Quais as diferenças entre as atividades realizadas por patrícios plebeus e escravos na sua interpretação que tipo de atividade era mais?

O florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região conhecida como Lácio, na Península Itálica. A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.

Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana. Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”. Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.

Já os plebeus, ou a plebe, como também eram conhecidos, constituíam a camada da população que não tinha ascendência patrícia. A maioria dos plebeus era constituída de pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes. Boa parte das crises sociais da Roma Antiga, bem como das tentativas de reforma, como a dos irmãos Graco, derivou da insatisfação dos plebeus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além desses dois grupos, havia ainda os clientes. Estes eram agregados dos patrícios e deles recebiam estadia e proteção. Em troca, ofereciam todo tipo de serviço, daí vem a expressão moderna da análise política “clientelismo”, que expressa a relação de subordinação de um grupo social a outro em troca de pequenos benefícios.

Na estrutura social romana, havia ainda os escravos e os proletários. Os primeiros eram considerados bens de posse daqueles que os compravam ou os capturavam, além de serem desprovidos de qualquer representatividade política ou direitos em meio à sociedade romana. Os escravos podiam ser tanto escravos por dívidas quanto povos capturados e conquistados nas campanhas militares romanas.

Já os proletários, isto é, os proletarii, recebiam essa denominação porque sua única expressividade social consistia em gerar prole (filhos) – daí a origem do termo proletário. Eles compunham a parte da sociedade que ficava sob o jugo do Estado e que, quase sempre, servia para engrossar as fileiras mais frágeis do exército romano.

    Atividade de história, proposta a alunos do sexto ano do ensino fundamental, com exercícios sobre Roma.

    Esta atividade de história está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Baixe esta atividade em:

  • Word: Atividade de História: Roma – 6º ano – Modelo editável
  • PDF: Atividade de História: Roma – 6º ano – Pronta para imprimir
  • Gabarito: Atividade de História: Roma – 6º ano – Com resposta

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Roma

  1. Após a morte de César, formou-se o ___________, composto pelos generais Marco Antônio, Otávio de Lépido, todos seguidores de César.

   Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Monarquia

     b.( ) Império.

    c.( ) Segundo Triunvirato

    d.( ) Terceiro triunvirato

  1. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    Com a queda dos ___________ etruscos, o governo de Roma passou a ser uma res publica. A expressão (“coisa pública em latim”) significava que o Estado não pertencia mais ao rei, mas era considerado um bem público.

    a.(    )   Imperadores

    b.(   ) Presidente

    c.(    ) Reis.

    d.( ) Plebeus.

    3.A expansão romana pela Península Itálica e a participação dos plebeus enriquecidos na política levaram ao aparecimento dos chamados Homens novos. Eles recebiam esse nome porque nenhum membro da família desses Homens novos havia participado anteriormente da: Assinale a alternativa correta: 

    a.(  ) Política romana.

    b.(  ) Assembleias.

    c.(  ) Família romana.

    d.(  ) Família real

    4.Muitos _________, em geral pequenos proprietários rurais, eram convocados para a guerra nos períodos de plantio e colheita. Ao voltar da guerra, sem recursos ou lavouras, viam-se obrigados a contrair empréstimos para sobreviver, usando sua propriedade como garantia. Conforme a lei, os Plebeus que não conseguissem pagar suas dividas e resgatar sua hipoteca perdiam suas propriedades e sua liberdade, tornando-se escravos.

    Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Patrícios

    .b.( ) Políticos.

   c.( ) Plebeus

    .d.( ) Mineradores

    5.Assinale a alternativa correta:

    Era possível observar a desigualdade entre Patrícios e Plebeus até na guerra. Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos, que incluíam:

    a.( ) Escravos e terras.

    b.( ) Crianças e terras.

    c.( ) Terras e máquinas.

    d.( ) Idosos e crianças

     6.Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos. A divisão do _________ era feita de acordo com a posse de armas. Como os patrícios detinham as melhores armas, ficavam com a maior parte.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

   a.( ) Riquezas.

   b.( ) Espólio

    c.( ) Comércio

    .d.( ) Pobreza

    7.As guerras que os romanos travaram com os povos vizinhos tinham por objetivo:

     I.Defender seu território dos escravos.

    II.Conquistar terras para a agricultura.

    III. Controlar as rotas de comércio

    .IV.Defender seu território dos escravos.

   Após a leitura, assinale a alternativa correta.

   a.( ) I, II e III

    b.( ) I, II e IV

    c.( ) II, III e IV

    d.( ) I, II, III e IV

    8.No início do regime republicano, o governo ficou quase inteiramente nas mãos dos ________. Os plebeus tinham poucas oportunidades para participar da vida política de Roma, pois não podiam participar do Senado:

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Plebeus.

    b.( ) Etruscos

   .c.( ) Patrícios.

   d.( ) Gentilícios

    9.As mulheres e os escravos não faziam parte de nenhuma __________, pois não tinham o direito de participar das decisões políticas de Roma.

  Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:

    a.( ) Casta.

    b.( ) Assembleia

    .c.( ) Reinado.

    d.( ) Sub-reinado

    10.Um dos principais líderes militares romanos começou a se destacar na região da Gália: Júlio César. Com grande popularidade, ele soube manipular a situação para formar o:

   A alternativa que corresponde à afirmação acima;

    a.( ) Império Romano

    b.( ) Monarquia.

    c.( ) Primeiro Triunvirato.

    d.( ) Império Bizantino

A diferença nos enriquece…

…O respeito nos une

Por Rosiane Fernandes Silva

As respostas estão no link acima do cabeçalho.


Quais eram as diferenças entre as atividades realizadas entre os patrícios plebeus e os escravos?

Os patrícios se ocupavam ao serviço militar e a política. Os plebeus eram comerciantes, artesãos e agricultores e eram homens livres já os escravos faziam o trabalho pesado em Roma.

Qual é a diferença entre os patrícios e os plebeus?

Além disso, os patrícios eram grandes detentores de terras cultiváveis, de onde tiravam sua principal riqueza. A plebe, ou os plebeus, compunha-se de pessoas que não descendiam dos patres-familias e que não faziam parte da atividade política.

Qual é a diferença entre plebeus e clientes e entre plebeus e escravos?

Plebeus:Homens livres, mas que não possuiam direitos políticos. Clientes: Dependiam dos patrícios. Ofereciam aos patrícios os seus serviços e votos em troca de proteção. Escravos: Trabalham sem remuneração.

Quem eram os patrícios e os plebeus os clientes e os escravos?

Embora fossem pessoas livre, eles não tinham direitos de cidadãos como os plebeus. Já os clientes, dizem respeito, aos prestadores de serviços. Por sua vez, os escravos eram aqueles que realizavam trabalhos e não tinham quase nenhum direito, apenas os seus donos.