Quais medidas podemos tomar para diminuir o uso de combustíveis fósseis no nosso Dia

A emissão de gases do efeito estufa(GEE) nada mais é do que liberar gases como CO2 (dióxido de carbono), CO (monóxido de carbono) e CH4 (metano) na atmosfera. Este lançamento pode ser classificado de acordo com a fonte de emissão.

  • Fontes naturais: liberam gases naturalmente, como por exemplo as atividades vulcânicas. 
  •  Fontes antropogênicas: fontes criadas pelo homem como carros, indústrias, criação de gado entre outras. 

O problema das emissões e o que gera maiores preocupações e discussões sobre o tema são os danos causados a curto e longo prazo, como por exemplo, a alteração da composição química da atmosfera o que pode modificar a temperatura média do planeta, causando desequilíbrios no efeito estufa e aquecimento global. Além disso, pode prejudicar a saúde humana e também de espécies que são mais sensíveis a estas alterações. Se quiser saber mais sobre o efeito estufa e suas causas, clique aqui. 

Porém, mesmo com a possibilidade de tantas consequências, as emissões de gases de efeito estufa vm aumentando. Segundo um relatório da ONU entre os anos de 2008 e 2017 as emissões cresceram em média 1,6% ao ano. O Brasil se encontra entre os 10 países que mais emitem gases GEE, sendo o desmatamento e agronegócio atividades que lideram esses valores. 

Diante disso, verifica-se que as emissões gasosas são um problema global, e merece destaque. Desde 2005, por exemplo, entrou em vigoro Protocolo de Quioto, um tratado internacional  com objetivo de reduzir a emissão de gases GEE e consequente aquecimento global. O tema é tão relevante e preocupante que atualmente as reduções de gases GEE podem ser comercializadas a partir dos conhecidos “Créditos de carbono” (Link Artigo Gabi Moreira). 

Mas além dos protocolos e acordos a nível mundial, existem medidas que todos podem fazer para minimizar esse cenário, reduzindo as emissões de gases principalmente de fontes antropológicas. Medidas como essas são cada vez mais procuradas e bem vistas.Confira a seguir 5 atitudes que você e sua empresa podem ter para ajudar nesta causa, e gerar uma maior visibilidade ao seu negócio.

  1. Neutralização de carbono 

A neutralização de carbono (Link artigo do Manzini) consiste em uma compensação ambiental. Nela, são quantificadas as emissões através de 3 fontes principais: meio de transporte (queima de combustíveis fósseis), utilização de energia e geração de resíduos.O grande diferencial da neutralização é que com os valores em toneladas de carbono emitidos, é possível calcular a quantidade equivalente em árvores que devem ser plantadas para resgatar e neutralizar esse carbono liberado. Sendo assim, é possível neutralizar sua empresa, evento, ao até a sua casa.

Além de ajudar o meio ambiente minimizando os impactos dos GEE, a neutralização de carbono é uma importante prática de marketing verde, e pode aumentar a visibilidade de uma empresa.  A CONSEQ executa projeto de neutralização para diversos nichos, como clínicas odontológicas, transportadoras, escritórios de advocacia, entre outros, se quer saber mais como essas estratégias de marketing pode ser um diferencial para você, clique aqui (Link artigo da Miyai) ou entre em contato com a gente.

  1. Reduza o consumo de carne bovina 

A agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de GEE, responsável por cerca de 70% das emissões, tanto pela prática em si, visto que o principal gás proveniente do setor é o metano, quanto pelo desmatamento que acompanha.

Atualmente existem diversos movimentos que buscam por uma redução do consumo de carne, não apenas pelo lançamento de gases na atmosfera, como também pelo abate crescente de animais, gastos elevados com água, entre outros motivos. 

Um exemplo de movimento é o “Segunda sem carne” cujo objetivo é fazer um número cada vez maior de pessoas ter o hábito de ficar pelo menos um dia da semana sem a proteína animal e outros alimentos da mesma origem no prato. O que além de ajudar o meio ambiente e animais, gera uma rotina mais saudável.

  1. Busque por meios de transporte limpos

Uma grande fonte de emissão que acompanha a maioria da população todos os dias são os meios de transportes não limpos como, por exemplo, carros, caminhões e ônibus, os quais funcionam a partir da queima de combustíveis fósseis. Apostar em outros meio de transporte como bicicletas, ou fazer uma caminhada é uma boa opção. Além disso, preferir por automóveis coletivos ou adotar práticas como as famosas “caronas” pode ser um fator importante para redução de emissões, e é claro, dos gastos mensais.

  1. Consumo consciente 

A maioria das coisas que chegam até nós possui uma quantidade de gases emitidos envolvidos, ser mais consciente na hora de comprar ou utilizar algo pode ajudar. Algumas práticas são:

  • Não desperdiçar alimentos: O processo de decomposição dos alimentos também libera gases GEE, prepare somente o que for consumir e reaproveite sobras; 
  • Economize energia elétrica: Principalmente nos períodos de seca, é necessário acionar usinas termoelétricas, as quais emitem gases, além disso, reduzir seu consumo pode gerar economias no final do mês;
  • Reduza o volume de lixo consumido: A maioria das coisas produzidas envolvem lançamentos na atmosfera, seja na produção ou transporte, sendo assim, optar por materiais não descartáveis, que sejam duráveis é uma boa opção.
  1. Engajar colaboradores e público envolvido 

Se a intenção é diminuir as emissões de gases em uma empresa, ou lugar que envolva mais pessoas, não se esqueça que o engajamento é importante. As pessoas precisam ter conhecimento dos objetivos e benefícios que podem ter adotando novas práticas, estabeleça metas, e divulgue ações e resultados. Apostar em algumas práticas como gamificações e premiações também podem ajudar. Não se esqueça que reduzir as emissões de GEE também é uma mudança de mindset! 

O que podemos fazer para reduzir o uso de combustíveis fósseis?

Reduzindo o uso de petróleo e gasolina no transporte. Cada vez mais pesquisas comprovam que reduzir o uso de combustíveis fósseis por meio do investimento em modos de transporte mais limpos – incluindo transporte público, bicicleta e caminhada – é essencial para criar cidades mais seguras e sustentáveis.

Quais medidas podemos tomar para diminuir o uso de combustíveis fósseis no nosso Dia

A seguir, listamos algumas dicas para você incorporar atividades mais ecológicas na sua rotina!.
Vá de carona para o trabalho. ... .
Considere também ir de bike. ... .
Use sacolas reutilizáveis. ... .
Prefira itens cultivados localmente. ... .
Diminua o consumo de carne. ... .
Recicle, recicle, recicle..

Por que devemos diminuir o uso de combustíveis fósseis?

A queima desse tipo de combustível é um dos grandes responsáveis pelo aumento de gás carbônico (CO2) na atmosfera, um dos agentes causadores do efeito estufa ou aquecimento global — quando a própria atmosfera dificulta a dissipação do calor vindo do Sol de volta para o espaço.

Qual seria a alternativa ao uso de combustíveis fósseis?

Os biocombustíveis: uma alternativa para a substituição dos combustíveis fósseis. Biocombustíveis trata-se de combustíveis que empregam recursos biológicos durante sua produção, como o próprio nome sugere, sendo proveniente de fontes de energia renovável através da queima de biomassa ou seus derivados.