Por que o cloreto de sódio sólido não conduz corrente elétrica enquanto que quando diluído em água conduz corrente elétrica?

As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas. A sua formação depende de dois constituintes principais, o soluto e o solvente.

  • Soluto

O soluto, que é considerado o dispersor, pode ser definido como a substância dissolvida, ou seja, a que se distribui no interior de outra substância na forma de pequenas partículas. Essas partículas devem apresentar o diâmetro de até 1 nanômetro (1nm = 10-9 metros), o que significa que, mesmo com um ultramicroscópio, somente uma única fase ao longo de toda a solução é vista.

Além disso, em razão do tamanho das partículas dispersas, essas misturas não podem ser separadas por meio de técnicas físicas, como a filtração, a decantação e a centrifugação, mas somente por meio de técnicas químicas, como a destilação. Assim, as partículas não se sedimentam com o passar do tempo, mas ficam suspensas ao longo de toda a sua extensão.

  • Solvente

O solvente é a substância chamada de dispersante, ou seja, é a que permite que o soluto distribua-se em seu interior.

Exemplos de solutos e solventes

Um exemplo de solução bem simples que ajuda na compreensão do papel do soluto e do solvente é uma mistura de água e sal. Quando o sal está separado, nós visualizamos seus cristais, mas, ao adicioná-lo à água, ele “some”, ou seja, distribui-se na água. Suas estruturas são separadas e ficam de um tamanho tão pequeno que não é possível visualizá-las. Desse modo, concluímos que o sal é o soluto, e a água é o solvente.

A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente. A gasolina usada atualmente, por exemplo, contém cerca de 25% de etanol (álcool) dissolvido nela, ou seja, nesse caso, o soluto é o álcool e o solvente é a gasolina. Esse fato também evidencia que geralmente o solvente está em maior quantidade que o soluto, apesar disso não ser uma regra geral.

Além disso, os solutos que se dissolvem na água são polares, assim como a água. Por outro lado, os solutos apolares dissolvem-se apenas em solventes apolares. Essa é uma regra conhecida como “semelhante dissolve semelhante”. É por isso que o óleo (apolar) não se dissolve na água (polar).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificações das soluções quanto ao tipo de soluto dissolvido

Dependendo do tipo de soluto que está dissolvido no solvente, a solução formada pode ser eletrolítica (conduz corrente elétrica) ou não eletrolítica (não conduz corrente elétrica).

a) Solução eletrolítica

A solução eletrolítica também é chamada de solução iônica porque apresenta íons (espécies químicas com cargas elétricas que são responsáveis por conduzir corrente elétrica). Para formar esse tipo de solução, o soluto pode ser iônico, isto é, formado por íons, ou molecular e sofrer ionização.

Um exemplo de soluto iônico é o sal de cozinha (NaCl). Ao ser colocado na água, ele tem o seu ânion Cl- atraído pela parte positiva da água (H+), enquanto seu cátion Na+ é atraído pela parte negativa da água (oxigênio). Após essa separação, esses íons ficam dispersos, o que configura o fenômeno chamado de dissociação iônica.

Por que o cloreto de sódio sólido não conduz corrente elétrica enquanto que quando diluído em água conduz corrente elétrica?

Dissociação iônica do sal na água

Um exemplo de soluto molecular é o HCl, cuja fórmula é formada por uma ligação covalente ou por um compartilhamento de um par de elétrons entre o H e o Cl, o que significa que não há íons. Todavia, ao entrar em contato com a água, ele reage e forma os íons H+ e Cl-.

b) Solução não eletrolítica

No entanto, vale ressaltar que as soluções não eletrolíticas ou moleculares são formadas unicamente pela dissolução de solutos moleculares que não reagem com a água.

É o caso do açúcar (sacarose – C12H22O11) quando dissolvido em água. Inicialmente os seus cristais estão muito agrupados, mas, em água, eles separam-se até ficarem imperceptíveis. Porém, suas moléculas não se rompem e continuam sendo C12H22O11. Como não há íons, a solução não conduz eletricidade.
Uma solução não precisa necessariamente possuir somente um soluto, mas podem haver vários solutos dispersos em um único solvente. Um exemplo é a água mineral, que possui diversos sais dissolvidos nela.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

