Qual a diferença entre garantia de qualidade e controle de qualidade?

Quando se fala em QUALIDADE é muito comum que haja uma confusão de funções entre dois setores. A Garantia de Qualidade e o Controle de Qualidade.

Então quais são as diferenças entre eles? 

Os requisitos de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na publicação de 2005 da Norma ISO 9000, um conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. 

Diz que: “controle da qualidade é parte da gestão da qualidade, focada no atendimento dos requisitos da qualidade”, ou seja, é responsável por fiscalizar, controlar e tem como objetivo avaliar se a especificação está ou não sendo atendida. Já “garantia da qualidade é parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos”, portanto, é uma área mais abrangente, relacionada ao atendimento dos requisitos de qualidade no processo como um todo (produção, pessoas, equipamentos, demais departamentos).

De modo rápido podemos definir que as ações da Garantia da qualidadesão proativas,  destinadas a impedir a produção de produtos não conformes. Já o Controle de qualidade possui ações reativas, destinadas a detectar e separar produtos não conformes usando mecanismos de inspeção e testes.

Na prática, a diferença é que a garantia de qualidade estabelece as regras e os padrões para atingir a qualidade do produto, e o controle de qualidade inspeciona e testa o produto em relação às regras e padrões predefinidos.

Neste artigo vamos entender um pouco mais das funções de cada um desses setores.

Garantia da qualidade: 

Consiste de um conjunto sistemático e planejado de ações para determinar se as atividades estão de acordo com as políticas e processos planejados. Se o planejamento for seguido, o cliente adquire confiança nos produtos e serviços, os quais provavelmente estarão de acordo com suas necessidades (requisitos). A responsabilidade pela garantia da qualidade em uma empresa ou empreendimento deve ser atribuída aos funcionários envolvidos com a implantação da política de qualidade.

A sua relação é com a verificação e garantia que as políticas e os procedimentos de todas as áreas da empresa (Isso inclui o controle de Qualidade) estejam de acordo com o Sistema de Gestão de Qualidade que é composto pelas normas e exigências vigentes para o determinado setor.

Principais Responsabilidades:

  • Revisão e gerenciamento do Sistema de Qualidade
  • Controle de documentos
  • Controle de Mudança
  • Investigação & Disposição de um Material não conforme
  • Qualificação de Fornecedores
  • Auditoria de Fornecedores e Prestadores de Serviço
  • Auditorias Internas de Qualidade em todos os setores da empresa
  • Ação corretiva e preventiva
  • Controle de Registros de Qualidade
  • Seleção de Técnicas Estatísticas
  • Atendimento à Reclamações do cliente
  • Versão final / final do produto
  • Lançamento de produto finalizado
  • Registro mestre de dispositivos
  • Registro de histórico de dispositivos
  • Estabelecer indicadores de qualidade

 Controle de qualidade: 

Está relacionado ao produto, analisando a qualidade desde as matérias-primas até os produtos acabados. O controle de qualidade é um dos setores que compõem o Sistema de Gestão de Qualidade. É o controle de qualidade que permite assegurar que o produto funcione de forma correta (dentro dos padrões estabelecidos) e os requisitos sejam atendidos.

           Principais Responsabilidades:

  • Inspeção de Materiais (Matéria Prima e Material de Embalagem)
  • Aprovação de mudanças realizadas em produtos
  • Controle e Calibração de Dispositivos de Monitoramento e Medição
  • Inspeção e teste de produtos em processo
  • Inspeção Final do Produto
  • Monitoramento ambiental
  • Inspeção de Rotulagem

O objetivo dos órgãos reguladores, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresas serão criados de modo repetitivo e consistente. a fim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.

Necessita de Consultoria, Assessoria ou Treinamento? Possui mais alguma dúvida que gostaria de ver por aqui?Entre em contato conosco! E-mail:

Uma dúvida recorrente às pessoas, sendo ou não da área da saúde, é se existe diferença entre garantia da qualidade e controle da qualidade, principalmente em empresas menores na qual o profissional da qualidade precisa atuar tanto na garantia quanto no controle.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou uma nova revisão em 2005 da Norma ISO 9000, um conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011, referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, na qual define os requisitos para a implementação do sistema.

De acordo com essa norma brasileira, “controle da qualidade é parte da gestão da qualidade, focada no atendimento dos requisitos da qualidade”, ou seja, é responsável por fiscalizar, controlar e tem como objetivo avaliar se a especificação está ou não sendo atendida. Já “garantia da qualidade é parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos”, portanto, é uma área mais abrangente, relacionada ao atendimento dos requisitos de qualidade no processo como um todo (produção, pessoas, equipamentos, demais departamentos).

A garantia da qualidade é responsável por verificar e garantir que a políticas e os procedimentos de todas as áreas da empresa estejam de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade. Já o controle de qualidade está relacionado ao produto, analisando a qualidade desde as matérias-primas até os produtos acabados.

Nas grandes empresas onde existe uma divisão mais clara entre os dois setores, o controle de qualidade é uma ferramenta da garantia da qualidade.

Na tabela abaixo, podemos diferenciar as responsabilidades de cada uma:

O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, a fim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.

Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo.

Fonte: ABNT

Necessita de Consultoria, Assessoria, Documentação, Auditoria e/ou Treinamento, para Assuntos Regulatórios? Entre em contato! 

Qual a diferença entre garantia da qualidade e controle da qualidade?

A diferença entre garantia da qualidade e controle da qualidade está em suas ações: enquanto a garantia da qualidade determina normas para alcançar a qualidade do produto, o controle da qualidade analisa se o produto está de acordo com os níveis de qualificações e padrões estabelecidos.

O que é a garantia de qualidade?

A garantia da qualidade é realização de uma inspeção, teste ou auditoria dos requisitos de qualidade do produto fabricado e dos resultados de testes e medições de controle de qualidade. O objetivo é garantir que os padrões de qualidade sejam utilizados da forma esperada, isento de não conformidades.

Qual a relação entre o controle de qualidade e a garantia do controle de qualidade?

Diferença principal Enquanto o controle de qualidade visa melhorar os processos internos de produção em si, criando padronizações; a garantia de qualidade assegura o cumprimento das ações em todas as esferas da empresa. Resumindo, pode-se dizer que o controle de qualidade foca na melhoria dos processos e produtos.

O que é o controle da qualidade?

De modo geral, o controle de qualidade tem como principal objetivo identificar falhas, melhorar e padronizar os processos internos, gerando competitividade. Entretanto, a implantação dessa metodologia não pode ser vista como um procedimento temporário, mas deve fazer parte da estratégia e cultura da sua empresa.