Por que a assinatura digital e a certificação digital são imprescindíveis para sites de comércio eletrônico e internet banking?

O QUE É CERTIFICADO DIGITAL E SUA IMPORTÂNCIA
 
Por que a assinatura digital e a certificação digital são imprescindíveis para sites de comércio eletrônico e internet banking?
Certificado digital é um documento eletrônico seguro que identifica pessoas, empresas, sites, sistemas e informações no universo digital. Permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

CERTIFICADO DIGITAL VEIO PARA FICAR, SAIBA QUE:
Simplifica a rotina do dia a dia, reduzindo custos.
O papel está sendo substituído pelo digital: Exemplos:
Contratos que eram assinados em 3 (três) vias, agora são feitos pela internet, com validade jurídica e segurança.
O reconhecimento de firma fica dispensado com a assinatura digital.
Sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente, menos gasto de papel, mais economia com serviços de moto boy, táxis, viagens, estadias, etc, evita desperdícios de tempo e dinheiro.


Por que a assinatura digital e a certificação digital são imprescindíveis para sites de comércio eletrônico e internet banking?
CREDIBILIDADE PARA PESSOAS, EMPRESAS E PARTES ENVOLVIDAS

O selo de site seguro é mais confiável para os visitantes, e é usado pelos principais sites de e-commerce, bancos e seguradoras, bem como para o pequeno e micro empresário.
Compras em lojas passam a ser feitas em um clique.

USO E VANTAGENS DO CERTIFICADO DIGITAL!

Permite para as pessoas, empresas e profissionais liberais e autônomos assinar, enviar e acessar eletronicamente, alguns exemplos:

  • E-mails
  • Internet banking
  • Declaração de Imposto de Renda
  • SPED Fiscal e Contábil
  • Notas fiscais - NF-e
  • Conectividade Social
  • Apólices de Seguro
  • Contratos de Câmbio e de qualquer natureza
  • Obter certidões
  • Cadastrar procurações
  • Procurações eletrônicas para participar de assembléias de acionistas
  • Acompanhar processos tributários e outros
  • Consultar e atualizar cadastros
  • Proteger o prontuário médico eletrônico do paciente
  • Operações do comercio exterior (Siscomex)
  • INPI - cadastramento da marca
  • Concessão de Bolsas de estudo em cursos de graduação (ProUni)
  • Obrigações acessórias: DCTF, DIRF, DACON, DIMED, DIMOB

SOLUÇÃO EFICAZ PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS, AUTÔNOMOS E EMPRESAS:

Por que a assinatura digital e a certificação digital são imprescindíveis para sites de comércio eletrônico e internet banking?
  • Advogados: Processos Eletrônicos
  • Médicos, clínicas e hospitais: prontuários eletrônicos
  • Corretores e Seguradoras: apólices eletrônicas
  • Bancos e sites de e-commerce: acesso mais seguro
  • Assinatura de contratos entre empresas
  • Assinatura de contratos entre empresas e clientes (pessoas físicas)

BENEFÍCIOS DE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA COM CERTIFICADO DIGITAL.
COM O CERTIFICADO O USUÁRIO PODE:

Por que a assinatura digital e a certificação digital são imprescindíveis para sites de comércio eletrônico e internet banking?
  • Regularizar a situação no mesmo dia com a Receita, caso caia na malha fina
  • Monitorar todo o processo da declaração do início ao fim
  • Criar um canal direto de comunicação com a Receita (caixa postal do contribuinte)
  • Obter cópias das declarações anteriores
  • Eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras
  • Acompanhar a restituição com mais rapidez

OUTROS USOS DO CERTIFICADO DIGITAL:
Por que a assinatura digital e a certificação digital são imprescindíveis para sites de comércio eletrônico e internet banking?
  • Alteração de endereço no CPF
  • Complementação de informações cadastrais no CPF
  • Consulta de informações cadastrais no CPF
  • Opção pelo domicílio tributário eletrônico
  • Consulta a pendências - Situação Fiscal Previdenciária
  • Extrato de Processamento da DIRF
  • Opção de impressão da DIRPF
  • Retificação de pagamento - REDARF

Quem jamais esqueceu uma senha? Afinal, usamos a imprescindível combinação de letras, números e/ou sinais para diversas atividades no dia a dia, tudo para nossa segurança. Entre elas, ter acesso ao e-mail, desbloquear o smartphone, fazer login no notebook e entrar no Internet Banking, para citarmos apenas algumas. Da mesma forma, precisamos dela para utilizar o Certificado Digital. Portanto, com tantas senhas para lembrar, não é incomum que sejamos vítimas de um lapso de memória, que nos faça errar a combinação. No caso do documento eletrônico, três erros seguidos o bloqueiam se for do tipo A3, sabia? Pois se você ainda não havia passado por isso e seu Certificado Digital foi bloqueado, saiba o que fazer!

