Quais as principais atividades desenvolvidas em terminais e armazéns?

A logística aérea é de extrema importância. Como pudemos observar durante a pandemia, boa parte das vacinas, assim como outros insumos de saúde, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde pelos estados por meio de aviões de carga.

Mas, para que essas entregas ocorram em segurança, existe algo de grande importância no início deste processo logístico. Trata-se do terminal de cargas aéreo, também chamado de TECA, abreviação para Terminal de Carga Aérea.

Mas como funciona o terminal de cargas aéreo, e quais as principais atividades que ocorrem neste tipo de instalação? Para entendermos mais, conversamos com Thiago Parente, gerente comercial corporativo da Pac Log, empresa com importante atuação no setor e responsável pelo TECA CWB, em Curitiba.

Continue lendo e saiba tudo sobre o funcionamento do terminal de cargas aéreo!

O que é e como funciona o terminal de cargas aéreo?

Thiago Parente: “Os Terminais de Carga Internacional Aérea são armazéns alfandegados localizados nos principais aeroportos do país (recintos de zona primária), nos quais os respectivos administradores (fiéis depositários) são responsáveis por receber, armazenar e expedir cargas de importação e exportação transportadas via modal aéreo.

As equipes que atuam em nossos terminais são responsáveis pelo recebimento, armazenagem e paletização para embarque nas aeronaves das cias aéreas, no caso do fluxo de trabalho da exportação, assim como pelo recebimento, despaletização, armazenagem, separação e entrega para os veículos que coletam as mercadorias nacionalizadas no fluxo da importação.

As operações são realizadas para todo o tipo de carga transportada por aviões, cargas comuns, cargas perigosas, cargas vivas, cargas perecíveis e com controle de temperatura.”

Quais as tecnologias usadas no terminal de cargas aéreo?

Thiago: “Para garantir a movimentação física e de sistema operacional (software) seguro com interface amigável ao usuário são realizados investimentos constantes em manutenção e melhorias.

Nossa rede de terminais de carga conta com câmaras frigoríficas, instalações para carga viva, áreas especiais para cargas valiosas, material radioativo e demais artigos perigosos.”

Qual a importância do terminal de cargas aéreo para o setor logístico?

Thiago: “Os terminais de logística de carga aérea internacional são portões do desenvolvimento econômico do país através do comércio exterior, via modal aéreo o  mercado nacional é abastecido de cargas importadas de alto valor agregado como produtos fármacos, eletrônicos e equipamentos médicos, assim como de cargas urgentes como os materiais de combate à Covid-19. 

A propósito nos anos de pandemia 2020 e 2021 o transporte aéreo cresceu sua participação no comércio exterior, garantindo a distribuição e o abastecimento rápido e eficiente mundialmente, transportando respiradores, máscaras, termômetros, testes e vacinas. Além de possibilitar que fabricantes não parassem suas produções por conta do atraso e dificuldades encontradas nos embarques do modal marítimo.

No caso do Brasil os terminais de carga são portal de saída de frutas, pescados, pedras preciosas, equipamentos espaciais e militares entre outros.”

Mais sobre o terminal de cargas aéreo

Como vimos, o processo logístico por via aérea tem diversas especificidades e processos que devem estar de acordo com as determinações da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

Portanto, para atuar neste segmento, é preciso ter conhecimento das legislações e diretrizes do setor, permitindo com que as cargas que precisam ser transportadas pelo modal aéreo estejam dentro das normas estabelecidas.

Por isso, é importante contar com empresas e profissionais qualificados no assunto, assim como buscar informações oficiais e conhecimento especializado no tema. 

Uma dica é participar dos eventos da Intermodal, onde os principais agentes do segmento se reúnem. Acesse nosso site e saiba mais.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre o aumento da frota de aviões cargueiros no Brasil.

Ainda não se inscreveu para o Intermodal South America 2022? Venha fazer parte do maior evento do setor!

A logística de distribuição representa a atividade mais importante da empresa, logo, é necessário saber o que é, as suas atividades como processos de pedidos e informações, gestão de estoque e armazenagem, transporte, seus impactos e também o sistema de distribuição.

A logística de distribuição é definida por Ballou como “um ramo da logística empresarial que está relacionada a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa”.

