Por que Redi utilizou um frasco de vidro aberto e um frasco de vidro fechado

Antes de alguns cientistas comprovarem que um ser vivo surgia somente de outro ser vivo preexistente, muitas pessoas acreditavam que isso não pudesse acontecer e que os seres vivos como moscas, rãs, cobras etc. surgiam a partir da matéria bruta. Essa teoria ficou conhecida como Teoria da abiogênese, também chamada de Teoria da geração espontânea.

O fato de os seres vivos surgirem a partir da matéria bruta não convenceu alguns cientistas, que, a partir de experimentos, começaram a tentar provar que um ser vivo só nascia a partir de outro ser vivo da mesma espécie, teoria chamada de Teoria da biogênese. Um dos primeiros cientistas a realizar experimentos para comprovar essa teoria foi o médico italiano Francesco Redi.

Antes de começar seus experimentos, Redi observou algumas carnes em decomposição. Durante sua observação, ele viu que várias moscas sobrevoavam aquelas carnes e que alguns vermes apareciam nelas depois de algum tempo. Redi pensou então que os vermes que surgiram na carne não eram resultado de uma transformação da carne em decomposição, como todos acreditavam, mas sim descendentes das moscas que a sobrevoaram.

Para comprovar essa teoria, Redi colocou restos de matéria orgânica como carnes e peixes em frascos, tampando a boca de alguns com gaze, enquanto os outros ficaram abertos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que Redi utilizou um frasco de vidro aberto e um frasco de vidro fechado

Em seu experimento, Redi tampou alguns frascos e deixou outros abertos para ver o resultado

Após alguns dias, Redi observou que a matéria orgânica que estava dentro dos frascos cobertos com gaze estava intacta e sem nenhum indício de vermes. No entanto, vários vermes tinham surgido na matéria orgânica presente nos frascos sem gaze. Diante disso, Redi concluiu que, se os vermes realmente surgissem a partir da transformação da matéria orgânica em decomposição, todos os frascos deveriam ter apresentado vermes e não só os que estavam descobertos.

Dessa forma, Redi conseguiu comprovar que os vermes que surgiram na matéria orgânica em decomposição faziam parte do ciclo de vida das moscas e, portanto, não surgiram da transformação da matéria orgânica em decomposição.

Aprovite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Índice

Introdução

A origem da vida no planeta é assunto de interesse científico desde os primórdios de sua existência. A Terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, sendo a teoria mais defendida atualmente a do Big Bang.

Após a grande explosão, o planeta era uma massa incandescente que passou por resfriamento após inúmeras tempestades. É especulado que o primeiro ser vivo, após o resfriamento do planeta, tenha surgido há aproximadamente 3,8 bilhões de anos.

Estudos para tentar explicar a origem da vida no planeta necessitam de um campo interdisciplinar, envolvendo, além da biologia, conceitos químicos, físicos e até geológicos.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que é a Abiogênese?

Os primeiros estudos acerca da origem da vida ocorreram ainda no período clássico. Aristóteles propôs que a vida surgia espontaneamente de qualquer matéria orgânica existente.

Para o filósofo, as folhas das árvores que caíam nos rios transformavam-se em cisnes; a carne podre deixada ao relento gerava larvas e girinos; e sapos surgiam espontaneamente em poças de água ou do lodo presente em pequenos lagos. Essa teoria em que a vida surgia espontaneamente ficou conhecida como “Teoria da Geração Espontânea”, ou Abiogênese.

Além de Aristóteles, Descartes e posteriormente, Isaac Newton, também eram adeptos dessa teoria. Eles acreditavam que todo indivíduo era dotado de um “princípio vital” ou “princípio ativo”. Esse princípio era fundamental para sua existência, e poderia ser encontrado no ambiente ou em qualquer matéria orgânica.

Apesar de muitos adeptos, outros pesquisadores não concordavam com a teoria e, a partir do século XVII, alguns cientistas tentaram comprovar com procedimentos específicos a veracidade da Abiogênese. Entre os experimentos, dois se destacaram: o experimento realizado por Francesco Redi e o experimento realizado por Louis Pasteur.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Como foi o experimento de Francesco Redi?

Francesco Redi era um cientista italiano que buscou testar se a teoria da Abiogênese era de fato válida. Para isso, ele tentou comprovar uma das hipóteses dada por Aristóteles: a de que vermes surgiam espontaneamente na carne deixada no ambiente.

Redi utilizou frascos de vidro, nos quais colocou carne crua ou restos de animais mortos. Alguns vidros ele vedou com gaze, e outros ele deixou abertos. Ele observou nos vidros abertos que as moscas presentes no ambiente pousavam sobre a carne e, posteriormente, surgiam as larvas.

