Quais são as etapas de um coaching de carreira?

1ª Etapa: Foco

Durante as sessões iniciais o Coach busca entender, compreender e sentir, junto ao Coachee, quais são os objetivos a serem atingidos. Nesta direção há o ajuste do foco naquilo que é: específico, mensurável, atingível, realista e temporalmente realizável – referente ao acrônimo SMART (Specific | Measurable | Attainable | Realistic | Time-bound). Com a definição do objetivo junto ao foco é traçado um plano de ação.

2ª Etapa: Ação

Na ação há a trajetória da aprendizagem e o desenvolvimento humano do Coachee. São aplicados processos, ferramentas e atividades para estimular a vontade de superar cada dificuldade que se apresenta.

3ª Etapa: Resultados

Ao longo das sessões são avaliados os resultados em relação ao: objetivo, foco e plano de ação; esses acordados entre Coach e Coachee. Avalia-se também: a aprendizagem, os desenvolvimentos alcançados, os benefícios do coaching e a atuação do Coach.

4ª Etapa: Melhoria contínua

Com a constante obtenção dos resultados há a possibilidade de que o Coachee preserve a vontade de melhorar continuamente. Neste momento, espera-se que o papel do Coach não seja mais necessário. Assim, considera-se que o Coachee esteja em Autocoaching; este caracterizado por três momentos:

√ Pela prontidão do Coachee em tomar para si, os três conceitos-chave e as quatro etapas metodológicas do Coaching.

√ Pela percepção do Coachee em relação ao equilíbrio entre as escolhas feitas na direção do objetivo desejado. Segue esquema para auxiliar na visualização deste momento:

Quais são as etapas de um coaching de carreira?

Todas as escolhas demandam ganhos e perdas; essas podem desencadear prazer e dor. A sabedoria aqui pretendida está na compreensão de que o equilíbrio proposto passa – necessariamente – pela prosperidade e benefício mútuo: consigo, com o outro e no meio em que se convive. É necessário querer bem a si para querer bem ao outro.

√ Por fim, o Autocoaching é também caracterizado pelo querer do Coachee em construir uma realidade positiva; esta fundamentada em crenças e valores também positivos e alinhados, compartilhados, compatibilizados junto àqueles com quem se convive.

  • Sobre

Quais são as etapas de um coaching de carreira?

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.

Você já ouviu falar e sabe o que é coaching de carreira, ou ainda tem muitas dúvidas sobre o tema? Ficar em dúvida sobre que rumo seguir e se tornar protagonista da própria carreira não é uma tarefa fácil. Não importa se esse questionamento aparece no início, no meio ou na aposentadoria. Por isso, saber o que é coaching de carreira pode ser fundamental para descobrir qual é o caminho ideal.

Os coaches de carreira são profissionais formados para auxiliar seus clientes, por meio de métodos de investigação e questionamento, a avaliar as alternativas e encontrar os possíveis caminhos que a pessoa pode seguir, de acordo com as reflexões a partir das sessões.

Quer entender melhor o que é coaching de carreira, quando pode ser útil buscar por esse profissional e contratar esse serviço? Então, não perca essa leitura!

O conceito de coaching

Antes de conhecermos sobre o que é coaching de carreira, vamos entender do que se trata o processo de coaching.

Coaching é uma metodologia que visa o autoconhecimento e o esclarecimento de questões internas e externas, para que a pessoa consiga decidir o melhor caminho a seguir em vários aspectos, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Essa orientação ocorre por meio de sessões presenciais ou à distância e a evolução dos encontros acompanha o tempo do cliente.

Os primeiros encontros servem para que o coach (profissional que conduz o processo) conheça melhor o seu coachee (cliente que busca os serviços do coach) e os fatores que o levaram até ali.

A partir disso, um plano de ação é elaborado em conjunto, para que as metas sejam alcançadas de forma consciente e o sucesso do programa seja alcançado, com todo o acompanhamento necessário.

O surgimento do coaching

Por volta de 1830, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, o termo coach surgiu informalmente para designar professores que atuavam como tutores de alguns estudantes.

Esses alunos, que tinham determinadas dificuldades, recebiam orientações especiais para superarem obstáculos, por exemplo, alguma avaliação difícil que viria pela frente. Essa relação informal foi o gatilho para o que temos hoje.

