e minerais. A árvore amoreira sempre foi essencial para a produção da seda, uma vez que serve de abrigo para a criação dos bichos-da-seda. Mas as suas folhas também rendem uma receita maravilhosa e muito benéfica para a saúde! Confira:

Benefícios do chá de folha de amora

Bom para a pele

As vitaminas e os antioxidantes presentes no líquido ajudam a manter a pele hidratada, bem como fortalecem as estruturas de colágeno.

Reforça a saúde

A amora concentra vitaminas C e do complexo B, além de potássio. O que é especialmente bom para reforçar a imunidade, prevenir doenças vasculares e do sistema nervoso, auxiliar no bom funcionamento da tireoide, contribuir para a manutenção do cérebro e controlar a pressão arterial.

Ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue

O chá de folha de amora antes e depois das refeições auxilia no equilíbrio da glicose (açúcar) no sangue.

Diminui os sintomas da TPM e da menopausa

Dor de cabeça, cólica, irritação, insônia e até ondas de calor: esses são alguns dos sintomas das duas condições que podem ser amenizados com a ajuda do chá. Mas vale lembrar que ele não substitui o tratamendo convencional indicado pelo médico, viu?

Leia também: Frutas e verduras da estação têm mais sabor e nutrientes

Como fazer chá de folha de pitanga

É sempre bom consultar um médico ou um nutricionista antes de adicionar receitas e bebidas no cardápio, mesmo que elas sejam naturais. Isso porque algumas substâncias podem ser contraindicadas para grupos específicos. O especialista também recomendará a quantidade ideal a ser consumida por dia.

Ingredientes:

  • 2 col (sopa) de folhas de amora higienizadas;
  • 250ml de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, esquente a água até levantar fervura. Em seguida, desligue o fogo, acrescente as folhas e abafe por alguns minutos. Por fim, coe e beba.

O que acontece se tomar chá de folha de amora todos os dias?

O consumo em excesso (mais de três xícaras ao dia) pode provocar náuseas, vômitos, desconforto no estômago, diarreia, toxicidade hepática (fígado) e alterar a absorção de cálcio e ferro. Para preservar absorção normal de cálcio e ferro pelo organismo evite consumir o chá de amora durante as refeições.

Quanto tempo posso tomar o chá da folha de amora?

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Pode tomar o chá de amora todos os dias?

Contraindicações do chá de amora De acordo com Liliane Opperman, não há contraindicações conhecidas em relação ao chá de amora.

Quantas vezes por semana posso tomar chá de folha de amora?

Modo de fazer e consumo O chá de amora pode ser feito a partir das folhas ou frutos. Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água. Caso queira adicionar a fruta, não existe uma quantidade máxima permitida, mas o ideal é não passar de uma colher de sopa por dia.