Quais são as diferenças entre o homem e outros mamíferos

Poucas imagens podem dar uma idéia da diversidade de formas dos mamíferos, como se vê a seguir:

O ornitorrinco, da ordem Monotremata, tem bico, assim como os patos; o golfinho, da ordem Cetacea, é um mamífero aquático; o chimpanzé, da ordem Primata, é muito semelhante ao homem; e o morcego, da ordem Chiroptera, voa como os pássaros.

As diferenças entre os mamíferos não se limitam à forma. O estranho mas simpático ornitorrinco não se assemelha às aves apenas no bico de pato. Ele também se reproduz botando ovos, ao contrário da maioria dos mamíferos que geram seus filhotes por gestação placentária.

Diferenças e semelhanças

Nisso diferem também os marsupiais, como o canguru e o diabo da Tasmânia, cujas fêmeas não possuem placenta para nutrir os fetos, que assim completam seu desenvolvimento em uma bolsa, na barriga da mãe.

Mas se as diferenças entre os mamíferos são muitas, suas semelhanças preponderam. Todos os mamíferos possuem respiração pulmonar e um sistema circulatório onde um coração de quatro cavidades mantém separado o sangue arterial (que vem do pulmão e, portanto, rico em oxigênio) do venoso (que recebeu o dióxido de carbono das células). Nos répteis, anfíbios e peixes não há esta separação e o sangue arterial e venoso se misturam ao longo da circulação.

Cérebro e zelo

Os mamíferos são animais notáveis por mais duas características na qual se destacam entre todos os demais. Possuem cérebros grandes proporcionalmente às suas massas corporais, o que lhes confere melhor coordenação, memória e capacidade de aprendizagem e solução de problemas.

Também são pais zelosos por suas crias, zelo este que não é incondicional, mas que na maioria das situações e espécies sugere que o amor é um talento especial dos mamíferos.

Na espécie Homo sapiens sapiens, que nos define entre os mamíferos, as habilidades conseqüentes de um cérebro grande nos dotou de uma forma de inteligência que ultrapassa tudo que a natureza produziu antes (até onde sabemos, pelo menos).

Espécie humana

Podemos fazer muito mais que resolver problemas concretos, como encontrar o melhor modo de abrir um fruto ou usar grandes folhas para nos proteger da chuva, coisas que gorilas e orangotangos, primatas como nós, também conseguem fazer.

A inteligência humana se define por sua capacidade de abstração e imaginação. Também somos, entre todos os animais, os mais dispostos a defender e cuidar de suas crias.

Essas duas qualidades foram fundamentais para o homem se tornar a espécie dominante no planeta, o que significa que de certa forma, o que há de melhor em nós foi nossa sorte em aprimorar o que os mamíferos tem de melhor, um grande cérebro e um grande coração. De quatro cavidades.

Leia mais

  • Mamíferos - diversidade e capacidade de adaptação

Quais são as diferenças entre o homem e outros mamíferos

Olá! Tudo bem?

Hoje conversaremos sobre os seres vivos, suas semelhanças e diferenças.

De acordo com a ciência os animais dividem-se em dois grupos: os vertebrados, aqueles que têm esqueleto interno e estão organizados em grupos de mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios, e os invertebrados: as lesmas, os moluscos e os insetos.

Vamos aprender mais sobre eles?


Você gosta e tem um animal de estimação?

Qual?

E se não tem, gostaria de ter um?

Em sua opinião os animais de estimação podem nos ajudar em momentos difíceis?

Você acha que os pets (animais de estimação) são brinquedos?

Será que as pessoas aí da sua casa pensam como você?

Atividade 1

Nesta atividade você irá descobrir se os pets são ou não brinquedos, combinado? Para isso, siga os passos:

A. Anotar a sua resposta e a dos seus entrevistados para a pergunta: Os pets são brinquedos? Escreva em seu caderno ou bloco de notas.

B. Acessar o link, assistir ao vídeo e anotar os argumentos apresentados pela apresentadora sobre o assunto.

Fonte: YouTube. Animais não são brinquedos – dia das crianças. Canal: Manual Pet
Link: https://www.youtube.com/watch?v=N9E4SPfTGTE

C. Após ouvir os argumentos apresentados no vídeo, conhecer o que pensam seus entrevistados, volte a sua resposta inicial para a pergunta: Os pets são brinquedos? Ela continua a mesma ou você mudou de opinião? Converse com um amigo/a sobre esse assunto. Tomara que você tenha compreendido que para termos um animal de estimação não basta só querer.


Atividade 2

E já que estamos falando sobre animais, você já deve ter observado que há muitas espécies deles não é mesmo?

Acesse o link para ler mais sobre animais vertebrados e invertebrados.

Toda Matéria – Animais vertebrados e invertebrados – Kids. Link – https://www.todamateria.com.br/animais-vertebrados-e-invertebrados-kids/

Após a leitura do texto, observe durante dois dias alguns animais que vivem na sua casa, no quintal, ou até mesmo nos desenhos e filmes que você assiste e os organize de acordo com a tabela:

Nome do bicho Modo de locomoção Vive na terra ou na água Hábitos alimentares O corpo é coberto por…

Atividade 3

Por que os animais são diferentes dos seres humanos?

Você sabe responder esta pergunta?

Que tal confirmar se as suas hipóteses são as mesmas do vídeo produzido pela Universidade das Crianças sobre o assunto?

Acesse o link e leia o texto.

Universidade da Criança. Porque os animais são diferentes dos seres humanos? Link – http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/por-que-os-animais-sao-diferentes-dos-seres-humanos/


Atividade 4

Para finalizar vamos ouvir uma história?

Convide alguém de sua casa para assistir com você. Ao final a Fafá faz um convite…se eu fosse você, aceitava.

Vamos lá?  

Para ouvir a história acesse o link a seguir.

Fonte: YouTube – DOIS PASSARINHOS – história pra contar usando as mãos | Fafá Conta. Canal: Fafá conta histórias
Link: https://www.youtube.com/watch?v=d36AOM9FqG4
Componentes Habilidades
Língua Portuguesa (EF03LP24-A) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas voltadas para o público infantil, identificando a formatação, a diagramação, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Ciências (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.

O que diferencia o ser humano dos outros mamíferos?

O homem é racional, pensa mais do que os outros animais mamíferos, apresentam alguns órgãos a mais e a menos, é mais inteligente, e apresenta diversas características que fazem com que eles sejam mais complexos do que os outros animais mamíferos.

O que difere o ser humano dos outros animais?

Tanto o homem como os outros animais intervém na natureza de modo a não somente se adaptar a ela, mas adaptá-la às suas necessidades. O homem "pensa" no seu trabalho antes de realizá-lo, enquanto os animais agem por instinto. O trabalho humano é dirigido por finalidades, é deliberado e intencional.

Quais as semelhanças e diferenças entre os seres humanos e os animais?

Semelhanças físicas entre seres humanos e animais Fisicamente falando, sistemas circulatório e esquelético dos humanos são similares a de alguns animais. Dessa forma, asas de morcegos podem ser comparadas a mão aberta, enquanto as asas das aves se assemelham à mão fechada.

Quais são as principais características dos mamíferos?

Mamíferos são animais que possuem pelos e glândulas mamárias. Mamíferos possuem circulação fechada; coração com quatro cavidades; sistema urinário com rins e bexiga; sistema digestório formado por um canal alimentar e glândulas associadas; encéfalo desenvolvido; e respiram por pulmões.