779 palavras 4 páginas

Engenharia Ambiental
Período: 1º Noturno - Profª MSc.: Adriana Maria Meneghetti
Química Aplicada – Estudo Dirigido - 15/06/2006
1- A água pura é má condutora de corrente elétrica. O ácido sulfúrico puro (H2SO4) também é mau condutor. Explique o fato de uma solução diluída de ácido sulfúrico, em água, ser boa condutora de corrente elétrica. Resolução: A água e o ácido sulfúrico, quando puros, não conduzem eletricidade, porque são substâncias moleculares. Juntando-se as duas substâncias, a água provoca ionização do ácido sulfúrico e, em conseqüência, a solução passa a conduzir a corrente elétrica. Exercício Resolvido 2- À temperatura ambiente, o cloreto de sódio, NaCℓ, é sólido e o cloreto de hidrogênio, HCℓ, é um gás. Estas duas substâncias podem ser líquidas em temperaturas adequadas.
a) Por que, no estado líquido, o NaCℓ é bom condutor de eletricidade, enquanto, no estado sólido, não é?
b) Por que, no estado líquido, o HCℓ é um mau condutor de eletricidade?
c) Por que, em solução aquosa, ambos são bons condutores de eletricidade?
3- Considere cada uma das seguintes substâncias, todas no estado sólido: cloreto de sódio, diamante, iodo e sódio.
a) Cite o sólido que não conduz corrente elétrica, mas se torna bom condutor quando fundido. Justifique o fato de a substância ser condutora no estado líquido.
b) Cite o sólido cujo cristal é mantido coeso, principalmente por interações de Van der Waals. Justifique sua resposta. 4- Alguns compostos, quando solubilizados em H2O, conduzem eletricidade. Dos compostos abaixo:
I. Na2SO4
II. O2
III. C12H22O11
IV. KNO3
V. CH3COOH
VI. NaCℓ
Formam solução aquosa que conduz eletricidade:
a) Apenas I, IV, VI;
b) Apenas I, IV, V, VI;
c) Todos;
d) Apenas I e VI;
e) Apenas VI.
5- Dissolvendo-se 600 moléculas de uma substância em água verificou-se que 15 moléculas sofreram dissociação. Qual é o grau de ionização (α) da substância em questão? Trata-se de um eletrólito forte ou fraco? 7- Com

Relacionados

  • CAFE SOLUVEL

    874 palavras | 4 páginas

    CAFÉ SOLÚVEL Discentes: Adriane Cristina Pereira Ivna Moreira Corrêa Jaíne Martins Castro Juliana Teixeira Gonçalves Urutaí 04/2015 Introdução O café solúvel em pó ou spray dried é o produto obtido por processo no qual o extrato de café, no estado líquido, é pulverizado em atmosfera aquecida, para através da evaporação da água, formar partículas secas. O café solúvel granulado ou aglomerado é o produto obtido por processamento, no qual as partículas de café solúvel spray dried são….

  • Proteínas solúveis

    1733 palavras | 7 páginas

    UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DO SINOS – UNISINOS ALINE WILLERS JONATAN PACINI MAGALE HOFFMANN ISOLAMENTO DE PROTEÍNAS SOLÚVEIS São Leopoldo 2013 ALINE WILLERS JONATAN PACINI MAGALE HOFFMANN ISOLAMENTO DE PROTEÍNAS SOLÚVEIS Relatório Acadêmico em Bioquímica Experimental dos Alimentos em Engenharia de Alimentos na Universidade do Vale do Rio do Sinos Orientador: Mário Frota Jr. São Leopoldo 2013 RESUMO Para extrair proteínas cloroplásticas e proteínas citoplasmáticas….

  • Toxinas Soluveis

    1137 palavras | 5 páginas

    enzimas que catalisam determinadas reações bioquímicas. As exotoxinas são produzidas no interior de algumas bactérias em sua maioria, por bactérias gram positivas como parte de seu crescimento e metabolismo, e só liberadas no meio circundante. São solúveis em líquidos corporais, o que facilita sua difusão no sangue e assim sucessivamente no corpo. Para imunizar as exotoxinas o corpo produz anticorpos chamados antitoxinas. Existem exotoxinas que são alteradas por substâncias químicas que perdem….

  • Fibras Solúveis

    526 palavras | 3 páginas

    Fibras solúveis Aline Alcântara Andreza Oliveira Angélica Silva Introdução  Fibras alimentares (FA) tem despertado e renovado interesse especialistas da área de nutrição e saúde , Pesquisas tem evidencia dos efeitos e benefícios da FA para prevenir e tratar a doença do cólon reduzir o risco de câncer e melhora o controlar a diabetes de mellitus. Consu mo de fibras (OMS) Recomendaç ão Pessoa adulta normal 27 a 40g Por dia 25g mais 400 g frutas e vegetais….