Nos vidros vedados, as moscas eram impedidas de pousar sobre a carne e as larvas não apareciam. Redi concluiu que, ao pousar na carne, as moscas depositam seus ovos, de onde surgem as larvas, comprovando que a vida só se origina de outra pré-existente e refutando a "Teoria da Geração Espontânea”, que começou a perder credibilidade.

Experimento de Redi, por Douglas Senna

Qual foi a Teoria de Pasteur?

Em 1745, o cientista John Needhan, adepto da teoria da Abiogênese, inferiu que fervendo caldos nutritivos, destruía-se o "princípio vital" existente no meio, impossibilitando a geração de vida espontânea posteriormente.

Pasteur refutou completamente a teoria da Abiogênese no século XIX. O cientista utilizou caldos nutritivos e os depositou em uma garrafa específica, chamada “Balão do tipo Pescoço de Cisne”.

Ao ferver o caldo, o pescoço do balão era retirado. Posteriormente, notava-se o aparecimento dos microrganismos no caldo. Ao repetir o experimento sem a retirada do “pescoço de cisne”, os microrganismos não apareciam.

Pasteur concluiu que os microrganismos que surgiam no caldo eram provenientes do próprio ar que entrou em contato com o caldo depois da retirada do pescoço de cisne. Pasteur não só refutou a teoria da Abiogênese, como ainda comprovou que não havia "princípio vital" responsável por gerar vida espontaneamente presente em matérias orgânicas.

Por que Redi utilizou um frasco de vidro aberto e um frasco de vidro fechado
Experimento de Pasteur

Dessa forma, ficou comprovado que a vida não surge espontaneamente, mas sempre é descendente de uma vida anterior.

Qual é a teoria da Biogênese?

Após a queda da Teoria da Geração Espontânea, outra teoria ganhou mais adeptos. Ela ficou conhecida como Teoria da Biogênese e admitia, com comprovações experimentais, que a vida surgia por meio de outra pré-existente.

Ou seja, um indivíduo só era gerado a partir de outro indivíduo anterior. Essa teoria, que é aceita inclusive atualmente, ajuda no entendimento de diversos temas dentro da biologia, como genética e evolucionismo, por mais que ainda não explique como surgiu o primeiro ser vivo no planeta.

Atualmente, se aceita que o primeiro indivíduo foi formado ao acaso, por meio da formação de aminoácidos submetidos às condições extremas da atmosfera e da crosta terrestre primitiva.

Esses aminoácidos se ligaram, formando as primeiras proteínas, que então se organizaram em um meio nutritivo, como uma “sopa orgânica”.

Esse aglomerado proteico começou a realizar processos metabólicos e, em algum momento da história, surgiu o material genético, provavelmente por um processo semelhante à formação dos primeiros aminoácidos.

Com isso, teria surgido o primeiro organismo. Um ser primitivo, unicelular, procarioto e que realizava quimiossíntese e fermentação. Desse organismo primitivo, teriam descendido todos os demais organismos, extintos ou não, inclusive o homem.

Exercício de fixação

UFU/MG

Receita de Jean Baptiste van Helmont, séc. XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como “princípio ativo” e dentro de 21 dias, a partir da camisa e do trigo, nascerão vários camundongos. O texto acima exemplifica:

A teoria da biogênese.

B teoria da abiogênese.

C teoria da pré-formação.

D hipótese heterotrófica.

E hipótese autotrófica.

Por que Redi utilizou um frasco de vidro aberto e um de vidro fechado?

Redi utilizou frascos de vidro, nos quais colocou carne crua ou restos de animais mortos. Alguns vidros ele vedou com gaze, e outros ele deixou abertos. Ele observou nos vidros abertos que as moscas presentes no ambiente pousavam sobre a carne e, posteriormente, surgiam as larvas.

Porque Redi manteve alguns frascos tampados e outros aberto?

Passados alguns dias, Redi verificou que nos frascos destampados, nos quais as moscas entravam e saíam livremente, o cadáver estava repleto de vermes, e nos frascos tampados ele observou que não havia surgido nenhum verme.

Qual o objetivo do experimento de Redi?

Francesco Redi foi um cientista que tentou provar que um ser vivo só surge a partir de outro por meio de um experimento em que utilizou carne e frascos abertos e fechados. Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea.

Por que foi importante deixar o vidro aberto no experimento de Pasteur?

Foi importante manter o frasco aberto porque os defensores da teoria da abiogênese alegavam que um vidro com tampa impede a entrada do “princípio ativo”, segundo eles uma força vital não material. Com o experimento, Pasteur provou que seres vivos se originam de outros preexistentes, no caso, micro-organismos do ar.