Qual a diferença de ducha para chuveiro elétrico

Quer saber qual a melhor opção? Vem com a Lu, que eu te ajudo!

Qual a diferença de ducha para chuveiro elétrico

Tomar banho ajuda a relaxar, né? E pra curtir esse momento, o ideal é escolher um chuveiro ou uma ducha de acordo com a sua necessidade. Mas você sabe a diferença entre eles? Calma que eu te explico!


Gente, basicamente, a principal diferença entre o chuveiro e a ducha é a forma de aquecer a água. A ducha, por exemplo, precisa de um aquecedor a gás, daqueles que ficam na área de serviço, sabe? E a saída de água da ducha normalmente é mais forte! Ah, e por ser instalada na parede ou no teto, ela não precisa de fiação elétrica. Muito bom, hein!


Já o chuveiro tem um mecanismo próprio de aquecer a água, que normalmente, é com uma resistência elétrica. Por causa da energia que gasta pra aquecer a água, a saída de água costuma ser menor. Mas isso mudou e hoje tem a opção de chuveiros com pressurizadores, que são peças que aumentam a pressão da água e deixam o jato bem forte, viu?


Agora, o que causa confusão é que algumas marcas estão chamando os chuveiros de duchas e vice-versa. Por isso, você encontra as mesmas peças com nomes diferentes. Mas não tem problema! O importante é escolher um ideal pras instalações do seu banheiro. 

Mais água

No chuveiro, a água cai em pé, porque ele é preso por um cano na parede. Nas duchas, a queda da água depende do tipo de ducha, mas elas não tem fiação e ficam viradas pra quem tá tomando banho.


Mais econômico

Os chuveiros são mais econômicos no consumo de água, porque assim que você abre o registro a água já sai quentinha, porém gastam mais energia elétrica. Já as duchas que são colocadas na parede gastam mais água e costumam economizar energia.

Qual a diferença de ducha para chuveiro elétrico

As duchas gastam mais água mas são mais econômicas 

Pressão da água

Os chuveiros elétricos não têm muita pressão de água. E se você tem esse chuveiro em casa e o jato não sai muito forte, é só instalar um pressurizador ou comprar o chuveiro já com pressurizador, que vai ajudar a aumentar a pressão da água, tá? Assim, seu banho fica mais prazeroso.


Agora, quando o assunto é ducha, funciona assim: quanto mais distante a ducha estiver da caixa dágua, mais intensa será a pressão, tá? Por esse motivo, quem mora em andares baixos de prédios não costumam ter esse tipo de inconveniente. Já os que moram em andares mais altos ou em casa, podem ter uma ducha com menor pressão.


Qual modelo escolher?

Não importa se a sua escolha for o chuveiro ou a ducha, tem opções pra todos os gostos e bolsos. Tem modelos modernos, mais sofisticados, mas também chuveiros mais básicos, que não deixam de ser eficientes.


E aí, agora que já sabe a diferença entre ducha e chuveiro, que tal escolher uma das opções aqui no Magazine Luiza? Aproveite pra conferir as ofertas de peças e acessórios para chuveiro/ducha e braço para chuveiro/ducha.

A diferença entre chuveiro e ducha vai além do nome e cada um pode ser mais ou menos vantajoso de instalar em seu banheiro.

Para muitos, ducha e chuveiro são nomes diferentes para o mesmo produto. Outros consideram que a diferença entre chuveiro e ducha está na vazão da água que seria maior nas duchas. Há também aqueles que não fazem a menor ideia sobre qual a diferença entre os dois. Como a real diferença entre eles não está em nenhuma das alternativas anteriores, explicamos agora qual a diferença de verdade entre chuveiro e ducha. 

Leia mais:

  • Melhores chuveiros: 7 modelos para comprar em 2020
  • Conheça os diferentes modelos de chuveiro e escolha o ideal para você
  • Chuveiro elétrico ou a gás: qual a melhor opção para sua casa?

Afinal, qual a diferença entre chuveiro e ducha?

