Quais os métodos de verificação da temperatura?

Os átomos ou moléculas que constituem um corpo, seja ele sólido, líquido ou gasoso, encontram-se em constante movimento (Agitação Molecular). Por essa razão, os líquidos e os gases não apresentam uma estrutura molecular organizada, ao contrário do que ocorre com os sólidos.

Quanto mais agitadas estiverem as moléculas em um corpo, maior será sua temperatura; em contrapartida, quanto menor for a agitação dessas moléculas, menor será sua temperatura.

Define-se: Temperatura é o estado de agitação das moléculas que compõem o corpo analisado.

O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
 

Quais os métodos de verificação da temperatura?

O álcool ou mercúrio fica dentro de um recipiente chamado bulbo que, quando em contato com o corpo, atinge o equilíbrio térmico, se expande e torna possível a verificação da temperatura.
Existem vários tipos de termômetros, veja alguns exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os métodos de verificação da temperatura?

Termômetro Digital e Culinário

Quais os métodos de verificação da temperatura?

Termômetro Clínico e Hospitalar (aplicado em autoclaves)

Quais os métodos de verificação da temperatura?

Termômetro Automotivo e Industrial


No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Termologia - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Medida da Temperatura "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/medida-temperatura.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Os métodos contraceptivos são formas de evitar uma gravidez indesejada e atuam, portanto, no planejamento familiar. Eles devem ser escolhidos de acordo com a condição financeira do casal, a vontade dos parceiros de usar determinado método, a facilidade de utilizar a técnica, além dos efeitos colaterais e da vontade ou não de ter outros filhos.

Os métodos comportamentais são escolhidos normalmente por pessoas que apresentam alergias ou restrições ao uso de outros métodos, tais como os de barreira e os hormonais. Eles não desencadeiam efeitos colaterais, além de não apresentarem custos, uma vez que são baseados, principalmente, na abstenção sexual no período fértil.

Um desses métodos comportamentais é o da temperatura basal, que se baseia na análise da temperatura do corpo a fim de detectar o período fértil. Essa medida deve ser feita diariamente, para a confecção de gráficos, e com o corpo em repouso (após, no mínimo, seis horas de sono).

A temperatura deve ser medida sempre com o mesmo termômetro para evitar variações. Em caso de quebra, deve ser anotada no gráfico a mudança de material. O local para verificar a temperatura pode ser oral, retal ou vaginal e deve ser o mesmo para todo o ciclo.

Durante o ciclo da mulher, no momento da ovulação, forma-se o corpo amarelo, que secreta estrógeno e progesterona. Essa última está relacionada com o aumento da temperatura em alguns décimos de grau, em virtude do seu efeito termogênico. Para confirmar que essa fase teve início, é importante que a mulher perceba se houve diferença de, no mínimo, 0,2ºC entre uma temperatura e outra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a temperatura aumenta, significa que a mulher está em seu período fértil e deve, portanto, evitar a relação sexual. A relação pode acontecer apenas após quatro dias de elevação constante de temperatura. Vale frisar que os níveis mais altos de temperatura permanecerão até a próxima menstruação.

O método da temperatura basal, assim como todo método contraceptivo, apresenta riscos de falha. Nesse caso, esse índice varia de 2% a 5%. Essa falha aumenta caso a mulher não tenha disciplina, não saiba medir sua temperatura corretamente, faça uso de bebidas alcoólicas, tenha problemas para dormir e esteja passando por problemas emocionais e estresse. Vale destacar que algumas mudanças no que diz respeito à saúde, como uma gripe ou resfriado, podem causar mudanças na temperatura e, consequentemente, alterar o gráfico.

Atenção: Esse método não protege contra contaminação por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Por M.a Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Quais os tipos de verificação de temperatura?

Conheça os três principais métodos de verificação de temperatura.
Medição de temperatura com contato e histórico. Esse é o método que leva mais tempo, porém, é o mais seguro. ... .
Medição de temperatura com contato. ... .
Medição de temperatura sem contato..

Qual a técnica para verificar a temperatura corporal?

Método axilar ou retal: 5. Secar a axila com algodão seco; 6. Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero; 7. Colocar a ponta do termômetro debaixo da axila ou introduzir cuidadosamente no ânus, depois de lubrificar a ponta do termômetro com vaselina, lidocaína geleia ou gel hidrossolúvel; 8.

Quais são os instrumentos e métodos utilizados para medir a temperatura?

Aparelhos para medir a temperatura.
Termômetros infravermelho..
Aparelhos de medição da temperatura de superfície..
Aparelhos de medição da temperatura do ar..
Termômetro de penetração..
Termômetro de imersão..
Tiras de medição da temperatura..
Câmeras de infravermelho..
Data logger para temperatura..

Qual o método mais eficaz de se verificar a temperatura corporal?

O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível. Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada.