Qual a diferença da taioba para o inhame

O que � Inhame-taioba:
[Bot.]- Inhame-taioba � o nome popular de uma planta da
fam�lia das Ar�ceas, aqui descrita como simplesmente
�inhame�. (VIDE)

Exemplo de uso da palavra Inhame-taioba:

O nome cient�fico do inhame-taioba �: Colocasia Antiquo-
rum, variedade Esculenta .

Clique aqui para mais defini��es de Inhame-taioba

Inhame: Substantivo

O que � Inhame:
[Bot.]- Inhame � o nome popular de uma planta da fam�lia
das Are�ceas, origin�ria do sudeste da �sia. Trata-se de
uma planta herb�cea, com folhas grandes, variando da
cor verde ao roxo-escuro. Apresenta rizoma (VIDE) tube -
roso, com casca escamosa, fibrosa, de cor castanha. Se
o solo for f�rtil o rizoma pode atingir at� 1 metro de compri-
mento e pesar cerca de 10 quilos. Foi introduzida no Bra-
sil pelos portugueses no in�cio do s�culo XVI e hoje � cul-
tivada em todas as regi�es tropicais do mundo, principal-
mente na �frica e na Polin�sia (VIDE). Tanto suas folhas
como o rizoma s�o comest�veis, mas devem ser consu-
midos cozidos. A farinha do inhame � muito usada na
culin�ria, sendo semelhante ao polvilho. Tamb�m � cha-
mada de taro.

Exemplo de uso da palavra Inhame:

O nome cient�fico do inhame pode ser:
- Colocasia Esculenta
- Colocasia Antiquorum

Clique aqui para mais defini��es de Inhame

Pinterest

Today

Watch

Explore

When autocomplete results are available use up and down arrows to review and enter to select. Touch device users, explore by touch or with swipe gestures.

Explore

Lawn And Garden

Planting

Save

From

youtube.com

Video by

Sobrevivente do mato

on

youtube

·

Aprenda a diferenciar a folha de inhame da folha de taioba, pra você não consumir o produto errado

Turquesa Azul

835 followers

More information

Taioba ou inhame? Saiba a diferença. - YouTube

Plant Leaves

Youtube

Plants

Garden

Home

Vegetable Garden

Leaves

Plant

Youtubers

More information

Taioba ou inhame? Saiba a diferença. - YouTube

More like this

Taioba, uma verdura quase esquecida.

Por: Joop Stoltenborg

A Taioba é uma planta que produz folhas comestíveis gostosas, rica em nutrientes e muito fácil de ser produzida, especialmente no verão.A planta era muito consumida em Minas e as pessoas falam com saudade das suas qualidades e as receitas que as mães faziam.
Seu sabor é parecido com o espinafre, sendo mais suave. Pode ser preparado refogado como a couve com alho e/ou cebola e existem várias receitas de bolinhos, recheios para pizzas, enriquece sopas e feijão e serve como ingrediente para uma vitamina verde. Suas folhas são muito ricas em vitaminas A, B, C, e os minerais cálcio, fósforo, ferro a tal ponto que evita e cura a anemia. Possui apenas 24 calorias por 100 gramas.

Qual a diferença da taioba para o inhame
Qual a diferença da taioba para o inhame
Nós temos a planta aqui no Sítio desde 1.984, mas ela nunca recebeu muita atenção pois não reconhecíamos a planta. Suas folhas se parecem muito com as folhas de inhame, que não são comestíveis. Do inhame só se consome a batata que tem muitas qualidades. (Veja o livro de receitas "O Universo na Panela")
A diferença está na posição do talo na folha como podemos ver no desenho. Na Taioba o corte na folha vai até o talo.

No artigo do nosso site tem fotos que mostram com clareza a diferença entre os dois.
Descobrimos que a planta cresce melhor na sombra e em lugares úmidos. Quem quiser plantá-la na sua horta ou quintal, se não tiver sombra, pode colocar no verão sombrite (tipo 50%) sobre as plantas. Colocar o sombrite de tal forma que fique na sombra entre 10:00 a 15:00 horas (Veja foto no site). Coloque uma camada grossa de folhas, grama ou palha em sua volta para manter a terra úmida. Quando não chove é preciso colocar água. Se a folha fica pequena ou amarelada, falta água e/ou tem excesso de sol.
Uma folha normal tem no mínimo o tamanho de uma folha A4 ou mais. A planta tem ácido oxálico como o espinafre e pode ser vista como fonte nutritiva de baixo custo podendo ser reincorporado a dieta da população.

Qual a diferença da taioba para o inhame
Interessante que o movimento ‘’Slow food Brasil’’ descobriu a Taioba e está preocupado com a extinção da planta nos quintais e feiras do Brasil. Tem um artigo publicado no site deles: ‘’ A Taioba anda sumindo da mesa brasileira’’.

Qual a diferença da taioba para o inhame

O artigo tem comentários de 40 pessoas apoiando sua preservação, dando receitas e contando lembranças do passado quando a planta ainda era comum. Esta planta salvou a saúde de muitas famílias pobres.
O movimento Slow food é um movimento contra o Fast food (comida rápida) e trabalha no mundo para preservar alimentos que tem sabor agradável, sem produtos químicos que fazem mal para a saúde e ao meio ambiente, numa relação comercial socialmente justo (Fair trade) O movimento existe em 30 países, com 100.000 associados.

Qual a diferença entre o inhame e a taioba?

A taioba, embaixo, tem o talo saindo logo na junção das folhas, além de ter uma linha que “contorna” toda a folha. O inhame, acima, não tem a linha de contorno e o talo sai do meio da folha, não da junção.

Para que serve o inhame de taioba?

Melhora o funcionamento do sistema digestivo A taioba é rica em fibras que melhoram a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor, aumentando a formação do bolo fecal e acelerando o trânsito intestinal, sendo muito útil para combater a prisão de ventre.

Como saber se é inhame?

Apesar de parecidos, eles têm formatos e tamanhos distintos Já o inhame possui um formato mais arredondado e uma quantidade maior de pelinhos. Fora esse fator, essas raízes também podem variar em termos de cor: existem inhames e carás com polpa roxa, amarela, branca ou até mesmo rosada.

Como identificar a folha da taioba?

Para identificar se a taioba é da espécie mansa, busque saber a procedência da planta, depois observe se existe um ponto roxo na área onde o pecíolo (segmento da folha que se prende ao ramo ou tronco) se encontra com a folha. Caso positivo, a planta é selvagem e não deve ser consumida.