Quais os benefícios do exercício físico para pessoas que apresentam diabetes?

página inicial / Dicas / A importância da prática de atividade física para DIABÉTICOS!

A importância da prática de atividade física para DIABÉTICOS!

Quais os benefícios do exercício físico para pessoas que apresentam diabetes?

Com a vida moderna o homem realiza cada vez menos atividade física. O dia a dia exige cada vez menos do nosso corpo. Utilizamos escadas rolantes ou elevadores ao invés de subir degraus; pegamos o carro para andar dois quarteirões até a padaria; para mudar o canal da televisão e só apertar um botão; trabalhamos cada vez mais horas e resta cada vez menos tempo para a prática de atividades físicas, entre muitos outros fatores.

Com todo esse sedentarismo descobriu-se a importância da atividade física. Evidenciaram-se seus benefícios com a quantidade de problemas de saúde que começaram a surgir: obesidade, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (derrame), hipertensão, diabetes, entre outros.

A prática de atividade física é benéfica e fundamental a todo ser humano, e muito mais para o portador de diabetes.

A pessoa portadora do diabetes apresenta um risco para doenças cérebro e cardio-vasculares aumentado em relação ao restante da população e por isso deve trabalhar para diminuir esse risco. Além do controle rigoroso da glicemia com a dieta, medicações e insulina (caso necessárias), deve também fazer parte do dia a dia a prática de alguma atividade física. Seus benefícios são inúmeros:

Ocorre um melhor controle do diabetes. A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 30 minutos três dias por semana) provoca um aumento da ação da insulina, aumenta a captação de glicose pelo músculo, diminuição da glicose circulante e aumento da sensibilidade celular a insulina. Com isso, muitas vezes há diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle do diabetes.

É de conhecimento de todos que a prática de atividade física diminui o “colesterol ruim” (LDL) e “aumenta o colesterol bom” (HDL), fato que diminui o risco de doenças vasculares.

Outro beneficio é a perda de peso. Esta é favorecida com a prática regular de atividade física. A perda de 5 a 10 quilos proporciona melhora no controle do diabetes, melhora no perfil lipídico (colesterol), melhor controle da pressão arterial, além de melhorar a auto-estima, diminuir a ansiedade e os riscos de depressão.

Com a perda de peso, há menor sobrecarga em quadris, joelhos, tornozelos e pés, o que diminui o risco de lesões ou dores nesses locais. Além disso, há melhora no padrão respiratório principalmente o noturno e maior facilidade a movimentação.

A prática de atividade física ainda fortalece músculos e ossos.

Agora que você já aprendeu que é muito importante deixar de ser sedentário, acompanhe os próximos textos para ver o que é necessário para o inicio sua atividade física.

Autor: Dr. Luiz F. Henrique
(Médico consultor do site Diabetic-Center)

Bibliografia:

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Teste Ergométrico

SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) – (www.diabetes.org.br)


Quais os benefícios do exercício físico para pessoas que apresentam diabetes?

O papel da atividade física no combate ao diabetes é amplamente divulgado, mas nem sempre esta relação é explicada em detalhes. Praticar exercícios, aliado a um plano alimentar balanceado, é uma das formas de se evitar diversas doenças e de melhorar a qualidade de vida das pessoas. No caso específico o diabetes, esta relação é muito mais direta.

O diabetes é causado pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Ou seja, é a insulina que transforma o açúcar em energia para o organismo. Isso faz com que os níveis de glicose no sangue fiquem altos. Caso o quadro se mantenha por longos períodos pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina nas células do corpo. Isso significa que quando uma pessoa se exercita, é preciso menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Um estudo publicado pelo PubMed Central apontou que pacientes pré-diabéticos que praticavam exercícios de intensidade moderada aumentaram a sensibilidade à insulina em 51%. Aqueles que praticaram atividades de alta intensidade aumentaram 85%.

A boa notícia é que não existe apenas um tipo de exercício que apresenta benefícios para o controle da insulina no organismo. As atividades que ajudam a combater o diabetes podem ser aeróbicas, circuitos de alta e baixa intensidade e treinos de força.

