Quais foram os principais fatores que contribuíram para a rápida recuperação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial?

O Japão é a terceira maior economia do mundo, ficando atrás da China, em segundo lugar, e dos Estados Unidos, em primeiro.

Nas décadas de 80 e 90, contudo, o Japão ocupava o posto de segunda nação mais rica do mundo, tendo os EUA em primeiro lugar.

Entre os principais fatores que justificam o desempenho econômico japonês em relação às demais nações asiáticas e mesmo ao restante dos países do mundo, estão as imposições norte-americanas após a Segunda Guerra Mundial.

Derrotado, o Japão assinou a rendição em 1945 e permaneceu sob o domínio norte-americano até 1952, quando recuperou a autonomia.

Pós-Guerra

No comando, os Estados Unidos aplicaram medidas para transformar a economia, a cultura e a política japonesas. Com a realização da reforma agrária, o país deixou para trás o passado feudal. O Exército foi desfeito e transformado em força de autodefesa, cuja interferência externa estava proibida pela Constituição.

A Constituição também transformou o Japão em um estado laico. Antes disso, a religião oficial eram o xintoísmo, em que o próprio imperador era considerado um deus. Em decorrência desse fato, o imperador Hiroíto, que governou entre 1929 e 1989, renunciou à sua divindade e atuou diretamente na reforma política, cultural e econômica do Japão.

Sendo colaborador dos EUA, o governo japonês recebeu empréstimos dos e modernizou a indústria, fornecendo equipamento bélicos para os norte-americanos, que atuavam no sufocamento da atividade comunista na Ásia.

Guerra da Coreia

Foi a indústria japonesa uma das principais responsáveis pelo fornecimento de armas para os EUA durante a Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953, e a do Vietnã, entre 1960 e 1975.

O desempenho econômico japonês foi influenciado também pela mão-de-obra barata, o aumento de investimentos na pesquisa tecnológica e, ainda, na educação em massa. No período de 1947 a 1970, o Japão cresceu proporcionalmente, mais que qualquer nação do mundo.

A economia japonesa cresceu 9,7% entre 1947 e 1950, enquanto os Estados Unidos, evoluíram 2,4% no mesmo período, e o Reino Unido 1,5%. No período compreendido entre 1966 e 1970, o Japão cresceu 14,6%, mais que o dobro da França, com 6%, e muito acima dos Estados Unidos (3,1%%), Reino Unido (2,6%) e Alemanha (5,2%).

A indústria japonesa já era bastante diversificada em 1880, com a atuação de fábricas de produtos têxteis, sobretudo algodão e seda. A partir de 1901, começam a aparecer a siderurgia, a metalurgia, a química e a mecânica.

Tecnologia Japonesa

É a indústria tecnológica, contudo, o principal indutor do crescimento na era moderna. O Japão está na ponta da pesquisa da robótica, da nanotecnologia, eletrônica e informática. Embora com escassa matéria prima, sendo dependente de exportação, a transformação dos produtos pelo suporte tecnológico garantiu ao Japão destacado crescimento econômico.

Em resumo, o Japão importa produtos primários e exporta tecnologia. Essa tendência só foi freada nos anos 90, quando o país enfrentou uma das piores crises econômicas da história e decorrência da especulação financeira no setor de imóveis. Esse fenômeno é denominado bolha imobiliária.

Leia também: Japão, Cultura Japonesa.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para a rápida recuperação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial?
 /

Publicidade

Publicidade

Os dois países derrotados na Segunda Guerra (1939-1945) se reergueram graças a fatores econômicos, políticos e até culturais. Ao contrário do que muita gente pensa, as economias alemã e japonesa não ficaram completamente arrasadas após a guerra. Boa parte das fábricas, por exemplo, permaneceu de pé – e já eram indústrias modernas e bem desenvolvidas.

