Qual a diferença entre o disjuntor DIN E o NEMA?

Como já falamos em textos anteriores em nosso blog, os disjuntores são componentes conhecidos como “chaves”  pois ligam e desligam o painel de energia. Mas a função principal dos disjuntores  está relacionada  à segurança dos circuitos e da instalação elétrica.

 O disjuntor fornece segurança em circuitos elétricos, para não haver sobrecargas e curtos-circuitos. Tendo a função de interromper a passagem de corrente no circuito, quando o nível de corrente elétrica é maior do que o disjuntor pode suportar.

Agora que aprendemos sobre a importância dos disjuntores nas instalações elétricas, é relevante saber os tipos de disjuntores  que você pode utilizar em sua instalação elétrica.

No mercado é possível encontrar  dois tipos diferentes de disjuntores, o NEMA e o DIN. Hoje, falaremos  sobre as diferenças entre eles.

Disjuntores NEMA

O disjuntor NEMA é o modelo que está mais tempo no mercado e ainda é muito encontrado em instalações elétricas. Ele também é conhecido como  disjuntor térmico, pois é acionado por meio da temperatura. Isso ocorre quando a corrente elétrica atravessa o fio e elimina parte da energia por meio do calor. Quando ultrapassa o valor estipulado pelo aparelho, essa corrente esquentará  o fio excedente, ligando o sistema do disjuntor, ocasionando a abertura do circuito.

Outra peculiaridade, é que a forma de interrupção do NEMA é pequena em relação ao disjuntor DIN. Isso mostra que o NEMA só detecta correntes até um certo grau quando ocorre um curto-circuito, caso a corrente seja maior , ele não funcionará. 

Disjuntores Din

Mais atual e moderno, o disjuntor DIN, também conhecido como disjuntor termomagnético, possui um detector magnético que é acionado antes do fio esquentar. Ou seja, o DIN conta com  a tecnologia térmica do NEMA, mas também é magnético. 

Resumindo a  capacidade de interrupção do disjuntor DIN, é maior e mais segura. Sendo capaz de verificar curto-circuitos de correntes muito maiores, o que traz mais confiabilidade ao sistema elétrico. 

Onde posso comprar disjuntores em Campinas?

Aqui na Fiocamp, você encontra os melhores disjuntores das melhores marcas, com preço justo e competitivo que não vão te deixar na mão, e no prejuízo. E também contará com a ajuda de profissionais qualificados que te ajudarão na hora da compra dando aquele desconto especial.

De modo mais geral, você vai encontrar as melhores disjuntores nos seguintes estabelecimentos em Campinas-SP.

  •   Fiocamp
  •   Ledscamp

Pronto! Esperamos que você tenha agora todas as informações que acreditamos que sejam super valiosas para você!

Conclusão:

Os disjuntores DIN têm uma reação mais ligeira e eficaz em relação aos disjuntores NEMA. Podemos encontrar o disjuntor NEMA em instalações antigas, já o DIN é mais utilizado atualmente. Os dois atendem às normas técnicas internacionais, mas o disjuntor DIN é mais indicado no Brasil .

Hoje você aprendeu um pouco mais sobre o disjuntor para garantir a segurança do seu imóvel e da sua família, não tenha dúvidas para não cometer erros que podem deixar seu imóvel e sua família em risco!  Opte pela qualidade e preço, ou seja, procure ponderar esses fatores na hora de fazer sua compra.

E, se este post foi importante para você, compartilhe com seus amigos?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Os disjuntores são componentes elétricos que são muito usados no mundo da elétrica. Os disjuntores também são muito conhecidos como chaves de ligar e desligar o padrão de energia. De fato o disjuntor liga e desliga os circuitos elétricos, porém, sua principal função esta relacionada à segurança dos circuitos e da instalação elétrica. O disjuntor é um sistema de segurança dentro do circuito elétrico, contra sobrecargas e curtos-circuitos (DINe NEMA). Quando acontece isso, o disjuntor possui a função de interromper a passagem de corrente no circuito, pois assim o nível corrente elétrico será maior do que o especificado no disjuntor. Além de ele nos proporcionar uma maior segurança, o disjuntor funciona como um dispositivo de manobra. Nas residências o disjuntor possui maior eficácia na proteção dos eletrodomésticos. Sabendo de sua importância nas instalações elétricas, é muito importante que você conheça os tipos de disjuntores mais usados e qual vai se encaixar melhor na necessidade de sua instalação elétrica.