Porém, um fator essencial para a realização de atividades como prevenção e combate ao diabetes é a regularidade. Exercitar-se com frequência melhora a resposta do organismo à insulina, por isso, o ideal é que a pessoa escolha uma modalidade que ela goste e torne disso um hábito, que irá proporcionar benefícios pontuais e de longo prazo.

Benefícios pontuais dos exercícios no combate ao diabetes

Apesar de as respostas variarem de acordo com cada indivíduo, um estudo publicado no American College of Sports and Medicine apontou que a queda dos níveis de glicose no sangue de pessoas, a maioria delas com diabetes tipo 2, permanecia de 2h a 48h após a prática de exercícios. Os índices desta queda variam de acordo com a intensidade e a duração do exercício.

A queda dos níveis de glicose está relacionada às células dos músculos, que possuem dois mecanismos fundamentais para estimular a captação de glicose e a síntese de glicogênio durante e após a atividade física. Um deles é dependente da insulina e predomina durante o período de descanso, enquanto o outro é resultado das contrações musculares. Para se beneficiar destes efeitos pontuais, é recomendado que a realização de atividade física seja encaixada em uma rotina e que os períodos de descanso não ultrapassem 48h.

Benefícios a longo prazo dos exercícios

A prática regular de atividades físicas não significa apenas manter os benefícios pontuais do controle da insulina e da queda nos índices de glicose no sangue. Ao manter uma vida ativa, a pessoa irá observar mudanças mais abrangentes e sólidas em sua saúde.

Por exemplo, o treinamento físico repetitivo pode aumentar tanto a resposta dos músculos esqueléticos à insulina, como a captação basal de glicose no sangue. Isso está relacionado ao aumento da atividade de proteínas envolvidas na metabolização da glicose e na transdução de insulina. Além disso, há provável aumento da capacidade oxidativa lipídica dos músculos esqueléticos, de acordo com publicação da Current Sports Medicine Reports.

A atividade física regular (tanto aeróbica como de resistência) não está apenas associada à prevenção do diabetes, mas às complicações associadas à doença, sejam microvasculares ou macrovasculares, já que sustentam um estado em que há menos inflamações associadas à resistência de insulina e à hiperglicemia crônica.

Da mesma forma, exercícios aeróbicos também podem desacelerar a progressão ou evitar a instalação de neuropatia periférica diabética, melhorar a função endotelial e a produção de células-beta de insulina em pacientes com diabetes tipo 2 – desde que eles ainda possuam uma quantidade adequada destas células no pâncreas.

A atividade física tem um papel fundamental na prevenção e no controle da resistência à insulina, pré-diabetes e até mesmo em pacientes com diabetes tipo 2. Associada a outras melhorias no estilo de vida e ao acompanhamento dos níveis de glicose no sangue, ela é capaz de evitar doenças e garantir mais qualidade de vida.

Leia também: Obesidade e pandemia: Entenda esta delicada relação

Quais os benefícios do exercício físico para o diabetes?

A prática regular de exercício físico é fundamental na melhora da qualidade de vida e no controle do diabetes mellitus tipo II e o exercício físico aumenta a captação de glicose no tecido muscular, melhora o controle glicêmico, diminui os fatores de risco para doença coronariana, contribui para a perda de peso e ...

Qual a atividade física mais indicada para quem tem diabetes?

Para as pessoas que têm o diabetes, o recomendado são exercícios de baixa e média intensidade¹. Nesse caso, as atividades que podem ser recomendadas são exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação com uma frequência de cinco a sete vezes por semana, trazendo diversas vantagens para os diabéticos.

Quais os principais benefícios do exercício físico na melhoria do estado do indivíduo com diabetes tipo 1?

Várias estudos apontam que a prática de atividades físicas são benéficas para o tratamento da Diabetes Mellitus, um desses benefícios é que esses programas auxiliam no controle glicêmico, reduz risco de doenças cardiovasculares, controle de peso, redução de gordura.