Quais são as características do gênero textual história em quadrinhos?

O slideshow foi denunciado.

Seu SlideShare está sendo baixado. ×

Slides contendo o assunto histórias em quadrinhos, que é um gênero textual.

Quais são as características do gênero textual história em quadrinhos?

Slides contendo o assunto histórias em quadrinhos, que é um gênero textual.

Mais Conteúdo rRelacionado

Quais são as características do gênero textual história em quadrinhos?
Quais são as características do gênero textual história em quadrinhos?

  1. 1. Histórias em Quadrinhos (HQ’s)
  2. 2. • As histórias em quadrinhos são consideradas textos literários de entretenimento. Esse gênero textual é utilizado para contar histórias com a ajuda de imagens, o que facilita a compreensão do leitor. Em geral, apresentam uma linguagem mista, ou seja, é formado de uma seqüência de imagens verbais e não-verbais combinadas, ou apenas de imagens visuais.
  3. 3. CARACTERÍSTICAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS • Apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho; • Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;
  4. 4. • O emprego de recursos expressivos como onomatopeias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos; • Os balões devem ser entendidos como representação de fala ou pensamentos de um determinado personagem nos quadrinhos.
  5. 5. Balão Fala: para mostrar o que um personagem está falando. Possui o formato oval e um rabicho indicando onde está saindo o som. Por isto, o rabicho geralmente fica posicionado próximo à boca do personagem. Quando há mais de uma pessoa falando, a mesma coisa e ao mesmo tempo, o balão fica com mais de um rabicho.
  6. 6. Balão grito: quando um personagem está gritando, o balão deixa de ter um formato oval e passa a ter várias pontas de diversos tamanhos. Balão pensamento: este balão é um dos poucos balões que não mostram o que o personagem está falando. Tal balão tem o formato de nuvens e é utilizado apenas para mostrar os pensamentos dos personagens.
  7. 7. Balão narrador: este balão não possui rabichos e por isto não é associado a nenhum personagem específico. Ele é utilizado para fornecer dados extras à história, como onde e quando a história se passa. Ainda, pode conter os trechos que seriam específicos do narrador na história, por isto o seu nome balão narrador.
  8. 8. ONOMATOPEIA
  9. 9. EXERCÍCIO

Quais são as características do gênero textual história em quadrinhos?

Quais são as características de uma história em quadrinhos?

Balões de variados tipos e formas que mostram os diálogos dos personagens ou suas ideias. Possui elementos básicos de narrativa, tais como personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho. Sequência de imagens que montam uma cena.

Qual é o gênero textual da Turma da Mônica?

história em quadrinhos - Gênero textual: história em quadrinhos (HQ). Resumo da história: A história começa com Cebolinha questionando-se sobre o lugar em que ele se encontra. Aparentemente, ele está perdido e chorando, quando Mônica aparece e o alerta para fugirem de um monstro.

O que significa o texto do balão da Turma da Mônica?

Há vários tipos de balões nas histórias em quadrinhos. Os balões contém a fala ou o pensamento das personagens. O formato de cada um deles indica quem fala e de que forma fala, certo?

Qual a história da Turma da Mônica?

  • A “Turma da Mônica” é atualmente a história em quadrinho brasileira mais publicada no mundo. A primeira tirinha oficial surgiu no ano de 1959, pelas mãos do criador Mauricio de Sousa. O primeiro personagem que Mauricio criou para a Turminha foi o simpático cãozinho, Bidu, e o jovem cientista, Franjinha.

Qual a primeira história em quadrinhos?

  • Embora essa seja considerada a primeira história em quadrinhos, é importante destacar que algumas manifestações artísticas a influenciaram. Como, por exemplo, as pinturas do século XIV nas igrejas católicas contando a via-sacra.

Como trabalhar com histórias em quadrinhos?

  • A ideia de trabalhar com as histórias em quadrinhos surgiu da necessidade em usarmos um recurso atrativo aos alunos, para ampliar as aprendizagens em relação a alguns temas, além de promover a evolução no processo da construção da escrita. Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos pode ser um bom incentivado para a leitura.

Como se comunicava a personagem em quadrinhos?

  • A personagem comunicava-se por meio de gírias, numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões acerca da sociedade de consumo e de questões raciais e urbanas. Embora essa seja considerada a primeira história em quadrinhos, é importante destacar que algumas manifestações artísticas a influenciaram.

Quais são as características do gênero história em quadrinhos?

Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual para trazer o leitor para "dentro" da história contada.

Quais são os principais elementos de uma história em quadrinhos?

A forma mais clássica de quadrinhos com imagens e palavras costuma ser a que apresenta quatro imagens separadas, ou seja, vinhetas, nas quais os personagens dialogam ou é apresentado um texto que dá sentido ao que é mostrado.

Qual o tipo de linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos?

A História em Quadrinhos, também chamada de HQ, é uma narrativa visual que, normalmente, expressa a língua oral e apresenta um enredo rápido, empregando somente imagem ou associando palavra e imagem. Ou seja, apresenta uma linguagem mista, linguagem verbal e não verbal.

Quais as principais características de tirinha?

As tirinhas são um gênero textual que se caracteriza pelas histórias curtas, geralmente formadas por três ou quatro quadrinhos. Usualmente fazendo uso do humor, as tirinhas podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social, por exemplo.