Qual a diferença de ducha para chuveiro elétrico

A diferença entre eles é puramente técnica e mais simples do que parece. Enquanto o chuveiro possui mecanismo próprio de aquecimento de água, a ducha necessita de algum sistema externo ao produto para que a água já chegue aquecida em seu interior. Ou seja, chuveiro possui aquecedor, resistência e mecanismos internos de aquecimento de água e a ducha, não. 

Porém, em regiões muito quentes, é comum o uso de chuveiros sem sistema de aquecimento. Qual a diferença entre eles e a ducha? Recorrendo novamente a termos técnicos, o chuveiro, com ou sem fios que o liguem à rede elétrica ou aquecedor à gás, fica separada da parede por um cano. 

  • Leia também:Descubra qual é a altura certa do chuveiro e tenha banhos mais confortáveis

Já a ducha não possui fios, sendo composta por um corpo único com espalhador, que é por onde sai a água, e cano embutido que é acoplado à parede. Além do corpo único, a inclinação específica e a área maior do espalhador proporcionam volume e pressão maior de água. Boa parte da confusão entre chuveiro e ducha deve-se ao fato de que algumas marcas passaram a nomear como duchas alguns dos chuveiros que fabricam por terem tamanho acima da média do mercado. 

Vantagens e desvantagens nos dois casos

Qual a diferença de ducha para chuveiro elétrico

Conforme vimos, a ducha não necessita de energia elétrica e fios para funcionar, logo a instalação da ducha é mais fácil. Desde que sua casa já possua sistema de aquecimento instalado que pode ser a gás, energia solar, entre outros. Caso sua residência não conte com aquecedor, a instalação de uma ducha pode significar um investimento inicial muito maior devido a estrutura necessária. Em compensação, a economia com energia elétrica pode compensar lá na frente. 

O chuveiro pode ser vilão da conta de luz, entretanto é mais econômico no consumo de água em relação à ducha, pois além da vazão de água maior na ducha, a água fria localizada entre o aquecedor e ducha necessária para dosar a temperatura ideal em um chuveiro acaba não sendo usada. Uma das vantagens da ducha é que a pressão e volume de água já podem ser obtido em muitos chuveiros com pressurizador para oferecer jatos mais fortes. 

Qual escolher? 

Qual a diferença de ducha para chuveiro elétrico

Por necessitar de aquecimento externo, a ducha também exige maior estrutura. Em casas que já possuam aquecedor central ou para projetos que pretendem ter tal estrutura, a ducha é a melhor opção. Já em residências sem aquecedor, o chuveiro elétrico é uma opção mais viável economicamente. 

Além do mais, outros pontos precisam ser analisados, como estilo de decoração e orçamento disponível, pois inicialmente a ducha demanda um gasto maior com estrutura. Há não ser que a ducha seja uma prioridade, o chuveiro é a melhor opção na maioria dos casos. 


Confira as promoções de casa e construção do Promobit. Itens para reformas ou pequenas melhorias no seu lar estão mais baratos por aqui. Aproveitando o cupom Shoptime sua economia pode ser ainda maior.

O que é melhor chuveiro ou ducha?

Os chuveiros são mais econômicos no consumo de água, porque assim que você abre o registro a água já sai quentinha, porém gastam mais energia elétrica. Já as duchas que são colocadas na parede gastam mais água e costumam economizar energia. Os chuveiros elétricos não têm muita pressão de água.

Qual a diferença de ducha e chuveiro elétrico?

“Nos chuveiros a água entra pela parede fria, passa pela resistência do chuveiro e desce aquecida”, explica Regina. Já a ducha é um metal que exige somente a conexão com a saída de água. No entanto, para ter água aquecida, é necessário que o local possua um sistema de aquecimento próprio.

O que esquenta mais ducha ou chuveiro?

Segundo o engenheiro civil José Roberto Scarpetta Alves, a ducha, na verdade, não esquenta a água. A água vem quente de outro lugar — aquecedor a gás, por exemplo — e a ducha apenas “espalha” a água. Já o chuveiro, em contrapartida, possui um sistema próprio de aquecimento da água.

O que é um banho de ducha?

Em suma, ducha é a queda de água no corpo a fim de limpá-lo. Essa queda pode ser feita através de jato ou como chuva. O dispositivo que permite a realização desse processo também é conhecido como ducha ou simplesmente chuveiro.