Considerando os termos logísticos, a logística de distribuição pode representar a atividade mais importante para a maioria das empresas. Podemos dizer que o objetivo da logística da distribuição é a de levar o produto até o consumidor final, utilizando o tipo de serviço desejado, pelo menor custo.

Para que as empresas possam atender as demandas de entrega, de uma maneira mais precisa e rápida, é necessário investimento em infraestrutura, além de aperfeiçoar os processos da empresa.

Assim, podemos dizer que a logística de distribuição não pode ser considerada banal, já que quando a empresa começa a utilizar esse canal para aplicar valor ao seu produto (valorizar), fica entendido que a empresa deve atender as preferências e requisitos definidos pelo cliente, ao menor custo possível.

É necessário unir todos os participantes do processo, para que o objetivo e a atividade seja bem sucedida.

De acordo com um pensador, para se atingir o sucesso e eficiência da logística de distribuição, devemos considerar o nível de cooperação entre as empresas que estão envolvidas, já que a confiança e o fluxo constantes, são considerados determinantes para gerenciar o processo de distribuição e necessário para atender os requisitos definidos pelos clientes.

Com o equilíbrio entre qualidade, custo e capital investido, a empresa obtém uma maior possibilidade de diminuir custos.

Não podemos deixar de citar, que em um contexto geral há dois tipos de mercado, para planejar o sistema de distribuição, o primeiro podemos citar os clientes finais que compram em menor quantidade, o segundo mercado são considerados os intermediários, que são aqueles que compram em maior quantidade, com o objetivo de revender para o consumidor final ou para outros intermediários.

Quais as principais atividades desenvolvidas em terminais e armazéns?
atender as preferências e requisitos definidos pelo cliente

Portopédia
*A importância da Logística Empresarial nos dias atuais e como ela é vista no mercado

Logística de Distribuição: As atividades

Podemos considerar três atividades para a logística de distribuição, começando com:

Processamento de pedidos e informações: essa atividade é a que inicia o processo da logística de distribuição, e podemos considerá-la de extrema importância, para o início que é o planejamento.

Podemos dizer que as suas características são as atividades de coleta, verificação, a disseminação de informações com relação a vendas efetuadas, considerando assim o ponto de partida para atender os requisitos definidos pelos clientes.

Falando um pouco dos sistemas, o de processo de pedidos são projetados para interagir diretamente com os clientes, com o objetivo de elevar o nível e qualidade do serviço que foi oferecido.

Gestão de estoque e armazenagem: esta atividade está relacionada, busca por alternativas, ter a possibilidade de manter os produtos acabados disponíveis e atender as expectativas do cliente, com segurança.

Considerando que cada vez mais empresas estão optando pelo estoque mínimo, procuram fazer mais pedidos com uma menor quantidade, logo, elas esperam agilidade no fluxo de materiais, para reduzir cada vez, mais o tempo entre o recebimento e a entrega do pedido.

O seu objetivo principal é aumentar o desempenho na movimentação de mercadorias, que envolvem tarefas, que não ficam só na simples estocagem de curto e médio prazo, hoje em dia, se tem uma visão sistêmica, focada em melhorar a capacidade de resposta rápida e também de reduzir a necessidade de estoque das empresas.

Transporte: podemos considerar como uma das principais atividades da logística de distribuição, é estimado que as despesas logísticas, mesmo de empresas comuns, ficam em torno de 60% das despesas com logística da empresa.

Considerando o potencial competitivo dessa atividade, podemos dizer que muitas empresas estão aperfeiçoando seus serviços de transporte, logo, investindo em tecnologia da informação, para obter e otimizar o planejamento e controle da operação, além de procurar por soluções intermodais para reduzir os custos.

Quais as principais atividades desenvolvidas em terminais e armazéns?
aumentar o desempenho na movimentação de mercadorias

Portopédia
*Logística 4.0: os pontos principais

Logística de Distribuição: Impactos da Organização da Logística

A logística dentro da empresa deve sempre ser analisada como potencial para geração de vantagens competitivas, com a busca de uma integração logística, e as constantes mudanças nas exigências dos clientes, faz da logística um instrumento útil para o planejamento e coordenação nos fluxos de informações e materiais.

Já a logística de distribuição acompanha a dinâmica do negócio, e as exigências dos consumidores, alavanca a competitividade e o posicionamento de mercado. A lucratividade e competitividade de uma empresa, podem ser determinadas partindo do nível de especialização da produção e a movimentação de produtos.