O processo de coaching atual, iniciou na década de 1980 com executivos americanos que viram o coaching como uma forma de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, a fim de melhorar suas performances e satisfação.

Para se tornar um coach é preciso realizar um curso de formação reconhecido e obter as ferramentas necessárias para auxiliar no desenvolvimento dos coachees. Além da habilidade e o amor para lidar com pessoas.

Tipos de coaching

Agora que conhecemos a história do coaching, vamos aos principais tipos existentes no mercado.

Coaching de vida

O coaching de vida é um coaching mais abrangente, que envolve os aspectos da vida do ser humano, voltado para o desenvolvimento pessoal, o autoconhecimento, a superação de medos e obstáculos e a conquista da autoconfiança.

O coach é responsável por orientar o coachee a trilhar seu próprio caminho, a encontrar as respostas e as soluções para seus problemas.

Coaching de relacionamento

O coaching de relacionamento geralmente é um processo destinado a casais, auxiliando no conhecimento mútuo, na aceitação dos defeitos e falhas do parceiro. Com esse processo surge a evolução do relacionamento, da afetividade e do vínculo do casal.

Além disso, com o fortalecimento da parceria, o casal passa a trabalhar em conjunto em busca dos sonhos.

Coaching de negócios

O coaching de negócios é importante para ajudar empresários de micros, pequenas e médias empresas a desenvolverem estratégias para o crescimento de seus empreendimentos.

O coach vai diagnosticar a situação atual do negócio e os seus objetivos, contribuindo para que seja possível alcançar melhores resultados, juntamente com o coachee.

Coaching financeiro

Muito procurado nesse momento de crise, o coaching financeiro vai orientar o cliente no desenvolvimento de um planejamento eficiente de suas finanças, possibilitando um orçamento compatível com sua realidade.

Além disso, o coachee aprende a analisar suas finanças e a investir de acordo com seus sonhos.

Coaching de carreira

O coaching de carreira, é um processo em que o coach de carreira apoia as pessoas em questões relacionadas a carreira, seja relacionada a uma situação específica no trabalho, uma recolocação profissional, uma transição de carreira, uma mudança profissional.

Como funciona o Coaching de Carreira?

O coach auxilia o coachee a enxergar suas real skills e o que busca em a sua carreira profissional. A partir de um melhor entendimento de seus objetivos, será possível construir estratégias para que a pessoa consiga atingir suas metas.

Os encontros podem ser mensais, quinzenais ou semanais, dependendo da necessidade. Afinal, quanto mais informações o coach tiver, melhor será o processo de coaching de carreira.

Em cada sessão, o coachee recebe um plano de metas, atividades ou reflexões a serem realizadas até o próximo encontro. Após a conclusão, um novo agendamento é feito para a avaliação da evolução e o estabelecimento de uma nova meta.

Lembrando que o coaching não é um psicólogo. Portanto, ele não vai lidar com traumas e problemas do passado. O foco é na solução de dificuldades profissionais, para que consiga lidar com o futuro.

Benefícios do coaching de carreira

Quem entender o que é coaching de carreira e buscar por essa metodologia, irá encontrar as seguintes vantagens:

    • aumento da autoestima profissional;
    • mudança de postura profissional;
    • destaque nas qualidades;
    • melhoria na comunicação;
    • atingimento das metas profissionais e do plano de carreira;
    • mudança de visão em relação ao mercado de atuação;
    • mudança de nível e aumento das chances de promoção no mercado de trabalho.

Quando fazer o coaching de carreira

Após ler sobre os benefícios que o coaching de carreira oferece, é importante saber em que situações é possível contratar o serviço de um coach de carreira. Vamos conhecer alguns desses motivos:

Estagnação na carreira

Quando a pessoa se sente travada na função, onde os resultados não são expressivos como antes e está se sentindo presa, sufocada e sem saber quais decisões tomar. Essa pode ser a hora de pedir ajuda, afinal, essas indecisões fazem mal para o corpo e para a saúde mental.

Nessa situação, nada como contratar um coach de carreira para ajudar a colocar tudo nos eixos e deixar o coachee novamente no controle.

Transição de carreira

Não há nada de errado em sentir que a profissão em que está atuando, não oferece mais as mesmas alegrias que antes e querer buscar uma mudança.

