Quais são os processos utilizados na tecnologia de alimentos?

A sociedade cada vez mais busca por alimentos mais práticos, convenientes, nutritivos, atraentes, seguros e com um amplo período de conservação. Nesse contexto, a indústria de alimentos, numa tentativa de atender a essa demanda dos consumidores, vem se adequando para satisfazer essas necessidades.

Umas das contribuições que permite chegar ao desejo dos consumidores é a aplicação da Tecnologia de Alimentos em todos os setores da indústria alimentícia, para que dessa maneira tenhamos mais alimentos diversificados, nutritivos e que não ofereçam nenhum risco à saúde.

Ao longo dos últimos anos, você já deve ter observado um avanço na Tecnologia de Alimentos. Cada vez mais indústrias, centros de produção e distribuição, serviços de alimentação, dentre outros, surgem com o intuito de atender e satisfazer as necessidades dos consumidores.

Contudo, podemos nos questionar: a que se deve esse grande desenvolvimento? A resposta é simples: sempre estaremos precisando nos alimentar e dessa maneira, obter nutrientes indispensáveis ao funcionamento do organismo. Para isso, esses nutrientes serão fornecidos com os alimentos já existentes e os novos que surgem e isso contribui para que a produção de alimentos seja sempre contínua e promissora.

Quais são os processos utilizados na tecnologia de alimentos?

Alimentos - Toda substância ou mistura de substância, no estado sólido, líquido ou pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais essen-ciais a sua formação, manutenção e desenvolvimento (BRASIL, 1999).

Nutrientes - Todas as substâncias presentes nos alimentos que serão utilizadas para o bom funcionamento do organismo. Podem ser clas-sificados em energéticos (carboidratos e lipídios), construtores/plásticos (proteínas) e reguladores (vitaminas e minerais). Além disso, com base na ingestão diária necessária para suprir as necessidades de um indivíduo, os nutrientes podem ser classificados em macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Ciência de Alimentos - Área que abrange a interdisciplinaridade entre outras ciências (biologia, química e engenharia), utilizadas no estudo dos alimentos para garantir a qualidade dos alimentos elaborados.

Tecnologia de Alimentos - Parte da tecnologia destinada à seleção, conservação, transfor-mação, ao acondicionamento, à distribuição e utilização de alimentos nutritivos e seguros.

De uma forma bem ampla, a Tecnologia de Alimentos pode ainda ser definida como um conjunto de técnicas aplicadas na produção de alimentos, com a finalidade de eliminar microorganismos, inativar enzimas e, como consequência, aumentar a vida útil dos alimentos.

A Tecnologia de Alimentos está fundamentada em quatro grandes áreas do conhecimento, ou seja, quatro ciências que contribuíram para o surgimento da Tecnologia de Alimentos como setor de estudo, sendo elas:

  • Nutrição - Permitiu o conhecimento acerca dos nutrientes indispensáveis, que devem compor o alimento e que contribuem para o bom funcionamento do organismo e suas possíveis interações sobre ele.

  • Biologia - Por meio do entendimento do comportamento dos micro-organismos nos alimentos (deteriorantes, patógenos, indicadores e produtores de alimentos), contribuiu para que um melhor controle do desenvolvimento microbiano pudesse ser efetuado ao longo de toda cadeia produtiva.

  • Fisico-quimica - Permitiram compreender as transformações que ocorrem durante a colheita, transformação e o armazenamento de alimentos com intuito de controlar essas mudanças. Além disso, por meio de métodos e técnicas possibilitou a determinação e quantificação dos nutrientes presentes nos alimentos, tanto para assegurar a qualidade, como para mensurar os componentes dos mesmos.

  • Engenharia - Possibilitou o entendimento sobre os processos de transformação da matéria-prima em novos produtos, por meio das operações unitárias empregadas (moer, filtrar, desidratar etc.) e também sobre os projetos estruturais, de equipamentos e embalagens usados na área de alimentos.

Você já deve estar entendendo que para termos alimentos nutritivos, saudáveis, atraentes e seguros é necessário um conjunto de técnicas, processos e operações que contribuem para a qualidade do alimento e que são aplicados na industrialização de alimentos.

Um dos principais atributos para a qualidade do alimento é a matéria-prima. Esta deve ser de qualidade, adequada ao processo e ao alimento que se deseja elaborar. Para tanto, várias medidas de controle devem ser empregadas para que o produto chegue à mesa do consumidor.

De uma forma geral, as matérias-primas podem ser classificadas em quatro grupos: animal, vegetal, mineral e sintética. Desses grupos, os dois mais utilizados pela indústria de alimentos são o animal e o vegetal.

As matérias-primas de origem animal são representadas pelas carnes bovinas, suínas, de aves, pescados, leite, ovos e mel. Como exemplos de matérias-primas de origem vegetal, podemos citar frutas, verduras, legumes, cereais, especiarias e plantas aromáticas.

O grupo de matérias-primas de origem mineral é representado pela água e pelo sal mineral. Já as matérias-primas de origem sintética são aquelas usadas como aditivos ou coadjuvantes de tecnologia, tendo uma importante função na indústria de alimentos.

Associação Brasileira das indústrias alimentícias. [site]. São Paulo: ABIA, [20--]. Disponível em: <http://www.abia.org.br>. Acesso em 10 jul. 2017.

Brasil. Decreto-Lei no 986 de 21 de outubro de 1969. Institui normas básicas sobre alimentos. Ministério da Saúde – MS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0986.htm>. Acesso em: 1 jul. 2017.

EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

GAVA, A. J.; SILVA, C. A. B.; FRIAS, J. R. G. Princípios da Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Nobel, 2009.

NESPOLO, C. R.; OLIVEIRA, F. A.; PINTO, F. S. T; OLIVEIRA, F. C. Práticas em Tecnologia de Alimentos. Porto Alegre: Artmed, 2015.

O que é o processo de tecnologia de alimentos?

Tecnologia de alimentos é por definição o conjunto de conhecimentos ou a reunião de técnicas e conceitos baseados em princípios científicos que se aplicam à preservação dos alimentos.

Quais as operações básicas da tecnologia de alimentos?

A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos define tecnologia de alimentos como a aplicação de métodos e da técnica para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos.

Quais são os processos de alimentos?

Alguns tipos de processamento são cozimento, fermentação, secagem, defumação, acondicionamento em latas ou vidros e uso de salmoura, com o objetivo de tornar os alimentos mais duráveis ou mais palatáveis.

São exemplos de processos físicos utilizados nas operações básicas da tecnologia dos alimentos?

Para este tipo de operação são utilizados os processos de: centrifugação, filtração, extração, concentração, ultrafiltração.