Quais práticas de consumo podemos adotar para contribuir com o desenvolvimento sustentável

Notícias

Atitudes do cotidiano são fundamentais para preservar a natureza e ainda auxiliar na geração de empregos

Quais práticas de consumo podemos adotar para contribuir com o desenvolvimento sustentável

Reciclagem é uma das mais importantes ferramentas do consumo consciente - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A preservação dos recursos naturais e da própria vida na Terra depende, cada vez mais, do respeito dos seres humanos aos limites do planeta. Com o acelerado desenvolvimento econômico nas últimas décadas, é inevitável que o consumo crescente de água, energia e alimentos tenha um impacto na natureza. Mas esses efeitos podem ser substancialmente minimizados se práticas sustentáveis, de simples execução, forem adotadas por todos.

Os 3Rs

De maneira simplificada, o consumo consciente pode ser resumido pelo princípio dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Nesse contexto, o primeiro significa consumir menos produtos com alto potencial de gerar resíduos – como sacolas e canudos plásticos –  e dar preferência àqueles que tiverem maior durabilidade e oferecerem menos riscos à natureza. Reutilizar, como o verbo indica, consiste em reaproveitar tudo aquilo que não for descartável, como embalagens de sorvete, por exemplo. Já reciclar é o processo de transformação de materiais diversos em matéria-prima para outros produtos.

Consumidor

Sempre que fizer uma compra, o consumidor consciente deve levar em conta questões como o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Ele deve entender que, em suas escolhas, é necessário buscar um equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade. Além disso, esse consumidor é aquele que prioriza as empresas empenhadas em oferecer produtos que respeitem o planeta.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, mostra que os brasileiros ainda têm muito a avançar nesse quesito. O levantamento elencou 13 comportamentos desejados – como fechar a torneira enquanto escova os dentes e evitar deixar lâmpadas acesas em ambiente desocupados – para avaliar o grau de consciência do consumidor do País.

Apenas 4% das pessoas foram classificadas no nível mais elevado (aquele em que o consumidor adota de 11 a 13 dos comportamentos listados). Além deles, 20% foram enquadrados como engajados (8 a 10 comportamentos), 38% como iniciantes (5 a 7 comportamentos) e outros 38% como indiferentes (0 a 4 comportamentos).

Agenda 2030

Além da população, governos e órgãos internacionais também têm papel fundamental na promoção do consumo consciente. O tema é uma das prioridades, por exemplo, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que traz 17 objetivos para o planeta. Entre outros pontos, estão assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. As metas para a área incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais.

No Brasil, o estímulo à implementação das práticas sustentáveis previstas pela ONU ocorre, principalmente, por meio do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente. A medida busca engajar tanto os setores privado e público quanto os consumidores a aplicarem os padrões de produção e consumo sustentáveis preconizados mundialmente.

Além disso, a pasta é responsável pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que estimula os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Dicas

Confira exemplos de como se tornar um consumidor mais consciente:

  • Evitar embalagens desnecessárias: Cerca de 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens e 80% delas são descartadas após o primeiro uso, poluindo o meio ambiente e fazendo com que mais unidades sejam produzidas.
  • Usar sacolas retornáveis: A decomposição de sacolas plásticas leva séculos. Por isso, é importante adotar, sempre que possível, as que podem ser utilizadas outras vezes.
  • Reciclar embalagens: A reciclagem não apenas diminui os impactos ambientais e reduz a quantidade de lixo produzido, como também é uma fonte de emprego e renda para muitas pessoas. Materiais que parecem não ser mais úteis, como garrafas plásticas, caixas de papelão e latas, podem ser reaproveitadas em muitas atividades.

Fonte: Governo do Brasil 

Quais práticas de consumo podemos adotar para contribuir com o desenvolvimento sustentável

Quais ações podemos tomar para reduzirmos o consumismo e contribuir com o desenvolvimentos sustentável?

A seguir, entenda o que boas práticas de consumo e um estilo de vida sustentável podem agregar ao seu dia a dia.

  • Preservação do meio ambiente. ...
  • Economia de recursos. ...
  • Redução do lixo. ...
  • Separar o lixo reciclável. ...
  • Reciclar em casa. ...
  • Reaproveitar o lixo orgânico. ...
  • Reduzir o uso de plásticos.