É de responsabilidade da empresa, observar as mudanças tecnológicas e também as exigências dos clientes e usar essas informações para aperfeiçoar a flexibilidade, agilidade e sensibilidade ao mercado consumidor, logo, esses fatores são considerados responsáveis pela demanda de bens e serviços.

Quais as principais atividades desenvolvidas em terminais e armazéns?
analisada como potencial para geração de vantagens competitivas

Portopédia
*Atividades primárias de logística

Logística de Distribuição: Sistema de Distribuição

Em uma das definições a logística de distribuição “está relacionada as transferências de produto entre a fábrica e os armazéns próprios ou de terceiros, seus estoques, os subsistemas de entrega urbana e interurbana de mercadorias e as demais atividades como movimentação interna, embalagem e transporte”.

A composição do sistema de distribuição, pode é definida por atividades primarias e suporte.

Para entender as o que são as atividades primarias, podemos dizer que são as atividades que estão relacionadas ao fluxo de produtos até o cliente, que inclui recebimento, armazenagem, operações, processamento de pedidos, e também a distribuição física.

As atividades de suporte, apoiam a atividade primaria, como suprimento e a previsão da infraestrutura do centro de distribuição.

Para explicar, podemos começar com o recebimento é a confirmação dos materiais, que após ser checado as suas condições físicas do produto e a nota fiscal, as tarefas que devem ser seguidas são; conferência fiscal, integração de dois sistemas de ordem de serviço, enviar para o local de estocagem, atendimento e a unitização das cargas.

Depois vem a armazenagem, que está relacionado ao processo de guardar e movimentar a carga dentro da empresa, considerando a localização do Centro de Distribuição e a escolha do mesmo, podemos dizer que é a parte mais importante e o que vai definir a eficiência e eficácia que terão impacto no desempenho da distribuição.

As operações são as atividades de execução nas instalações, que acontecem depois do recebimento dos materiais, que podemos definir como estocagem, administração dos pedidos e expedição.

Para a estocagem, podemos explicar como a tarefa que direciona a mercadoria para o local que será armazenada, a administração do pedido é o processamento e separação, expedição que é o deslocamento e embarque da mercadoria.

Para essa operação, as etapas realizadas são a conferência do que foi pedido com o produto que foi separado, emissão da documentação, a roteirização da entrega e o controle final.

Para a administração dos pedidos, podemos dizer que está relacionada ao processamento, que acontece com a separação e criação de um circuito lógico para a etapa de separação do pedido.

Com o recebimento da lista de separação das mercadorias, são emitidas etiquetas de identificação e após a devia identificação as mercadorias são deslocadas para a área de expedição ou consolidação.

Para finalizar podemos fazer da distribuição física que abrange o processo operacional e de controle como um todo, permitindo assim o deslocamento das mercadorias desde a fabricação até o momento que a mercadoria é entregue ao seu consumidor final.

Gostou do tema? Não deixe de conferir os cursos gratuitos da Escola Virtual Portogente, possui mais de 48 cursos dividido nas áreas de logística, gestão portuária, comunicação, comercio e turismo.

Continue Navegando e Descubra: As Vantagens da Logística Integrada

Fonte: Logística de Distribuição
Estudo de caso logística de distribuição

Quais são as atividades nos armazéns?

Quais são as atividades realizadas em um armazém?.
Recebimento de mercadoria..
Verificação..
Transporte interno (entre as diferentes zonas do armazém).
Armazenagem e guarda..
Preparação dos pedidos e a consolidação das cargas..
Expedição da mercadoria..
Gestão e informação relativa aos estoques, fluxos, demanda, etc..

Quais as atividades logísticas executadas dentro de um armazém?

São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.

Quais são os tipos de armazéns e terminais?

Conheça os 4 principais tipos de armazém existentes.
Próprio. Como o nome indica, este tipo se caracteriza quando o local é administrado pela própria empresa detentora das mercadorias armazenadas. ... .
Público. ... .
Terceirizado. ... .
Contratado..

Quais são as atividades de estocagem no armazém?

A estocagem é apenas uma das atividades da armazenagem. Além disso, ela engloba também os processos logísticos ligados a distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, equipamentos e tecnologias utilizados, embalagem, retirada de itens, expedição de produtos etc.