  • Oleo Soluvel

    6244 palavras | 25 páginas

    DANÚBIA ALBINO PATRÍCIA BANHETI DIOGO RENATA DUARTE DE FARIAS REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO SOLÚVEL SEMI-SINTÉTICO Trabalho apresentado ao Conselho Regional de Química – IV Região como parte dos requisitos exigidos para concorrer ao Prêmio CRQ-IV de 2011. Orientador: Engenheiro Químico- Felipe Ezequiel Pereira dos Santos São Paulo, 01 de fevereiro de 2011 Reaproveitamento do óleo solúvel semi- sintético Resumo Nas últimas décadas, devido a grande competitividade, a globalização da economia e a….

  • Cafe soluvel

    1417 palavras | 6 páginas

    Fluxograma de processamento de café solúvel As etapas da linha de processamento seguem abaixo: Recepção dos grãos e Limpeza Na recepção dos grãos é feita análise dos defeitos visuais, a qual se procede da seguinte maneira: espalha-se uma amostra em mesa própria para classificação, provida de boa iluminação. Em seguida….

  • Café Solúvel

    792 palavras | 4 páginas

    Crescimento populacional Apesar do crescimento significativo da população em quase 140 anos, entre 2000 e 2010 o Brasil registrou crescimento médio anual de 1,17% - a menor taxa observada na série. No período, as maiores taxas de crescimento foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%). As dez Unidades da Federação que mais aumentaram suas populações se encontram nessas regiões: Amapá (3,45%), Roraima (3,34%), Acre (2,78%), Distrito Federal (2,28%), Amazonas (2,16%), Pará….

  • Por que os nitratos são solúveis?

    502 palavras | 3 páginas

    FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS NATALIA ALVES DOS SANTOS POR QUE OS NITRATOS SÃO SOLÚVEIS? SALVADOR 2013 Por que todos os nitratos são solúveis? Silva, L. A.; Martins, C. R.; Andrade, J. B. Química Nova, Vol. 27, No 6, 1016-1020, 2004 Why all nitrates are soluble? Abstract: Nitrates are salts formed by cations and anions with substantially….

  • Sílica solúvel no solo

    2451 palavras | 10 páginas

    1 SÍLICA SOLÚVEL EM SOLOS ( ) BERNARDO VAN R A I J e 2 OTÁVTO A NTÔNIO DE C AMARGO ( ) , Seção de Instituto Pedologia, Agronômico SINOPSE • D eterminou-se a s ilica solúvel n os h orizontes superficial e B d e 44 p erfis d e solos d o E s t a d o d e São P a u l o . A e xtração d a s ilica c om s olução 0,0025M d e c loreto d e c álcio evitou a d ispersão d os s olos e f orneceu resultados e m m édia a penas 8 % m enores d o que a s ilica solúvel e m á g u a . 2….

  • Cafe soluvel economia

    602 palavras | 3 páginas

    O consumo do café solúvel cresce em ritmo acelerado em todo o mundo, a taxas de 3% anuais, mas o Brasil, que já foi o maior exportador do produto, está perdendo espaço neste promissor mercado. Somos alvo de injustificável discriminação comercial da União Europeia, sem uma efetiva reação do governo, que adota postura de nação coadjuvante, não de líder emergente. Enquanto indústrias europeias exportam livremente café industrializado para o Brasil, não há contrapartida para a sobretaxa de 9% que a….

Outros Trabalhos Populares

Porque cloreto de sódio sólido não conduz eletricidade?

Os sólidos iônicos conduzem pouca eletricidade porque, nesses caras, as cargas estão muito presas, não existe mobilidade. A gente viu que eles se organizam em sólidos onde cada íon ocupa uma posição bem definida. Por isso o NaCl sólido é um mau condutor.

Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade Mas quando dissolvido em água conduzem?

Quando eles estão no estado sólido, os elétrons estão fortemente unidos, mas quando dissolvidos na água ocorre a dissolução do composto e a existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, promovendo, assim, a condução de eletricidade.

Por que os compostos iônicos não conduzem corrente elétrica no estado sólido?

Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade. Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.

Porque o cloreto de sódio quando fundido conduz corrente elétrica?

Porque quando o cloreto de sódio esta fundido,ele sofre um processo chamado de dissociação iônica, essa dissociação iônica separa os íons dos elementos que sofrem esse processo,assim os íons ficam soltos,por isso conduzem corrente elétrica.