Além de aproveitar essas instalações, os dois países contaram também com grande ajuda estrangeira para se reerguer. “Japão e Alemanha receberam polpudos auxílios das potências capitalistas vitoriosas, preocupadas em evitar o avanço do socialismo pela Europa e pela Ásia”, afirma o historiador Anderson Batista de Melo, da Universidade de Brasília. Entre 1949 e 1952, a Alemanha Ocidental recebeu dos Estados Unidos quase 30 bilhões de dólares em valores atualizados.

Boa parte dessa grana fazia parte do Plano Marshall, um programa patrocinado pelos Estados Unidos para reabilitar a economia da Europa após a guerra. Já o Japão recebeu um auxílio de 16 bilhões de dólares. Outro ponto importante na recuperação é que os dois países já tinham ótimos sistemas educacionais, capazes de formar técnicos e cientistas qualificados para ajudar as nações a se reerguerem após a derrota.

Ritmos diferentes

Alemanha se reergueu mais rápido, mas foi ultrapassada pelo Japão

Evolução do PIB*

1946 – RECESSÃO BRUTAL

A derrota na Segunda Guerra nocauteia as economias alemã e japonesa: entre 1943 e 1946, o PIB do Japão cai 48% e o da Alemanha 65%. A partir do final dos anos 40, os dois começam a receber ajuda financeira, principalmente dos EUA

1950 – ARRANCADA ALEMÃ

A economia alemã cresce 85% entre 1946 e 1950! O Japão cresce “só” 45%. É que o apoio financeiro dos EUA aos alemães é quase o dobro. Culpa da Guerra Fria: a Alemanha Ocidental está cercada por países socialistas, rivais dos americanos

Continua após a publicidade

1970 – A ULTRAPASSAGEM

Entre 1960 e 1970, o crescimento alemão entra num ritmo de 5% ao ano, contra alucinantes 17% ao ano do Japão. É que a exportação de produtos inovadores e baratos leva a indústria japonesa a conquistar o mundo. Com isso, o PIB nipônico supera o alemão

1960 – O JAPÃO ACELERA

As duas nações seguem crescendo num ritmo forte, mas o Japão acelera mais graças a várias reformas econômicas que modernizam a economia. Entre 1950 e 1960, a Alemanha cresce cerca de 11% ao ano contra 13% do Japão

* O PIB (Produto Interno Produto) é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Dados calculados pelo valor atual em dólares. Fonte: pesquisas da economist intelligence unit (EIU)

Leia também:

– Qual foi o real motivo do Brasil ter entrado na Segunda Guerra?

– O que foi a Guerra Fria?

– Qual foi a maior explosão atômica do mundo?

Continua após a publicidade

  • Alemanha
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Japão
  • PIB
  • Política
  • segunda guerra mundial

Quais foram os principais fatores que contribuíram para a rápida recuperação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial?

Como a Alemanha e o Japão se recuperaram da Segunda Guerra?

Alemanha se reergueu mais rápido, mas foi ultrapassada pelo Japão

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Que fatores permitiram a reestruturação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial?

A partir de uma parceria econômica entre Estados Unidos e Japão, a reestruturação da nação japonesa foi possível. Além disso, durante a ocupação americana, os Estados Unidos não permitiram que tropas soviéticas ocupassem parte do território japonês, o que acabou afastando qualquer tipo de influência soviética no Japão.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para a rápida recuperação econômica após a Segunda Guerra Mundial?

o crescimento da militarização do país permitiu maiores investimentos na industrialização de bombas nucleares e armamentos de última geração assim como gradativa introdução do Japão no processo de modernização da industrialização bélica.

O que explica a rápida recuperação econômica do Japão no Pós

O baixo custo da tecnologia importada permitiu um rápido crescimento industrial. A produtividade foi melhorada por meio de novos equipamentos, de gerenciamento e padronização de processos industriais desenvolvidos no Japão.

Quais fatores contribuíram para a consolidação da economia do Japão?

A Guerra Russo-Japonesa (1904-5), Segunda Guerra Mundial (1914-1918), a Guerra da Coreia (1950-53) e a Segunda Guerra Indochinesa (1954-1975) trouxeram expansões econômicas para o Japão. Além disso, um tratamento benigno pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial facilitou a reconstrução e crescimento do país.