Quais características que definem os cefalocordados e urocordados como Protocordados e quais os diferenciam dos vertebrados?

O Filo Chordata é composto por animais que apresentam notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda, em alguma etapa da vida. Publicado por: Flávia de Figueiredo Machado

(UFJF/2002) Com relação aos animais do grupo Chordata, além da presença de notocorda e da cauda propulsora, quais dos caracteres abaixo os distinguem de outros grupos de animais?

  1. Fendas faringeanas e tubo nervoso dorsal.
  2. Respiração pulmonar ou branquial e sistema circulatório com coração.
  3. Celoma derivado do arquêntero e clivagem radial indeterminada.
  4. Sistema bilateral e triblásticos.
  5. Enterocelomados e corpo metamerizado.

(FGV) O filo dos cordados compreende quatro subfilos: hemicordados, urocordados, cefalocordados e vertebrados. Os três primeiros são, costumeiramente, agrupados sob designação de protocordados. A notocorda existe:

a) somente na fase embrionária dos vertebrados e durante toda a vida dos protocordados;
b) na fase adulta dos vertebrados e na vida embrionária dos protocordados;
c) nos embriões de todos os cordados e no estágio adulto de apenas alguns protocordados;
d) durante toda a vida dos cordados;
e) somente na fase embrionária.

A bexiga natatória, estrutura presente em alguns peixes, é responsável por auxiliar esses animais a se manterem em determinadas profundidades. Em relação a esta estrutura, assinale a alternativa que melhor explique o seu funcionamento:

a) Ao se encher de água, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que o meio e suba à superfície;

b) Ao se encher de água, a bexiga natatória faz com que o peixe fique mais denso do que o meio e suba à superfície;

c) Ao se encher de ar, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que a água, fazendo-o submergir;

d) Ao se encher de ar, a bexiga natatória faz com que o peixe fique menos denso que a água e suba à superfície.

Uma das principais características dos cordados é a presença de uma estrutura chamada notocorda. Em relação a essa estrutura, assinale a alternativa correta:

a) Ocorre apenas na fase adulta dos cordados;

b) Desaparece nos vertebrados adultos;

c) Vai dar origem ao sistema nervoso;

d) Está presente nos cordados em todas as fases da vida.

respostas

Letra a

As fendas faringeanas e o tubo nervoso dorsal são algumas das principais características dos cordados. Nos vertebrados pulmonados, as fendas faringeanas regridem e se fecham. Em certos cordados invertebrados e nos peixes, o epitélio que recobre os arcos branquiais origina as brânquias.

Voltar a questão

Letra d

O que controla a submersão e flutuação na água do peixe com bexiga natatória é a entrada e a saída de ar neste órgão. A entrada de ar torna o peixe menos denso do que a água, e a saída de ar o torna mais denso. Qualquer objeto na água que seja menos denso do que o meio tenderá a flutuar, isso é o mesmo que ocorre com os peixes.

Voltar a questão

Letra b

Nos cordados vertebrados adultos, a notocorda é substituída pela coluna vertebral.

Voltar a questão

Quais características que definem os cefalocordados e urocordados como Protocordados e quais os diferenciam dos vertebrados?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Continue lendo para entender as diferenças do grupo dos protocordados.

Publicado em 18/11/2020 - 17:58

Os cefalocordados e os urocordados são subfilos do filo Chordata que possui mais de 45 mil espécies de animais, divididos em três subfilos: Vertebrata, Urochordata e Cephalochordata.

Os animais cefalocordados e os urocordados são conhecidos como protocordados porque são mais primitivos e não são vertebrados.

Sendo assim, o filo Chordata inclui tanto animais invertebrados como vertebrados, entretanto, na fase embrionária, todos eles são semelhantes e apresentam tubo nervoso dorsal, fendas faringianas, notocorda e cauda pós-anal.

Protocordados

A principal diferença entre subfilos Urochordata e Cephalochordata, que são protocordados, e o subfilo Vertebrata, que engloba todos os animais vertebrados, é que os protocordados não possuem crânio e coluna vertebral.

Os animais pertencentes aos protocordados, geralmente, têm o corpo achatado com extremidades afiladas e, por isso, a cabeça deles é diferenciada.

Eles vivem em ambientes aquáticos litorâneos e, em alguns casos, possuem o corpo com formato parecido ao dos peixes.

Muitas vezes podemos encontrar protocordados enterrados na areia ou presos às rochas, mas eles também podem ter vida livre e formar colônias.

A reprodução dos subfilos Urochordata e Cephalochordata é sexuada com fecundação externa. No entanto, existem exceções, como as ascídias, que se reproduzem assexuadamente por brotamento.

Urocordados (subfilo Urochordata)

Os urocordados são animais marinhos que podem viver sozinhos ou em colônias, são sésseis, ou seja, que não possuem a capacidade de se deslocar, e filtram plâncton para se alimentar.

O corpo dos animais urocordados é revestido por uma camada espessa chamada de túnica, por isso, eles também recebem o nome de animais tunicados.

Os urocordados são animais com sistema circulatório aberto e sistema nervoso em forma de tubo, quando está na fase larval, e em forma de gânglios nervosos sob a faringe, na fase adulta.

Os principais urocordados são as ascídias e as salpas que, possuem notocorda na fase larval, mas quando adultos se assemelham aos animais cordados.

Quais características que definem os cefalocordados e urocordados como Protocordados e quais os diferenciam dos vertebrados?
Cordados – urocordados: salpa

Cefalocordados (subfilo Cephalochordata)

Os cefalocordados são animais que vivem no mar, possuem apenas alguns centímetros de comprimento e corpo achatado, com as extremidades finas.

Eles nadam em águas mais rasas, mas podem ser encontrados na areia com apenas a boca para o lado de fora.

O sistema nervoso dos cefalocordados possui ramificações que derivam de um tubo nervoso central. O sistema circulatório é fechado e o coração fica na região ventral.

Os cefalocordados são animais filtradores e retiram pequenas partículas de alimento da água que passa por dentro do seu corpo.

Os principais representantes desse subfilo são os anfioxos, que possuem o corpo translúcido e formato parecido com um pequeno peixe.

Quais características que definem os cefalocordados e urocordados como Protocordados e quais os diferenciam dos vertebrados?
Cordados – Cefalocordados: anfioxo

Veja também:

  • Os gigantes do reino animal – Maiores animais do mundo
  • Metamorfose dos animais
  • Animais híbridos

Qual a diferença entre os animais cefalocordados e os urocordados?

A principal diferença entre subfilos Urochordata e Cephalochordata, que são protocordados, e o subfilo Vertebrata, que engloba todos os animais vertebrados, é que os protocordados não possuem crânio e coluna vertebral.

Por que cefalocordados e urocordados não são considerados vertebrados?

Os urocordados e cefalocordados não possuem crânio e coluna vertebral, são invertebrados. Provavelmente, são os cordados mais primitivos e podem ser chamados de Protocordados (do grego protos, primeiro, primitivo). Os craniatas são todos os vertebrados e representam cerca de 98% das espécies deste filo.

Quais as características diferenciam os vertebrados dos Protocordados?

A principal característica dos protocordados é a ausência de crânio e coluna vertebral, ou seja, são invertebrados. Os protocordados não apresentam uma cabeça diferenciada. Alguns, como o anfioxo, possuem o formato do corpo que lembra ao de peixes.

Quais são as principais características dos cefalocordados?

Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente.