Quais os catalisadores mais usados nas indústrias?

2380 palavras 10 páginas

APLICAÇÃO DE CATALISADORES NA INDÚSTRIA

Discente: Aparecido de Marques Freitas
Ariani Frances Leite
José Aparecido Ferreira da Silva

Disciplina/Semestre: Física Química II/ 5º Semestre Docente: Ademirval Sargi Ravelli

LONDRINA – 2012
Aplicação de Catalisadores na Indústria

Introdução

Catalisador, usado para diminuir a emissão de gases potencialmente poluentes. Um catalisador é uma substância ou material que atua numa reação ou processo químico, alterando sua velocidade seja positiva ou negativamente.
Catálise ao fenômeno do qual participa um catalisador. Na catálise, o aumento da velocidade é explicado pelo fato de

…exibir mais conteúdo…

As companhias envolvidas incluem Asachi Chemical, Bayer, BASF, AMOCO, Degussa, Dow Chemical, DSM, Dupont, Enichem, IFP, Mitsubishi, Phillips Petroleum, Statoil, Totalfina, Union Carbide e muitas outras.

Catalisadores veiculares

A mudança climática e um desafio complexo e global, existindo atualmente, uma preocupação cada vez maior com a qualidade do ar que respiramos. As Leis Ambientais tornaram-se cada vez mais restritivas, o que levou ao desenvolvimento de novas tecnologias e a melhoria da qualidade dos combustíveis. Essas restrições tendem a aumentar cada vez mais, como consequência da maior conscientialização da população e das organizações governamentais devido à necessidade de um futuro sustentável e um mundo mais ecológico. E tendo essas restrições em mente que o Conversor Catalítico tem um lugar de destaque, dando resposta as novas exigências tecnológicas, como forma de contribuir na redução das emissões de Hidrocarbonetos, de Monóxido de Carbono e de Óxidos de Azoto.
O conversor catalítico sofreu uma grande evolução desde os primeiros conversores catalíticos comerciais, utilizados no período de 1976 a 1979 ate a quarta geração que surgiu em meados de 1990.
Os conversores catalíticos são considerados como um componente indispensável do sistema de escape, tendo como principal finalidade a eliminação dos gases nocivos produzidos pela combustão do combustível no motor.
Neste contexto, observou-se

Relacionados

  • Catalisadores

    1245 palavras | 5 páginas

    Propriedades dos Catalisadores 2 3. Sítio Catalítico 3 4. Tipos de Catalisadores 3 5. Aplicação de Catalisadores na Indústria Química 5 5.1 A Petroquímica5 5.2 A Indústria Farmacêutica5 5.3 A Indústria da Química Fina ... 5 5.4 A Indústria Biotec5 6. Conclusão6 7. Referência 7 Introdução As reações de catálise são de uso comum na indústria, além de ocorrerem em várias situações do nosso dia-a-dia, no nosso organismo e no meio ambiente. Os catalisadores diminuem….

  • Catalisadores Trabalho De Quimica

    2333 palavras | 10 páginas

    ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA CATALISADORES CURITIBA 2012 “CATALISADORES” CURITIBA 2012 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre os catalisadores em geral mostrando a sua energia de ativação da reação, catálise heterogênea e homogênea e a autocatálise. Os catalisadores nas industrias, a ação das enzimas catalíticas nos alimentos e na química, nos produtos de limpeza. E os catalisadores nos automóveis, seus benefícios, poluentes produzidos….

  • Catalisadores enzimáticos e catalisadores comuns

    2592 palavras | 11 páginas

    NOME DA ESCOLA NOME DA DISCIPLINA CATALISADORES ENZIMÁTICOS E CATALISADORES COMUNS Professor (a): Aluno (a): 1. INTRODUÇÃO Neste trabalho estudaremos os catalisadores enzimáticos, também chamados de catalisadores biológicos, e os catalisadores comuns. No que se refere aos catalisadores de uma formal mais geral e abrangente observamos que catalisadores são substâncias que modificam ou aumentam a velocidade das reações químicas sem serem nelas consumidos ou aparecerem entre os produtos….

  • Nitrogenio e derivados

    1940 palavras | 8 páginas

    Universidade Federal de Goiás Processos da Indústria Química Discentes: Douglas Pul, Rayssa Godinho e Sara Barbosa. Nitrogênio e Derivados Goiânia, Dezembro/2013 Introdução O nitrogênio é um ametal do grupo Va da tabela periódica, de símbolo químico N. É o elemento mais abundante da atmosfera terrestre e está presente em todos os seres vivos. Apresenta dois isótopos estáveis e forma o gás nitrogênio (N2), insípido, inodoro e incolor. Por sua alta energia de ligação….