Porém, caso haja uma vontade, mas uma indecisão sobre qual caminho seguir, o processo de coaching de carreira será fundamental e poderá ajudar você a encontrar o seu ikigai. Se você está perdido, não sabe o que quer, o que gostaria de fazer em termos profissionais, o coaching de carreira pode ser para você.

Haverá toda um questionamento sobre os desejos do cliente, suas soft skills e hard skills, se o mindset é compatível com as mudanças e tudo o que for pertinente ao profissional. Afinal, toda informação é importante e a partir de um melhor entendimento do que o profissional busca, é que as alternativas e caminhos que levarão a pessoa ao seu objetivo começam a ser traçados.

Após essa investigação, será realizada uma pesquisa aprofundada do mercado, para saber se os objetivos da pessoa são compatíveis com o que o mercado está oferecendo.

Somente após todas essas coletas, um plano de ação será elaborado em conjunto, para que o profissional consiga agir de forma efetiva de acordo com seus objetivos e escolhas.

Não recebe agendamento ou tem medo de entrevistas

O coach de carreira poderá trabalhar as crenças limitantes do profissional para que este consiga destravar o seu potencial e superar os seus desafios.

Se o problema, por exemplo, for o medo das entrevistas ou alguma outra etapa do processo seletivo, através de uma série de questionamentos, o coach de carreira irá conduzir o profissional em uma jornada de autoconhecimento para liberar o seu potencial. Um plano de ação pode ser estabelecido para que o cliente supere a situação e tenha sucesso.

Problemas com networking

Dentro do mundo corporativo, ter uma rede de contatos com pessoas influentes que possam recomendar o nosso trabalho ou oferecer oportunidades de crescimento é muito importante para a carreira.

Porém, nem sempre é tão fácil construir essa rede e, dependendo da pessoa, pode ser ainda mais difícil. Nesse sentido, o coach de carreira também poderá auxiliar.

Pois com o autoconhecimento e o aumento da autoconfiança, ficará mais fácil todo o processo de conhecer novas pessoas e construir um networking sólido e necessário tanto para o crescimento profissional, quanto para o pessoal.

Conclusão

Nesse conteúdo, foi possível compreender a importância de contar com um profissional capacitado para ajudar nos desafios profissionais que surgem constantemente.

Um coach deve estar pronto para ouvir, questionar e fazer o seu coachee refletir sobre os obstáculos e como fazer para sair deles. Um plano de ação em conjunto vai direcionar as estratégias e fazer com que as metas sejam alcançadas de forma eficiente e combinadas com muito crescimento interno.

Por isso, saber o que é coaching de carreira, é fundamental para que a pessoa consiga identificar se a sua dificuldade precisa ser acompanhada por um psicólogo ou por um coaching, em alguns casos, pelos dois.

Afinal, a melhoria contínua deve fazer parte da jornada de todas as pessoas, independentemente dos seus objetivos finais.

E para ajudar você a melhorar ainda mais, que tal ler o nosso artigo sobre o “Lifelong Learning: a importância do aprendizado contínuo” e nos seguir nas redes sociais?

Assim, você se desenvolve e tem acesso a conteúdo que irá agregar na sua carreira.

Quais são as etapas de um processo de coach de carreira?

Conheça as quatro fases do processo de Coaching.
Primeira fase do processo de Coaching – Avaliação e Aliança..
Segunda fase do processo de Coaching – Preparação e Planejamento..
Terceira fase do processo de Coaching – Ação..
Quarta fase do processo de Coaching – Reavaliação e Mensuração..

Quais são as etapas de um processo de coaching de carreira descomplica?

O processo de coaching de carreira divide-se em três etapas; uma etapa inicial de investigação e descoberta pessoal, que possibilita a reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional; uma etapa intermediária que, estrutura as estratégias para definição dos objetivos, considerando os ambientes e cenários da ...

Quais são os 7 passos de uma sessão de coaching?

Então vamos lá aprender quais são os 7 passos para uma sessão de coaching transformadora..
Small Talking;.
Acompanhamento;.
Coaching Education;.
Desenvolvimento da sessão;.
Definição de Tarefas;.
Análise da Ecologia;.
Encerramento..

Como fazer um coaching de carreira?

Quando uma pessoa inicia um processo com um Coaching de carreira deve ter em mente quais são suas preferências e objetivos profissionais, ou seja, melhorar o seu desempenho, mudar de patamar, ter mais relacionamento interpessoal. Essas são questões que o Coaching vai querer saber.