A senha do Certificado Digital

O Certificado Digital é um documento eletrônico que atesta a autenticidade de uma pessoa ou empresa no mundo virtual. Criado para facilitar vários processos burocráticos de forma remota, é extremamente seguro, inviolável e possui total validade jurídica.

Neste texto, vamos tratar exclusivamente dos dois tipos mais comuns de Certificados Digitais: o A1 e o A3. Ambos necessitam de uma senha para serem utilizados, mas o esquecimento dela impacta de forma diferente neles. Confira de que maneira isso ocorre.

O tipo A1

O Certificado Digital do tipo A1 – instalado diretamente no computadornão é bloqueado se várias tentativas incorretas forem efetuadas na inserção da senha. Portanto, se o usuário não se lembrar de jeito nenhum da combinação, não terá como recuperá-la. Isso acontece por força da Lei, já que nenhuma Autoridade Certificado pode manter uma cópia de um Certificado Digital ou de sua respectiva senha.

Portanto, em caso de esquecimento, o usuário precisará ir pessoalmente a uma Autoridade de Registro – seja a que emitiu seu Certificado Digital ou a CertiRio, caso queira fazer a emissão com a maior Autoridade do Registro do Rio de Janeiro – munido de documentos com fotos. Assim, poderá emitir um novo Certificado Digital junto ao agente de registro.

O tipo A3

Se com o Certificado Digital do tipo A1 não há problema em errar várias vezes a senha, com o A3 – que se vale de mídias como token e cartão – a história é bem diferente. Afinal, se a senha for digitada de forma errada por três vezes seguidas, o Certificado Digital é bloqueado automaticamente na mídia. Isso acontece para que a segurança em torno dele seja total, o que proporciona confiança absoluta.

Para o Certificado Digital A3, são utilizadas duas senhas. Vamos ver como cada uma delas age no que diz respeito à utilização do documento eletrônico.

A senha PIN

Inicialmente, para a utilização do Certificado Digital é utilizada a senha PIN (Personal Identification Number ou Número de Identificação Pessoal, numa tradução livre). Se, contudo, a inserção da senha PIN for incorreta por três vezes seguidas, o documento eletrônico é bloqueado.

Então, uma quarta tentativa já não será permitida. É uma segurança também existente, por exemplo, em cartões de crédito e de débito de bancos.

A senha PUK

Após a digitação errada do PIN por três vezes, o usuário ainda tem a possibilidade de desbloquear o Certificado Digital por meio da senha PUK (PIN Unlock Key ou Chave de Desbloqueio do PIN, numa tradução livre). Ela é transmitida ao proprietário no momento da compra do documento eletrônico. Portanto, basta digitá-la e tudo ficará bem.

Se, no entanto, a senha PUK também for digitada de forma errada por três vezes seguidas, o Certificado Digital será imediatamente inutilizado. Neste caso, será preciso adquirir um novo junto à Autoridade de Registro.

Dicas para evitar que o Certificado Digital seja bloqueado

Há maneiras bastante práticas de evitar que o Certificado Digital seja bloqueado. Portanto, se você seguir estas dicas, certamente não terá problemas:

– Anote as senhas PIN e PUK do seu Certificado Digital em um papel e guarde-o em um lugar seguro, ao qual apenas você tenha acesso;

– Escreva as senhas em um arquivo do Word e salve-o em um serviço na “nuvem”, como o Dropbox, o Google Drive, o OneDrive ou o Mega, pois assim poderá acessá-las de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Por fim, há ainda uma forma de você conseguir reaver seu Certificado Digital sem precisar pagar por outro em caso de perda ou esquecimento da senha. Para isso, basta adquirir o seguro S.Plus ao comprar o Certificado Digital junto à CertiRio, pois ele assegura uma nova emissão do documento eletrônico. No caso do tipo A1, se perder o Certificado Digital ou esquecer a senha. Já no A3, se perder ou inutilizar a mídia com o Certificado Digital, ou se a senha PUK for bloqueada.

Portanto, não se desespere. Se seu Certificado Digital for bloqueado, conte com a CertiRio para que esse problema seja rapidamente minimizado!

Qual a importância da certificação digital para a empresa e para os clientes?

Com ele, é possível agilizar processos, reduzir custos e, principalmente, garantir a validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados, pois identifica de forma inquestionável pessoas e empresas no meio eletrônico. É como um “RG do mundo digital”.

Qual é o propósito do uso de assinaturas digitais para assinatura de código?

Assinatura de código garante que uma parte do código não tenha sido alterada e determina se o código é confiável para um propósito específico. Se o código do aplicativo / software for adulterado ou alterado após a assinatura digital, a assinatura aparecerá inválida e não confiável.

Para que serve o uso do certificado digital?

O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

Qual a diferença de assinatura digital e certificado digital?

A assinatura digital é utilizada para validar a autenticidade e integridade de uma mensagem, software ou documento digital. Em relação a usabilidade, uma assinatura digital é amplamente usada para assinar documentos digitais compartilhados na internet. Já o certificado digital é a sua identidade em meio eletrônico.