  • Análise de síntese do metanol

    5793 palavras | 24 páginas

    processo de produção 8 3.1 Resumo 8 3.2 Síntese do metanol 8 4. Expressões 11 4.1 Equações Globais 11 4.2 Equações Elementares 11 5. Expressões da taxa 13 6. Catalisadores Utilizados 15 6.1 Catalisador Cu/ZnO-Al2O3 15 6.2 Catalisadores com Zircônio 16 6.3 Catalisadores baseados em Pd 18 6.4 Outros catalisadores 18 7. Condições Operacionais 19 8. Tipos de Reatores 20 8.1 Reator Convencional para Síntese de Metanol (RCM) 20 8.2 Reator Esférico (RE) 20 8.3 Reator de Leito….

  • Industria petroquimica

    4350 palavras | 18 páginas

    EM ENGENHARIA DE COMTROLE E AUTOMAÇÃO INDÚSTRIA PETROQUÍMICA Barra Mansa 2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRA MANSA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMTROLE E AUTOMAÇÃO INDÚSTRIA PETROQUÍMICA Trabalho apresentado ao curso de Introdução a Engenharia do Centro Universitário de Barra Mansa, sob orientação do Professor Rafael. Barra Mansa 2010 INDÚSTRIA PETROQUÍMICA Trabalho….

  • Enzimas catalizadoras de reações biológicas

    6104 palavras | 25 páginas

    REAÇÕES BIOLÓGICAS Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza geralmente protéica, com atividade intra ou extracelular, que têm funções catalisadoras, ou seja, catalisam reações químicas que, sem a sua presença, aconteceriam a uma velocidade demasiado baixa. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para uso na indústria de alimentos, entre outras. HISTóRIA A descoberta das enzimas data do século XVIII, quando se iniciaram os estudos sobre digestão dos alimentos. Em….

  • Quimica verde

    3937 palavras | 16 páginas

    Docente: Mestre António Gomes Discente: Isac Carvalho Praia, 31 de Dezembro de 2012 VIVEMOS NUM ENORME AQUÁRIO “O nosso planeta é indivisível. Na América do Norte, o oxigénio respirado gerado na floresta tropical brasileira. A chuva ácida das indústrias poluentes no meio-oeste norte-americano destrói florestas canadenses. A radioactividade de um acidente nuclear na Ucrânia compromete a economia e a cultura na Lapónia. A queima de carvão na China aquece a Argentina. Os clorofluorcarbonetos liberados….

  • Amoniaco

    1784 palavras | 8 páginas

    Mas, com a Revolução Industrial, o Homem passou a transformar, em grande escala, certos materiais em produtos de consumo, criando assim a indústria química. A produção da indústria química obedece à mesma lógica: transformar um conjunto de materiais (matérias-primas) em produtos úteis ao Homem. Os sais de amoníaco já são conhecidos desde há muitos anos atrás, em diferentes formas, modos de o obter e de….

  • Aplicação da síntese orgânica e chalconas

    5394 palavras | 22 páginas

    NAPOLITANO Aplicação da Síntese Orgânica Acadêmicos: Aline de Souza Jesus Ana Paula Rosa Artur Andre Alves Cristiane Ferreira dos Santos Anápolis, 29 de maio de 2012 Aspectos Históricos A síntese orgânica é um dos pilares da indústria farmoquímica. É o ramo da química que estuda a criação ou a transformação de substâncias orgânicas, através de alterações químicas lógicas e racionais em um determinado substrato. Através destas transformações lógicas, muitos químicos desenvolveram….

Trabalhos Populares

Quais são os principais catalisadores utilizados na indústria?

Principais pontos Catalisadores comuns incluem enzimas, catalisadores ácido-base, e catalisadores heterogêneos (ou de superfície).

O que é catalisador industrial?

Os catalizadores de uso industrial em geral são substâncias químicas empregadas nos mais variados processos com a finalidade de acelerar a velocidade de determinada reação, sem ser consumido.

Como funcionam os catalisadores na indústria?

As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.

O que são utilizados como catalisadores?

As enzimas são consideradas os principais catalisadores biológicos, sendo, geralmente, proteínas. Alguns exemplos de enzimas são a amilase, a lipase, a desidrogenase, dentre outras.