Por que o processo de reprodução é fundamental para que haja a manutenção da vida de uma espécie?

Ao responder aos exercícios sobre reprodução, tenha em mente a diferença principal entre organismos que fazem reprodução assexuada e aqueles que possuem reprodução sexuada.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

A reprodução é a capacidade de um ser vivo de produzir descendentes, ou seja, de propagar a sua espécie. Por muito tempo, acreditou-se que micro-organismos eram incapazes de se reproduzir, entretanto, hoje se sabe que até mesmo bactérias apresentam reprodução. Nesses organismos, geralmente, observa-se a divisão de uma célula em duas, em um tipo de reprodução conhecido como

a) reprodução assexuada.

b) partenogênese.

c) conjugação.

d) reprodução sexuada.

e) enxertia.

ver resposta


Questão 2

Quando analisamos um grupo de bactérias que se reproduzem assexuadamente, verificamos que nem todas são idênticas, sendo esse um dos motivos que levam, por exemplo, ao surgimento de superbactérias. Essa variabilidade genética é conseguida graças

a) à mistura do material genético de diferentes indivíduos.

b) às mutações.

c) à combinação.

d) às adaptações direcionadas.

e) ao uso e desuso de estruturas.

ver resposta


Questão 3

Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?

a) Sim, pois na reprodução sexuada obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.

b) Sim, pois o contato com os gametas ocorreu fora do corpo do animal.

c) Não, pois a reprodução assexuada é exclusiva das bactérias.

d) Não, pois, em uma reprodução sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.

e) Não, pois mesmo que não ocorra transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas que exista um macho e uma fêmea.

ver resposta


Questão 4

(Fatecs) Considere os seguintes processos:

I. Uma planária fragmenta-se em três pedaços, originando três novas planárias.

II. Uma população de microcrustáceos é formada somente por fêmeas que põem ovos dos quais se desenvolvem novas fêmeas.

III. Um rato macho acasala-se com uma fêmea, produzindo seis filhotes.

Pode-se afirmar, com certeza, que a variabilidade genética é uma das características dos descendentes resultantes somente de

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

ver resposta


Questão 5

(Fuvest) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. Como apenas um organismo está envolvido na reprodução das bactérias e não há a junção de gametas, dizemos que se trata de uma reprodução assexuada.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. As mutações são responsáveis por modificações em organismos que se reproduzem assexuadamente. Sem mutações, os indivíduos formados são idênticos, uma vez que não há combinação de material genético.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Na reprodução assexuada, não ocorre transferência de material genético, diferentemente da sexuada.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Em I e II, não há variabilidade, pois apenas um indivíduo é responsável por gerar outros. Já em III há uma combinação do material genético do macho e da fêmea.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “d”. Na reprodução sexuada, ocorre a fusão de gametas e, consequentemente, a fusão de núcleos celulares haploides.

voltar a questão


Por que o processo de reprodução é fundamental para que haja a manutenção da vida de uma espécie?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

A diversidade de organismos vivos na Terra é impressionante, assim como a variedade de modos de vida e de reprodução. Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução assexuada e sexuada.

Leia também: Gametogênese – processo de produção dos gametas

Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.

Por que o processo de reprodução é fundamental para que haja a manutenção da vida de uma espécie?
A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada.

Existem vários mecanismos de reprodução assexuada, a saber:

  • Divisão binária: também chamada de bipartição, fissão ou cissiparidade, é um modelo de reprodução em que um indivíduo divide-se ao meio, dando origem a um descendente idêntico. Esse processo de reprodução é comum em bactérias e protozoários.

  • Brotamento: Brotos surgem na superfície de um organismo e formam outro indivíduo. Esse broto pode soltar-se ou permanecer conectado ao organismo adulto, o que ocasiona a formação de colônias. A reprodução por brotamento ocorre com frequência em cnidários e também ocorre em algumas espécies de plantas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Esporulação: No processo de reprodução por esporulação, são formadas células reprodutoras especializadas que são liberadas e germinam quando encontram um ambiente favorável. Essas células, denominadas de esporos, são capazes de gerar outro indivíduo. A produção de esporos é observada em fungos, algas e protozoários.

  • Fragmentação: um novo organismo forma-se a partir do fragmento de outro. Esse processo, comum em alguns invertebrados, pode ser observado, por exemplo, em planárias.

  • Propagação vegetativa: Semelhante à fragmentação, entretanto, é típica das plantas. Nesse processo, um pedaço de caule ou raiz é suficiente para dar origem a outro indivíduo. Como exemplo de organismo que se reproduz por propagação vegetativa, temos a bananeira e a cana-de-açúcar.

  • Partenogênese: Nesse tipo de reprodução, o gameta feminino é capaz de se desenvolver sem precisar de um gameta masculino. Como exemplo de organismos que se reproduzem dessa forma, podemos citar as abelhas e algumas espécies de peixes, anfíbios e répteis.

Veja também: Como é o processo da fertilização in vitro?

Reprodução sexuada

Por que o processo de reprodução é fundamental para que haja a manutenção da vida de uma espécie?
Quando há o encontro de gametas, a reprodução é do tipo sexuada.

Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. Esse tipo de reprodução é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Porque a reprodução é importante para a manutenção das espécies?

Em Biologia, a reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes. Portanto, o mecanismo reprodutivo é importante principalmente para dar continuidade às espécies e aumentar o número de indivíduos.

Por que a reprodução sexuada é tão importante para a manutenção da biodiversidade?

Importância da reprodução sexuada A reprodução sexuada, por envolver a fusão de gametas, promove maior variabilidade genética, não sendo observada a formação de clones, como na reprodução assexuada. Essa variabilidade genética é importante para que a seleção natural possa atuar.

Qual é a finalidade da reprodução humana?

O objetivo da reprodução é a geração de novos indivíduos. Uma questão de extrema atualidade é a caracterização do momento em que o novo ser humano passa a ser reconhecido como tal. Atualmente podem ser utilizados dezenove diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida de um ser humano.

O que é o processo de reprodução dos seres vivos?

A reprodução dos seres vivos é um processo biológico através do qual os organismos geram descendência, que é de vital importância para perpetuar as espécies. São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.