O que você pode fazer para promover um consumo consciente?

Consumo consciente

  1. Economize papel: ...
  2. Compre somente o necessário: ...
  3. Evite mercadorias com muitas embalagens: ...
  4. Dê preferência ao refil: ...
  5. Leve sua própria sacola ao fazer compras: ...
  6. Cuidado ao manipular os alimentos: ...
  7. Evite o desperdício de alimentos: ...
  8. Instale torneiras com sensores automáticos:

Quando é que consumimos de maneira sustentável?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

O que podemos fazer para contribuir com a sustentabilidade?

15 Formas para promover a Sustentabilidade no Cotidiano

  1. Economize água. ...
  2. Prefira produtos biodegradáveis. ...
  3. Procure alimentos orgânicos. ...
  4. Consuma menos carne. ...
  5. Não crie animais silvetres. ...
  6. Cultive áreas verdes. ...
  7. Diminua o uso de embalagens. ...
  8. Leia os rótulos com atenção.

Quais são as ações individuais e coletivas que podemos fazer para sermos menos coisas?

Ações individuais e coletivas para salvar a Humanidade

  1. Dizer não ao Plástico. Neste sentido, deve-se usar um copo ou caneca permanente, seja de plástico, vidro ou qualquer outro material. ...
  2. Reduzir o consumo de carne. ...
  3. Repensar o transporte. ...
  4. Reduzir o consumo de energia elétrica.

O que caracteriza um consumo consciente de um exemplo?

São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo. É válido ressaltar que consumir de maneira consciente não envolve apenas a escolha entre comprar ou não algo que você deseja.

Qual a importância do consumo para o desenvolvimento sustentável?

  • Ficou evidente a necessidade de conciliar as áreas social, ambiental e econômica para promover um desenvolvimento sustentável e contínuo. Ou seja, embora o consumo seja um dos principais motores para a economia das nações, é vital levar em conta seus impactos sobre a natureza, adequando-o para prevenir a deterioração do planeta.

Será que o consumo sustentável pode mudar o mundo?

  • O consumo sustentável não é só uma tendência. É a forma de garantirmos o futuro das próximas gerações. Saiba o que pode fazer para pô-lo em prática. Poderá a forma como consumimos mudar o mundo?

Como adotar um consumo sustentável?

  • Ser mais consciente na forma como consumimos é simples e bastam pequenos gestos diários, que devem ser ensinados aos mais novos. Para adotar um consumo sustentável não precisa de mudar de vida nem de viver com o que a natureza lhe dá. Veja as nossas sugestões e tente implementar algumas no seu dia-a-dia. 1. Reciclar

Qual o ponto de partida do consumo sustentável?

  • O consumo sustentável é uma das melhores formas de cada um de nós fazer a sua parte para preservar um planeta cujos recursos não são inesgotáveis. O ponto de partida pode ser consumir menos, pensar antes de comprar, partilhar, reutilizar, poupar. No entanto, é difícil viver sem consumir.

Quais práticas de consumo podemos adotar para contribuir com o desenvolvimento sustentável resposta?

Como práticas de um consumo sustentável podemos citar como a mais importante, a adoção de combustíveis vindos de fontes de energia limpa, ou ao menos diminuir o uso de carros próprios e utilizar transporte coletivo, além disso, descartar o lixo corretamente, e incentivar práticas de reciclagem, evitar o desperdício de ...

Quais são as principais práticas de consumo sustentável?

Reciclar o lixo doméstico, poupar energia elétrica, optar por frutas, verduras e legumes orgânicos e praticar o upcycle com objetos desgastados e usados são outras formas de praticar o consumo sustentável.

O que podemos fazer para contribuir com o desenvolvimento sustentável?

35 atitudes que podes adotar para promover o Desenvolvimento Sustentável.
ODS 1: Erradicar a Pobreza..
ODS 2: Erradicar a Fome..
ODS 3: Saúde de Qualidade..
ODS 4: Educação de Qualidade..
Objetivo 5: Igualdade de Género..
Objetivo 6: Água Potável e Saneamento..
Objetivo 7: Energias Renováveis e Acessíveis..