Quais as diferenças de disjuntores ? dicas, passo a passo
Disjuntores DIN – aprenda tudo sobre ele
Motobomba trifásica – aprenda tudo sobre

Disjuntor DIN e NEMA

Os disjuntores DIN e o NEMA são os mais conhecidos e também os mais utilizados na baia de tensão. Porém, eles possuem diferença entre si. Veja a seguir a diferença entre eles:

Qual a diferença entre o disjuntor DIN E o NEMA?

  • Material de fabricação

– Poliéster ou ureia formaldeído.

  • Capacidade de interrupção de curto-circuito

– Considerando um disjuntor de 25 A, esse modelo tem a capacidade de interrupção na ordem de 4,5 KVA.

  • Características construtivas do disparador magnético

– Possui disparo independente. O seu limiar ocorre com um múltiplo de corrente nominal, sendo assim, independentemente do valor da corrente ele vai possuir sempre dois tipos de atuação, o primeiro é contra o curto0circuito (bobinas) e o outro contra a sobrecarga (Bimetal), atuando independente um do outro.

  • Elemento de fixação

– Este modelo de disjuntor evita a desconexão do cabo através do terminal tipo braçadeira com ranhuras.

  • Elemento de extinção

– Esse modelo possui uma câmera de extinção equipada com alertas múltiplas.

  • Características de contato

– Contatos revestidos de prata, tendo maior resistência térmica e elétrica.

Disjuntores NEMA

  • Material de fabricação

– Uma resina sintética ao calor e quimicamente estável, a Baquelite.

  • Capacidade de interrupção de curto-circuito

– Ele tem a capacidade inferior ao DIN, por exemplo, um disjuntor comum de 25 A do tipo NEMA possui uma capacidade de interrupção de aproximadamente 3kA, 66% da capacidade de um disjuntor do tipo DIN.

  • Características construtivas do disparador magnético

– O disjuntor magnético e a limiar de atuação são pouco sensíveis. A destrava do mecanismo depende da grandeza da corrente de curto-circuito e a proteção é por apenas um elemento bimetal e seu disparador não é bobinado.

  • Elemento de fixação

– Possui bornes com parafusos tipo olhal e isso pode causar soltura do cabo ao longo do tempo.

  • Elemento de extinção

– Os modelos tipo NEMA possui apenas uma chapa dobrada

  • Características de contato

– Possui apenas materiais sintetizados

Podemos concluir que os disjuntores DIN (IEC) possuem uma resposta mais rápida e eficiente em comparação aos disjuntores de padrão norte-americano tipo NENA.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Postar Comentários

Comentários

Qual disjuntor é melhor NEMA ou din?

Os disjuntores DIN possuem uma resposta mais rápida e eficiente em comparação aos disjuntores NEMA e são mais comuns hoje em dia. O disjuntor NEMA é mais encontrado em instalações antigas. Embora ambos atendam às normas técnicas internacionais, o disjuntor DIN está mais adequado à norma brasileira.

Qual a diferença do disjuntor NEMA para o dim?

Material de composição – Em termos de material que compõe os disjuntores, o disjuntor DIN é fabricado com poliéster e o disjuntor NEMA é feito de resina sintética que oferece resistência ao calor.

O que é disjuntor DIN e NEMA?

Atualmente, existem dois tipos de minidisjuntores no mercado: o NEMA (padrão norte-americano e popularmente conhecido como disjuntor preto) e o DIN (padrão europeu).

Para que serve o disjuntor NEMA?

O disjuntor NEMA é o modelo mais antigo e ainda o mais comum de se encontrar em instalações elétricas. Chamamos ele de disjuntor térmico, já que isso descreve o princípio de funcionamento do mesmo. Explicando melhor, a corrente elétrica percorrendo um fio dissipa parte da energia através do calor.