Quais as características das grandezas escalares e vetoriais?

Quais as características das grandezas escalares e vetoriais?

Uma das coisas que faz muita gente errar em conta é confundir grandezas escalares e vetoriais. Para ajudá-lo nas questões de Física do Enem, preparamos uma explicação para você!

Grandezas escalares são aquelas que podem ser definidas apenas com um valor e sua unidade de medida. Se te perguntam a temperatura, é comum responder 23ºC, por exemplo. Não vemos necessidade de ter mais nenhuma informação.

Outros exemplos de grandezas físicas são: massa (90 kg), volume (3 litros), distância (60 km), tempo (90 minutos), etc.

Já as grandezas vetoriais necessitam, além do valor e da unidade de medida, informar o sentido e a direção. Elas podem ser representadas por um vetor.

Um exemplo de grandeza vetorial é a força. Imagine uma brincadeira de cabo-de-guerra, como a da imagem abaixo:

Quais as características das grandezas escalares e vetoriais?

Faz sentido dizer que o jogo acabou porque uma das pessoas puxou a corda com uma força de 40 N? Para sabermos qual lado ganhou, precisamos também informar em qual direção e sentido a força de 40 N foi aplicada. Por exemplo: foi aplicada uma força de 40 N na direção horizontal e no sentido da direita. Agora sim!

Aliás, veja a representação de um gráfico para ficar bem clara a diferença entre direção e sentido:

Quais as características das grandezas escalares e vetoriais?

Mais exemplos de grandezas vetoriais são: velocidade, aceleração, campo elétrico e campo magnético, entre outros.

Essa foi nossa dica de hoje, não se esqueça que para fixar tais conteúdos é necessário resolver exercícios sobre o assunto. Você pode obtê-los baixando edições passadas do Enem ou adquirindo nossas Apostilas que trazem mais de 900 questões das últimas 5 provas do exame resolvidas e explicadas em detalhes!

Licenciatura em Física (UNESP, 2010)

Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, ou seja, que pode ser representado por um número. Um sentimento não pode ser medido, mas a temperatura de uma pessoa sim. Quando uma medida pode ser determinada apenas pelos dados numéricos e a unidade de medida, sem que seja necessário saber sua orientação, trata-se de uma grandeza escalar.

Se uma pessoa informar que possui 70 kg já é o suficiente para entender que é sua massa, não importando a distribuição dela, onde está, ou para onde vai. Ao contrário de quando alguém diz que está indo para algum lugar, em que surge a pergunta: para qual lugar? Por onde está indo? De que modo vai? Entre outros questionamentos, pois é necessário saber a localização a se chegar, bem como uma orientação. Assim, a massa é um exemplo de grandeza escalar, mas o deslocamento não.

Estas grandezas que necessitam de mais informações (orientações), além do valor numérico e a unidade de medida, como o exemplo do deslocamento citado acima, são denominadas grandezas vetoriais. Elas precisam informar o número, a unidade de medida, a direção e o sentido. Grandezas vetoriais não serão abordadas neste estudo.

As grandezas escalares mais comuns e suas unidades no S.I. estão listadas abaixo:

Grandeza escalar Unidade (S.I.)
massa quilograma
tempo segundo
temperatura Kelvin
área m² (metro quadrado)
volume m³ (metro cúbico)
energia Joule
carga elétrica Coulomb

Algumas grandezas escalares são sempre positivas, como massa, área e volume. Outras, no entanto, podem ser positivas ou negativas, como a temperatura, o tempo e a carga elétrica, Veja os exemplos a seguir:

  • Exemplo 1: -2ºC num dia frio ou 28ºC em um dia quente;
  • Exemplo 2: -10, -9, -8, -7... Como no caso da partida de foguetes, a contagem regressiva;
  • Exemplo 3: carga negativa de -5 C ou carga positiva de 3 C.

Têm grandezas que podem ser tanto escalares como vetoriais, como o caso da velocidade, a qual sendo usada no sentido de rapidez é um escalar, mas exigindo orientação é um vetor. Já outras grandezas são exclusivamente escalares, como o tempo, por exemplo.

Leia também:

  • Grandezas físicas
  • Grandeza vetorial

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/grandeza-escalar/

As grandezas vetoriais representam tudo aquilo que pode ser medido (mensurável) e necessita de uma direção e sentido. As grandezas vetoriais se diferenciam das grandezas escalares por necessitares de sentido.

Essa relação com o modo, o sentido e a direção é chamado de vetor. Na matemática, o vetor é uma reta que possui uma direção. Por exemplo, do ponto A para o ponto B e é representada por vet(AB).

Grandezas vetoriais e grandezas escalares

As grandezas escalares assumem um sentido completo a partir de sua medida (módulo). É o que ocorre com grandezas como: tempo, temperatura, massa e volume.

Outras grandezas físicas necessitam, além do módulo, de um sentido e uma direção para serem compreendidas. Essas são chamadas de grandezas vetoriais.

O vetor é uma reta orientada que possui uma direção, um sentido e um módulo. É a forma de representar as grandezas vetoriais.

Quais as características das grandezas escalares e vetoriais?
Os vetores variam de acordo com seu sentido e direção

Exemplos de grandezas vetoriais

São alguns exemplos de grandezas físicas que necessitam de sentido e direção:

Grandeza VetorialDefiniçãoUnidade de Medida
VelocidadeDistância percorrida por um corpo em um espaço de tempo. m/s; cm/s, km/h…
AceleraçãoTaxa de variação de velocidade. cm/s2 (Gal); m/s2…
ForçaEnte responsável pelo movimento ou deformação de um corpo. N, kgf, dina, lbf…
Campo ElétricoCampo de força provocado pela ação de forças elétricas. N/C, V/m…
Campo MagnéticoCampo de ação do magnetismo criado por uma carga magnética. A/m, Oe

Interessou? Veja também:

  • Vetores
  • Vetores: soma, subtração e decomposição
  • Aceleração
  • Força Normal
  • Campo Elétrico
  • Campo Magnético

Quais são as características das grandezas escalares e vetoriais?

As grandezas podem ser divididas em dois tipos: Grandezas escalares: Necessitam apenas do valor numérico (módulo) para serem compreendidas. Exemplos: massa, temperatura, distância, área, volume, tempo, etc. Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas.

Quais são as características das grandezas escalares?

Grandezas escalares são aquelas que podem ser escritas na forma de um número, seguido de uma unidade de medida. Em outras palavras, elas são completamente definidas se soubermos o seu valor, também chamado de módulo, e a forma como ela é medida.

Quais são as características da grandeza vetorial?

Portanto, uma grandeza vetorial se caracteriza por quatro elementos: significado físico, valor numérico (módulo), direção e sentido. É o que acontece, por exemplo, com velocidade, força, aceleração, etc.. Notamos que o significado físico é aquilo que a grandeza representa dentro da Física.

Quais são as grandezas vetoriais?

Exemplos de grandezas vetoriais Distância percorrida por um corpo em um espaço de tempo. Taxa de variação de velocidade. Ente responsável pelo movimento ou deformação de um corpo. Campo de força provocado pela ação de forças elétricas.